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    Mais soluções e menos problemas

    De acordo com João Carvalho, o acto de racionalizar e de encontrar o equilíbrio entre a parte estética e a funcional é o segredo de um bom planeamento.Que análise faz […]

    Rita Mendes Ribeiro
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    Mais soluções e menos problemas

    De acordo com João Carvalho, o acto de racionalizar e de encontrar o equilíbrio entre a parte estética e a funcional é o segredo de um bom planeamento.Que análise faz […]

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    Rita Mendes Ribeiro
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    De acordo com João Carvalho, o acto de racionalizar e de encontrar o equilíbrio entre a parte estética e a funcional é o segredo de um bom planeamento.Que análise faz do ano de 2007?

    O ano de 2007 foi muito positivo. Conseguimos atingir os objectivos que nos propusemos, ao conseguir, dentro do departamento de project management diversificar quase todo o leque das nossas capacidades de trabalho. Assim, conseguimos ter uma abrangência, em 2007, que nos permitiu começar a criar bases sustentáveis e esperamos que esta sustentabilidade continue no ano de 2008. Temos vindo a incrementar uma relação de confiança, junto dos nossos clientes e tentar ter um serviço de excelência tanto quanto possível. O nosso objectivo é não procurar problemas mas estarmos sempre dispostos a arranjar soluções.

    Qual o tipo de cliente que procura a DTZ?

    O objectivo da DTZ com esta área, que embora seja uma área independente, é também uma área de suporte aos escritórios, é permitir ao cliente desde a primeira procura do espaço até à entrega das chaves, ter um interlocutor apenas, ter apenas uma empresa, ter um serviço completo. Portanto, isto é aquilo para que estamos configurados para fazer, na essência. No entanto tivemos alguns clientes que nos procuram directamente, sem passar por parte de agência, sobretudo para desenvolver, até em parceria com outras entidades, só parte do projecto. Mas é evidente, como departamento autónomo, a DTZ disponibiliza toda a parte de project management também como um serviço directo, sem passar pela parte de agência. E isto é essencialmente o cliente que nos procura. É aquele cliente que quando em determinada altura faz um negócio num determinado espaço, sente a necessidade de se instalar. E então tem a necessidade de ter alguém que faça todo o acompanhamento, que conclua o processo. Perceber naquele caso em concreto qual é a necessidade, e de que forma é que nós podemos integrar aquela equipa e podemos ser uma mais-valia, e apostarmos nisso.

    Durante o ano de 2007, tivemos clientes de diferentes tipos. Desde um serviço directo de project management, que foi o processo de instalação do CTT/Expresso em que se instalou num armazém no Prior Velho, e a DTZ fez toda a parte de project management e um outro caso em que a DTZ desenvolveu, em consórcio com outra empresa, 2 mil metros quadrados num edifício que era essencialmente habitacional, em Alvalade, a parte do projecto de arquitectura para a SUCH, os serviços comuns dos hospitais.. Já estão instalados, já estão a trabalhar. Um outro que temos vindo a trabalhar, onde temos que desenvolver um projecto de arquitectura para reabilitação das áreas comuns do edifício de escritórios que é propriedade da Imopólis.

    Qual a influência que um bom planeamento do espaço pode ter no desempenho das pessoas que nele trabalham?

    Acima de tudo, na questão de um bom planeamento do espaço, na minha opinião, o maior reflexo que tem é logo na racionalidade. E em racionalidade estamos a falar em estabelecer um equilíbrio entre a parte estética e a parte funcional. É perceber quais as necessidades específicas, optimizar e rentabilizar o espaço. Portanto perceber concretamente, atendendo aos padrões de conforto se o espaço está bem dimensionado para aquele número de pessoas. Portanto tem que ver com o dimensionar, considerando todos os planos de conforto, o espaço de forma sensata e correcta. É um pouco como a questão do carro. Nós quando nos sentamos num carro, sentimos que tudo aquilo está pensado e às vezes estamos a falar de apenas 4 cm mas que não têm necessidade de serem dez. É uma questão de equilíbrio. É um exemplo claro daquilo que é bem desenhado, bem pensado, é pensado nas pessoas, na escala humana. E é isso que um bom planeamento do espaço representa. É de facto a mais-valia e os benefícios, recolher os benefícios próprios do correcto dimensionamento, da escala humana, em relação ao espaço, é uma questão de proporção. Infelizmente há um problema que por vezes não ajuda que tem a ver com a disponibilidade de tempo. Ter tempo disponível para fazer um bom projecto. E aqui, como é evidente, quem eventualmente se pode distinguir, quando os prazos não são bons, de facto é quem tem know-how. E quem tem pode, se calhar com mais facilidade e com outros recursos, ser mais eficaz.

