Berta Cabral reúne-se com Óscar Niemeyer para analisar futuro Museu de Ponta Delgada
O futuro Museu de Arte Contemporânea está orçado em três milhões de euros
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A presidente da Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral, vai encontrar-se no Rio de Janeiro com Óscar Niemeyer para analisar o projecto do Museu de Arte Contemporânea que o arquitecto brasileiro está a desenhar para a cidade açoriana.
O encontro decorrerá a 29 de abril, no atelier de Óscar Niemeyer, no âmbito de uma deslocação de Berta Cabral ao Rio de Janeiro para receber o prémio ‘Mulher do Ano 2009’, do Conselho Nacional das Mulheres do Brasil.
Óscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitectura moderna, está a desenhar o futuro Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, que será instalado na zona nascente da cidade, junto à Avenida do Mar.
O estudo prévio do projecto de arquitectura prevê que o futuro museu, orçado em cerca de três milhões de euros, se desenvolva em duas unidades de forma circular, unidas por uma passagem pedonal.
Na unidade mais pequena, o andar térreo será ocupado com um auditório, enquanto o primeiro piso será integralmente dedicado a ateliers de arte.
A unidade maior terá um mezanino que ocupará metade do espaço superior, permitindo uma visão ampla do andar térreo, onde se encontra o principal espaço de exposições.
O projecto preliminar traçado por Óscar Niemeyer prevê ainda um anfiteatro, admitindo que a passagem que liga as duas unidades possa ser também aproveitada para a realização de exposições.
A concepção, instalação e funcionamento do futuro Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada contará com o apoio técnico e científico da Fundação de Serralves, instituição a que a autarquia presidida por Berta Cabral vai aderir.
O protocolo que vai formalizar a adesão da Câmara de Ponta Delgada à Fundação de Serralves, assumindo o estatuto de fundador, será assinado a 10 de Maio, feriado municipal nesta cidade açoriana.
Com a assinatura deste acordo, a Fundação de Serralves, além de garantir o apoio técnico e científico à concepção, instalação e funcionamento do futuro Museu de Arte Contemporânea, torna-se entidade parceira deste projecto.
O protocolo, entre outras iniciativas, prevê ainda que a Fundação de Serralves promova anualmente uma grande exposição de arte contemporânea em Ponta Delgada com obras da sua coleção.