Cushman & Wakefield lança programa para comunidade sustentável
O objectivo será estender esta iniciativa a todos os edifícios geridos pela Cushman & Wakefield, criando uma forma inovadora e ainda mais sustentável de gestão imobiliária

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W) lançou o programa “Sustainable Community” (comunidade sustentável), no âmbito da implementação das políticas de sustentabilidade e responsabilidade social, económica e ambiental nos edifícios que gere.
Como explica em comunicado de imprensa a consultora, esta iniciativa “vem na sequência do sucesso do projecto implementado, pela C&W, em Setembro do ano passado num dos empreendimentos geridos pela consultora, o Art’s Business & Hotel Centre, no Parque das Nações”, que tinha como objectivo “ transformar o local num espaço inovador em termos de vivência e bem-estar. Mais do que um local de trabalho, pretendia-se que o Art’s fosse um espaço que tornasse a vida de quem lá habita ainda mais fácil e equilibrada, potenciando o sucesso pessoal e empresarial sustentável”.
Foi com esse mesmo intuito que a C&W lançou este programa em mais sete edifícios geridos por si e localizados no Parque das Nações. Ao Art’s (propriedade da Credit Suisse) juntam-se os edifícios Central Office (Pramerica), Torre dos Oceanos (Standard Life), Torre Fernão Magalhães (Credit Suisse), Mar Vermelho (Commerz Real), Espace e Explorer (Pramerica).
O Sustainable community “pretende comunicar, de uma forma criativa e inovadora, as boas práticas de sustentabilidade que a consultora adopta no âmbito da sua actividade de gestão de imóveis. Tem por base o princípio que a gestão de um empreendimento deve ser ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa”.
Segundo Fátima Machado do departamento de gestão de imóveis da C&W, “Pretendemos assim criar uma comunidade empresarial de pessoas activas, responsáveis e conscientes do impacto das suas acções em si próprios, na economia, sociedade e ambiente. Queremos informar, inspirar, dinamizar espaços, envolver os ocupantes dos edifícios no conceito. Estamos empenhados em ajudar a garantir um futuro melhor e mais sustentável para todos através do exemplo, da sensibilização e da assessoria que prestamos.”
Segundo a consultora, no âmbito deste projecto, terão lugar ao longo do ano um conjunto de iniciativas de promoção do bem-estar e consciência individual e da empresa, que em conjunto com as usuais iniciativas de poupança de energia e de utilização de soluções “verdes”, permitem t”ornar os espaços empresariais mais sustentáveis para quem os explora, detém e ocupa”.
O objectivo será estender esta iniciativa a todos os edifícios geridos pela Cushman & Wakefield, criando uma forma inovadora e ainda mais sustentável de gestão imobiliária.