    Quais os aspectos a ter em conta para se conseguir uma perfeita conjugação entre a iluminação sem isso ser um problema em termos de climatização?

    No planeamento do espaço, há denominadores comuns, que são sobretudo a existência de algumas regras, que, quando implementadas trazem benefícios. Tentar colocar todos os espaços que são de utilização temporária, por exemplo salas de reuniões, em espaços onde não existe iluminação natural. Como é evidente ter a sala de reuniões, com vista é prezável. Mas racionalizando as coisas se calhar perceber que se tiver três salas de reuniões, há uma que pode ser a sala nobre, podemos chamar assim, mas todas as outras salas de trabalho, em zonas de utilização, que são espaços de utilização temporária, então colocados em zonas menos nobres, porque os espaços de escritórios foram feitos para as pessoas, pessoas que trabalham, que têm sentimentos, e o próprio espaço pode-lhes transmitir bons ou maus sentimentos. E as pessoas a trabalhar têm de ter todas as condições para produzirem bem e serem rentáveis. E para isso é necessário que se sintam confortáveis. Colocar os postos de trabalho permanentes junto a zonas de iluminação natural. Quanto à questão da climatização, pego uma vez mais na questão da falta de timing, não são feitos projectos de estudo para o ar condicionado para os espaços. Os espaços são concebidos inicialmente como open space e para open space, têm um X número de luminárias por defeito, têm um X número de máquinas de ar condicionados por defeito, em que dizem que a potencialidade deste espaço é de Y. Se é feito um bom planeamento do espaço, e nós fazêmo-lo sempre dessa forma, é fazer paralelamente projectos de especialidade, sobretudo sobre questão do ar condicionado que é fulcral para perceber e dimensionar correctamente aquilo que existe. É perceber o espaço, para não se estar a climatizar áreas que estão 90% desocupadas, em detrimento de outras onde temos um posto de trabalho a trabalhar oito horas por dia.

    De todo o trabalho feito até agora qual foi o maior desafio?

    Todos os trabalhos são um desafio. Há desafios que à partida parecem ser mais facilmente exequíveis, mas depois verifica-se que não. Mas não posso dizer que há um maior desafio. Todos os casos pela sua especificidade são um desafio. O nosso know-how pode eventualmente marcar a diferença em alguns que à partida são mais fáceis de resolver que outros, mas todos eles têm de ser encarados como um desafio, até porque temos de pensar também um pouco que não é só a nossa capacidade de resposta mas é também respeitar a expectativa do cliente.

    Qual a tendência que este mercado tende a seguir?

    Uma das tendências, os parques de escritórios, é uma tendência que funciona bem. E, na minha opinião, funcionam um pouco por arraste. Porque basta adquirir um bom cliente ou um cliente com um peso institucional para que outras empresas, embora com menos visibilidade, acabam por ser projectadas pelas outras. E sobretudo estes parques são desenhados para esta função, a de escritórios. E são espaços, totalmente disponíveis, cheios de potencialidade para serem adaptados, ao contrário de um espaço no centro da cidade que vai ser reconvertido para escritório. Isso torna portanto estes espaços de escritórios uma mais-valia porque normalmente é nestes sítios onde se consegue fazer intervenções com um custo mais reduzido, porque há já uma grande parte de infra-estrutura que está feita.

    Daí que há cada vez mais empresas instaladas em Portugal que começam a pensar mais no open space, coisa que se calhar à dois anos atrás diziam não, pois pensavam que não se adaptavam à filosofia do open space. Mas hoje começam a perceber que o open space lhes traz alguma vantagem. Vantagem sobretudo pela rentabilização do próprio espaço. Compartimentar aquilo que necessariamente tem de ser compartimentado e apostar na qualidade dos outros espaços mas sem os compartimentar. Mas essa aposta no bem-estar, eu acho que é a tendência que está implementada e que acho que irá manter-se durante algum tempo que é haver cada vez maior sobriedade. As pessoas querem é coisas leves. Querem cores claras, querem ambientes tanto quanto possíveis transparentes, para passarem luz. Este novo tema da sustentabilidade, das questões ambientais, começa a despertar nas pessoas de facto a necessidade de promover e de atomizar aquilo que nós temos muito que é a iluminação, a claridade. Parece que só agora é que temos isto. Não é, mas o que é certo é que isto é de massas. Começou a generalizar-se e agora toda a gente é um bocadinho sustentável. Nas abordagens que nós temos tido com os nossos clientes, de facto há essa tendência onde a componente estética e funcional está muito equilibrada.

