Oscar Niemeyer comemora 103 anos
Às 11:00 (13:00 em Lisboa), o homem que projectou a cidade de Brasília vai estar no lançamento do prédio que abriga a Fundação Óscar Niemeyer
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O reconhecido arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer comemora esta quarta-feira 103 anos de idade a inaugurar mais uma obra, desta vez a nova sede da Fundação com o seu nome, em Niterói.
Às 11:00 (13:00 em Lisboa), o homem que projectou a cidade de Brasília vai estar no lançamento do prédio que abriga a Fundação Óscar Niemeyer.
A nova sede terá uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, constituindo um espaço cultural que pretende atrair visitantes e estudiosos de todo o mundo. No espaço haverá também um centro de estudos e de documentação, além da Escola Oscar Niemeyer de Arquitectura e Humanidades.
Essa será a sexta obra do arquitecto a ser inaugurada no Caminho Niemeyer, em Niterói, que engloba o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Praça JK (em homenagem ao ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek), o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o Terminal das Barcas de Charitas.
E ainda serão construídos como parte do projecto Caminho Niemeyer uma torre panorâmica, um centro de convenções e um espaço de cinema.
Durante a inauguração da nova sede da fundação e também integrada na comemoração dos 103 anos do arquitecto, será distribuída a nova edição da revista Nosso Caminho.
A publicação trimestral sobre arte e cultura é dirigida por Oscar Niemeyer e foi criada nos moldes da Módulo, idealizada em 1955 pelo arquitecto, extinta durante a ditadura militar no Brasil e que voltou a circular entre 1975 e 1989.
Com pelo menos 15 projectos na sua mesa de trabalho, um samba lançado na internet e a edição do próximo número de sua publicação, Oscar Niemeyer está em plena actividade apesar de levar mais de um século de vida.
“Ele está muito bem, com uma saúde de ferro”, disse à Lusa Vera Lucia Niemeyer, mulher com quem o famoso arquitecto se casou aos 98 anos.
O mais recente e inusitado projecto foi a composição de um samba que terá a sua versão digital lançada hoje no site de uma gravadora. Niemeyer compôs em parceria com o enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger.
A letra de “Tranquilo com a vida” versa a simplicidade do carioca que vive na favela sem perder a esperança do fim das injustiças sociais.
Niemeyer elaborou a letra em 2009 quando estava hospitalizado após uma cirurgia de intestino. O samba saiu do anonimato depois de Krieger a ter ouvido e pedir autorização para a concluir.