CEACT/UAL lança revista de arquitectura online
A revista tem como directores Filipa Ramalhete – directora do CEACT/UAL e o arquitecto João Caria Lopes
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL), lançou uma publicação online – a revista ESTUDOPRÉVIO (www.estudoprevio.net). A revista tem como directores Filipa Ramalhete – directora do CEACT/UAL e o arquitecto João Caria Lopes.
Com esta publicação “queremos projetar um lugar novo onde a partilha do conhecimento pode ser feita com a naturalidade de uma conversa, com o rigor de um artigo técnico, com a apresentação de um livro ou ainda através o debate aberto na comunidade digital”, referem em comunicado de imprensa.
A proposta de criar “mais uma revista de arquitetura foi, desde o início, um desafio para escolhermos um caminho um pouco diferente e por isso criámos uma linha editorial centrada nas condições reais que determinam a produção arquitetónica ainda antes de qualquer esquiço ou maqueta, ou mesmo ainda antes de sermos arquitetos”, sublinham.
“A permanente crise, as constantes catástrofes naturais, o desenvolvimento dos subúrbios serão certamente temas que queremos aprofundar nesta publicação”, evidenciam, “mas também outros temas que condicionam e influenciam a arquitetura portuguesa como o número de arquitectos em Portugal a chegar aos 20.000, o número de arquitectos à beira do desemprego e por outro lado a crescente diversidade de novas profissões onde os arquitectos conseguem dar o seu contributo”, sustentam.
De acordo com CEACT/UAL, o objectivo é o de que esta publicação seja “uma publicação que faça um ESTUDOPRÉVIO sobre o ensino e a prática em arquitetura e que amplie o debate sobre as condições e as condicionantes da nossa profissão, para que possamos continuar a evoluir através da partilha de experiências, de opiniões e de trabalhos de investigação. Só assim poderemos construir uma base sólida, aberta à procura de soluções para os novos problemas e desafios que o mundo enfrenta nos dias de hoje”.
O núcleo da publicação centra-se nas entrevistas e no sistema aberto de submissão de artigos, explicam, sendo que as entrevistas serão focadas “em gerar conversas que flutuam entre as práticas pedagógicas, de investigação e profissionais de cada entrevistado e podem ser lidas, em português e inglês, mas também podem ser ouvidas diretamente no site”.
Quanto aos artigos, funcionarão em sistema de call-for-papers, selecionados pelo conselho editorial.
No mesmo projeto temos ainda espaço para promover o convite à leitura, fazendo apresentações de livros recentemente publicados, mas também de clássicos – livros que se tornaram importantes referências para a Arquitectura.