    Outra tendência que entendo que esteja a surgir cada vez mais e talvez ainda não directamente na área de escritórios, mas naquele escritório que tem mais relação com o público, um inúmero número de soluções que dão em determinados pontos, exemplo disso é a loja do cidadão, em que as pessoas sozinhas comunicam com o próprio espaço. Percebem onde estão, onde têm de ir. Nós perguntamos e o espaço responde.

    Quais as expectativas para o ano de 2008?

    A expectativa é, em 2008 continuar o trabalho que temos estado a desenvolver em 2007 porque acreditamos que é um trabalho que está a ser bem feito e prova disso são os frutos que estamos a colher. Ser um ano de consolidação e, claro, continuar com a mesma filosofia de trabalho. Queremos que a área de project management da DTZ seja uma área de referência pela qualidade e pelo profissionalismo.

    É um trabalho contínuo. Nós temos actualmente trabalhos que herdámos de 2007.

    Sobre o autorRita Mendes Ribeiro

    Rita Mendes Ribeiro

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    AGEFE debate formas de ‘Acelerar Portugal’ e apresenta estudo sobre o mercado

    Com um crescimento global em linha com a evolução nominal do PIB e uma forte dinâmica nas áreas associadas à transição energética, este mercado reflecte a “solidez e resiliência que de longa data definem as relações entre os diferentes operadores da cadeia de valor”, refere Daniel Ribeiro, director-geral da Associação

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    A AGEFE, a associação empresarial que representa em Portugal a indústria eletrodigital, organiza a 9 e 10 de Maio, em Ílhavo, o Encontro anual de Material Eléctrico, no qual,  além da entrega do Prémio Fornecedor do Ano 2023, irá apresentar as conclusões de um estudo sobre o Mercado de Material Eléctrico em 2023. O Encontro conta, ainda, no dia 10, com dois espaços de debate.

    O primeiro foi dedicado aos desafios e oportunidades para ‘Acelerar Portugal’, procurando um enquadramento à temática da agenda proposta pela AGEFE, e terá um Keynote Speech do ex-ministro da Economia, António Costa Silva. Os desafios da geopolítica, da demografia e das alterações climáticas juntam-se aos desafios da competitividade, naquele que será o mote para discutir os problemas e perspetivas de uma pequena economia aberta como a portuguesa e das empresas deste sector.

    O segundo vai explorar perspectivas sobre ‘Descentralização, Eficiência Energética e Mobilidade Eléctrica’, que constituem a base de um dos eixos daquela Agenda, num painel que conta com a participação de Jerónimo Cunha, director-geral da Direcção de Energia e Geologia, que será responsável pelo enquadramento do tema.

    Para Daniel Ribeiro, director-geral da AGEFE, “uma das principais ideias do evento e da Agenda é a necessidade de sermos todos mais ambiciosos e eficazes, desde o Governo às empresas. Iremos debater neste evento as diferentes opções para concretizar essa ambição, e também perceber, a partir dos resultados do Estudo anual, que o mercado de material eléctrico em 2023 se mostrou bastante dinâmico”.

    Com um crescimento global em linha com a evolução nominal do PIB e uma forte dinâmica nas áreas associadas à transição energética, este mercado também reflecte a solidez e resiliência que de longa data definem as relações entre os diferentes operadores da cadeia de valor.

    “Não tenho dúvidas de que a indústria electrodigital contribui de forma significativa para a economia nacional e faz parte da vida das pessoas. Um contributo que queremos ainda maior e que permita fazer da Transição Energética e da Transição Digital fatores de competitividade para Acelerar Portugal”, acrescentou Daniel Ribeiro.

