CEACT/UAL lança revista de arquitectura online
A revista tem como directores Filipa Ramalhete – directora do CEACT/UAL e o arquitecto João Caria Lopes

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL), lançou uma publicação online – a revista ESTUDOPRÉVIO (www.estudoprevio.net). A revista tem como directores Filipa Ramalhete – directora do CEACT/UAL e o arquitecto João Caria Lopes.
Com esta publicação “queremos projetar um lugar novo onde a partilha do conhecimento pode ser feita com a naturalidade de uma conversa, com o rigor de um artigo técnico, com a apresentação de um livro ou ainda através o debate aberto na comunidade digital”, referem em comunicado de imprensa.
A proposta de criar “mais uma revista de arquitetura foi, desde o início, um desafio para escolhermos um caminho um pouco diferente e por isso criámos uma linha editorial centrada nas condições reais que determinam a produção arquitetónica ainda antes de qualquer esquiço ou maqueta, ou mesmo ainda antes de sermos arquitetos”, sublinham.
“A permanente crise, as constantes catástrofes naturais, o desenvolvimento dos subúrbios serão certamente temas que queremos aprofundar nesta publicação”, evidenciam, “mas também outros temas que condicionam e influenciam a arquitetura portuguesa como o número de arquitectos em Portugal a chegar aos 20.000, o número de arquitectos à beira do desemprego e por outro lado a crescente diversidade de novas profissões onde os arquitectos conseguem dar o seu contributo”, sustentam.
De acordo com CEACT/UAL, o objectivo é o de que esta publicação seja “uma publicação que faça um ESTUDOPRÉVIO sobre o ensino e a prática em arquitetura e que amplie o debate sobre as condições e as condicionantes da nossa profissão, para que possamos continuar a evoluir através da partilha de experiências, de opiniões e de trabalhos de investigação. Só assim poderemos construir uma base sólida, aberta à procura de soluções para os novos problemas e desafios que o mundo enfrenta nos dias de hoje”.
O núcleo da publicação centra-se nas entrevistas e no sistema aberto de submissão de artigos, explicam, sendo que as entrevistas serão focadas “em gerar conversas que flutuam entre as práticas pedagógicas, de investigação e profissionais de cada entrevistado e podem ser lidas, em português e inglês, mas também podem ser ouvidas diretamente no site”.
Quanto aos artigos, funcionarão em sistema de call-for-papers, selecionados pelo conselho editorial.
No mesmo projeto temos ainda espaço para promover o convite à leitura, fazendo apresentações de livros recentemente publicados, mas também de clássicos – livros que se tornaram importantes referências para a Arquitectura.