Alstom reforça investimento na BrightSource em mais 52 ME
Este reforço surge após um investimento inicial de 55 milhões de dólares (38,3 milhões de euros) na empresa em Maio de 2010

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Alstom anunciou um investimento adicional de 75 milhões de dólares (52,3 milhões de euros) na BrightSource Energy, com o intuito de reforçar a parceria entre ambas as empresas.
Este reforço surge após um investimento inicial de 55 milhões de dólares (38,3 milhões de euros) na empresa em Maio de 2010 e do acordo de parceria firmado em Agosto do mesmo ano para o fornecimento de centrais solares térmicas integradas. Com este último negócio, a Alstom tornou-se na segunda maior accionista da BrightSource Energy.
Estas duas empresas são parceiras em diversos países, “nomeadamente nos países mediterrâneos e África, onde as condições solares melhor se enquadram na torre tecnológica da BrightSource e onde a Alstom tem um vasto historial de engenharia e construção de centrais”, revela o comunicado da Alstom, que também menciona que as competências da empresa francesa, em turbinas a vapor, “conjuntamente com as suas soluções de centrais integradas, irão complementar a tecnologia solar da BrightSource com o objectivo de oferecer centrais solares térmicas altamente eficientes”.
Philippe Joubert, presidente da Alstom, declarou que, com este novo investimento, a empresa continua a “solidificar” a sua parceria com a BrightSource Energy “no que diz respeito ao fornecimento de centrais solares térmicas altamente eficientes”, que permitirão aos clientes “atingir uma eficiência do ponto de vista económico e emissões de carbono viáveis”.
“Reforçamos também o nosso compromisso para com o mercado solar térmico, em linha com a estratégia de energia limpa para o fornecimento das melhores soluções hidroeléctricas, de geotermia, de vento, biomassa, energia, a partir de resíduos e das marés”, concluiu.
“O investimento adicional da Alstom na BrightSource Energy demonstra o reforço da nossa parceria. Temos expectativas na continuação do desenvolvimento da nossa oferta global de energia solar térmica, procurando ir ao encontro da crescente procura por energias limpas fiáveis”, afirmou John M Woolard, presidente e director-geral da BrightSource Energy.