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    Miguel Costa Santos, Country Manager da Corum Portugal

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    Corum capta 156 M€ no 1º trimestre e mantém interesse em activos comerciais

    Com este volume de novas subscrições, o Grupo elevou o valor sob gestão para cerca de 7,8 MM€, dos quais 6,20 MM€ estão aplicados em activos como supermercados, armazéns, hotéis ou escritórios

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    A Corum Investments manteve um elevado ritmo de captação de poupanças durante os primeiros três meses de 2024, tendo “atraído” mais 156 milhões de euros de pequenos e grandes aforradores.

    Depois do recorde de um pouco mais de mil milhões de euros captados em 2023, a Sociedade de Investimento Imobiliário, de origem francesa, manteve um forte volume de novas entradas no arranque deste ano, atraindo 64 milhões de euros para aquele que foi o produto de lançamento no mercado em 2012, o Corum Origin, dividindo-se os restantes 92 milhões entre o Corum XL e o Corum Eurion.

    Com este volume de novas subscrições, o Grupo elevou o valor sob gestão para cerca de 7,8 mil milhões de euros, dos quais 6,20 mil milhões estão aplicados em activos imobiliários comerciais, que continuam a ser a estratégia de investimento, nomeadamente, supermercados, armazéns, hotéis ou escritórios.

    “Sentimos a enorme confiança que os aforradores europeus, muitos deles portugueses, têm na gestão que fazemos para rentabilizar as suas poupanças”, refere Miguel Costa Santos, country manager da Corum Portugal, salientando que a captação no mercado nacional está a crescer, mas tenderá a ser reforçada com o objectivo já anunciado de abrir a distribuição dos fundos à rede das instituições financeiras nacionais.

    “A abertura de novos canais de distribuição contribuirá para a democratização do acesso a novos instrumentos de poupança com retornos potenciais atractivos por parte dos portugueses”, acrescenta o Country Manager, lembrando que é possível investir nos fundos da Corum por apenas 1.135 euros, no caso do Origin, ou mesmo 195 euros, no caso do XL, com a possibilidade de realizar reforços mensais de apenas 50 euros. O objectivo da gestora é o de alcançar rendibilidades de 6% e 5%, no Origin e no XL, respectivamente.

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    Setúbal: Novo Centro Escolar do Bocage adjudicado à ACA

    Com um investimento superior a 5M€, a obra destina-se à construção de uma nova escola básica do 1.º ciclo com jardim de infância e, ainda, de um pavilhão polivalente

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    A empreitada de construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage, em Setúbal, foi adjudicada à empresa Alberto Couto Alves (ACA), num investimento superior a cinco milhões de euros.

    Com um prazo de  execução de 330 dias, o investimento destina-se à construção de uma nova escola básica do 1.º ciclo com jardim de infância, em que se incluem com oito salas de aula e três de actividades, com base no projecto elaborado em 2008 para a escola EB1/JI Luísa Todi.

    O projecto de construção do novo centro escolar engloba ainda a criação de um pavilhão polivalente para servir, preferencialmente, a nova escola básica do 1.º ciclo e colmatar necessidades pontuais da escola básica do 2º e 3º ciclos Barbosa du Bocage.

    Inclui-se, ainda, nesta empreitada a construção de uma nova portaria de acesso à escola básica de 2º e 3º ciclos, a par da criação de nova portaria, com cobertura e arrumo exterior, de acesso à nova escola básica com 1º ciclo e jardim de infância.

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    Depois de Lisboa e Porto, Braga é a capital de distrito com mais oferta de nova habitação

    Concelho minhoto contabiliza mais de 1.000 novos fogos com pedido de licenciamento em 2023 e licenciou outras 1.000 unidades no decurso do ano, mostram os resultados do Observatório Urbano de Braga

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    Braga é a capital de distrito com maior dinâmica na criação de nova oferta residencial, a seguir às capitais metropolitanas de Lisboa e Porto, concluem os mais recentes resultados do Observatório Urbano de Braga. Uma parceria entre a Confidencial Imobiliário e a Câmara Municipal de Braga, esta plataforma reúne as principais estatísticas referentes ao mercado residencial deste concelho, com actualizações trimestrais de indicadores de oferta e procura de habitação, bem como de preços e rendas.

