Oscar Niemeyer comemora 103 anos
Às 11:00 (13:00 em Lisboa), o homem que projectou a cidade de Brasília vai estar no lançamento do prédio que abriga a Fundação Óscar Niemeyer

Lusa
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O reconhecido arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer comemora esta quarta-feira 103 anos de idade a inaugurar mais uma obra, desta vez a nova sede da Fundação com o seu nome, em Niterói.
Às 11:00 (13:00 em Lisboa), o homem que projectou a cidade de Brasília vai estar no lançamento do prédio que abriga a Fundação Óscar Niemeyer.
A nova sede terá uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, constituindo um espaço cultural que pretende atrair visitantes e estudiosos de todo o mundo. No espaço haverá também um centro de estudos e de documentação, além da Escola Oscar Niemeyer de Arquitectura e Humanidades.
Essa será a sexta obra do arquitecto a ser inaugurada no Caminho Niemeyer, em Niterói, que engloba o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Praça JK (em homenagem ao ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek), o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o Terminal das Barcas de Charitas.
E ainda serão construídos como parte do projecto Caminho Niemeyer uma torre panorâmica, um centro de convenções e um espaço de cinema.
Durante a inauguração da nova sede da fundação e também integrada na comemoração dos 103 anos do arquitecto, será distribuída a nova edição da revista Nosso Caminho.
A publicação trimestral sobre arte e cultura é dirigida por Oscar Niemeyer e foi criada nos moldes da Módulo, idealizada em 1955 pelo arquitecto, extinta durante a ditadura militar no Brasil e que voltou a circular entre 1975 e 1989.
Com pelo menos 15 projectos na sua mesa de trabalho, um samba lançado na internet e a edição do próximo número de sua publicação, Oscar Niemeyer está em plena actividade apesar de levar mais de um século de vida.
“Ele está muito bem, com uma saúde de ferro”, disse à Lusa Vera Lucia Niemeyer, mulher com quem o famoso arquitecto se casou aos 98 anos.
O mais recente e inusitado projecto foi a composição de um samba que terá a sua versão digital lançada hoje no site de uma gravadora. Niemeyer compôs em parceria com o enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger.
A letra de “Tranquilo com a vida” versa a simplicidade do carioca que vive na favela sem perder a esperança do fim das injustiças sociais.
Niemeyer elaborou a letra em 2009 quando estava hospitalizado após uma cirurgia de intestino. O samba saiu do anonimato depois de Krieger a ter ouvido e pedir autorização para a concluir.