    A cidade minhota está definitivamente na rota dos promotores imobiliários, destacando-se, além de Lisboa e Porto, como a capital de distrito com maior volume de fogos com pedido de licenciamento em 2023. Apenas aquelas duas capitais distritais, com pipelines em 2023 na ordem dos 2.400 a 2.500 fogos, superam a dinâmica de Braga, onde se registaram pedidos para o licenciamento de 1.062 novos fogos no decurso do ano passado. As restantes capitais de distrito colocam os pipelines entre um máximo de 805 fogos contabilizados em Leiria e um mínimo inferior a 50 fogos em Portalegre. Cidades com forte vocação universitária, empresarial e/ou turística, como Aveiro e Coimbra, apresentam pipelines na ordem dos 600 e dos 500 fogos, respectivamente.

    Braga evidencia-se ainda pela capacidade de concretização das intenções de investimento em nova promoção. Em 2023, por cada novo fogo que deu entrada com pedido de licenciamento, a autarquia licenciou outro fogo, contabilizando-se no decurso do ano passado 1.089 fogos licenciados no concelho. Ainda que, em termos absolutos fique abaixo de Lisboa e Porto, este volume reflecte um rácio fogos em pipeline/fogos licenciados superior a qualquer dessas duas outras cidades. Em Lisboa, o número de fogos licenciados em 2023, num total de 1.115 unidades, equivale a metade do pipeline de novos fogos que deram entrada com pedido de licenciamento (2.359). No Porto, foram licenciados 2.050 fogos em 2023, menos que os 2.469 que entraram em pipeline.

    “Na prática, as dinâmicas de licenciamento mostram-nos que Braga tem tido a capacidade de licenciar ao mesmo ritmo que os promotores lançam novos investimentos. Num momento em que, no geral, a falta de oferta continua a ser um dos principais constrangimentos do mercado e em que os licenciamentos são apontados como um dos grandes obstáculos ao crescimento mais rápido da oferta, esta dinâmica coloca Braga numa posição privilegiada para atracção de mais residentes e mais investimento imobiliário”, comenta Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

    Já para João Rodrigues, vereador do Planeamento e Ordenamento, Gestão Urbanística, Regeneração Urbana, Habitação, Inteligência Urbana e Inovação Tecnológica, da Câmara Municipal de Braga, “estes números vêm demonstrar a dinâmica de resposta que o Município de Braga tem imprimido à sua actuação, enquanto entidade licenciadora, perante as questões que hoje se levantam com a habitação. Para além do número de fogos licenciados, julgo ser de realçar a enorme capacidade de resposta que os serviços de urbanismo do Município têm demonstrado perante a demanda. Na prática, podemos considerar, em termos absolutos, que a cada pedido novo que deu entrada durante o ano, outro foi resolvido – e isto é muito importante. Significa que temos, do lado da entidade pública, a capacidade de resposta que hoje o mercado e os investidores procuram e que servem de factor decisivo ao investimento”.

    O preço é outro dos argumentos de Braga. Com vendas a uma média de 1.677€/m2 no 4º trimestre de 2023, a cidade tem preços abaixo de sete outras capitais de distrito. Num raio de influência geográfica mais próximo, destaca-se a diferença de -44% face ao preço médio praticado no Porto, onde as vendas no mesmo período se fizeram por 2.980€/m2. Além disso, mantém-se mais barata do que outras capitais de distrito com vocações universitárias e/ou empresariais, como Coimbra e Aveiro, onde as práticas de preços estão entre os 1.800€/m2 e os 2.000/m2.

    Relativamente à evolução dos preços, Braga registou uma valorização de 16,6% em 2023, uma subida que permanece em patamares elevados, mas que desacelera face aos 18,2% de aumento observado em 2022.

    Ao nível das rendas, Braga é igualmente uma das capitais distritais mais competitivas. Com uma renda média contratada de 8,9€/m2 no 4º trimestre de 2023, pratica rendas mais acessíveis que outras seis capitais distritais, incluindo Porto (-41%) e Coimbra e Aveiro (-14%). Sem prejuízo, a falta de oferta para arrendamento tem pressionado as rendas em alta, com uma subida anual de 17,7% em 2023 nos valores praticados nos novos contratos, em aceleração face ao crescimento de 12,7% registado em 2022.

    O Observatório Urbano de Braga é uma plataforma de agregação e divulgação dos principais indicadores do mercado residencial deste concelho, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Braga e a Confidencial Imobiliário.

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    LNEC recebe conferência sobre o Simplex da Habitação

    Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Arquitectos e LNEC organizam, no próximo dia 14 de Maio, no Grande Auditório do LNEC, uma conferência dedicada à análise do Simplex da Habitação

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    Engenheiros e LNEC

    A Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitectos (OA) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organizam, no próximo dia 14 de Maio, no Grande Auditório do LNEC, uma conferência dedicada à análise do Simplex da Habitação, um pacote legislativo que pretende proceder à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria.

    A nova legislação pretende uma simplificação da actividade administrativa através da contínua eliminação de licenças, autorizações e actos administrativos, numa lógica de “licenciamento zero”.

    De entre as diversas medidas tomadas, são clarificados os poderes de cognição dos municípios no exercício do controlo prévio urbanístico, em especial relativamente à emissão de licenças.

    Enquanto determinantes na implementação das alterações introduzidas pela nova legislação, esta iniciativa pretende chamar a debate os profissionais da engenharia e da arquitectura.

    A sessão de abertura estará a cargo de Laura Caldeira, presidente do LNEC, Avelino Oliveira, presidente do Conselho Diretivo da OA e Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, seguida da apresentação do tema “Simplificação do Processo de Licenciamento e Codificação da Regulamentação da Construção: Contributos do SILUC”, com António Cabaço, engenheiro e investigador auxiliar no LNEC e João Oliveira Pedro, arquitecto e investigador auxiliar no LNEC.

    Segue-se, depois, uma mesa redonda que irá contar para o debate com Fernando Santo, anterior Bastonário Ordem dos Engenheiros, João Rodolfo, CEO da Traçado Regulador e Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN.

    Para a sessão de encerramento, estará presente Pedro Novo, presidente do Conselho Directivo Regional da Secção de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos e António Carias de Sousa, presidente do Conselho Directivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

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    Efacec com novos contratos em projecto de hidrogénio verde da Galp em Sines

    Para além do fornecimento de dois transformadores de potência de 160MVA cada, a Efacec será igualmente responsável pela concepção, construção e fornecimento de outros equipamentos para uma subestação

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    A Efacec assinou dois contratos com a Galp no âmbito do seu projecto de hidrogénio verde de 100MW para Sines, de enorme relevo no processo de descarbonização da indústria e contínua adopção de fontes de energia renováveis, e que vai reduzir significativamente as emissões de CO2.

    Para além do fornecimento de dois transformadores de potência de 160MVA cada, a Efacec será igualmente responsável pela concepção, construção e fornecimento de outros equipamentos para uma subestação de 150kV AIS (Air Insulated Substation) e correspondentes interligações.

    A subestação vai permitir o fornecimento de electricidade à nova unidade de produção de hidrogénio verde com a capacidade de 100MW de electrólise, cujo projecto se encontra já em fase de construção.

    Para Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, “este projecto é estrategicamente relevante dado o contexto global actual, no qual a transição para fontes de energia mais sustentáveis é cada vez mais urgente e prioritária. O envolvimento da Efacec num projecto desta magnitude, em contexto industrial e no segmento do hidrogénio verde, é um motivo de muito orgulho, posicionando a empresa como um player de excelência no desenvolvimento de soluções vitais para um futuro mais sustentável”, afirma o responsável.

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    Cushman & Wakefield e Worx comercializam Edifício Jean Monnet 1

    A Cushman & Wakefield e Worx Real Estate Consultants foram mandatadas pela Sonagi para o arrendamento de aproximadamente 4.000m2 no edifício Jean Monnet 1, situado junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa. O edifício é utilizado, actualmente, como sede do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia na capital portuguesa

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    O imóvel é composto por 12 pisos destinados a escritórios e serviços, e, tal como referido anteriormente, fica próximo de uma das principais artérias da cidade de Lisboa, a Avenida da Liberdade, o que lhe garante a proximidade com o retalho de luxo, hotéis, serviços, sedes de grandes empresas e transportes públicos.

    Actualmente, o edifício é utilizado como sede do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia na capital portuguesa e encontra-se numa profunda remodelação, após a compra de mais de 70% do edifício por parte da Sonagi.
    Esta remodelação tem como c adaptá-lo às novas tendências de trabalho, mas também ao nível da sustentabilidade, sendo objectivo do proprietário uma certificação Breeam Gold.

    “Estes escritórios representam uma óptima oportunidade para as empresas que queiram desenvolver a sua actividade numa das principais avenidas de Lisboa, uma vez que existem poucos espaços desta dimensão, e qualidade, numa zona tão procurada quanto a Avenida da Liberdade”, sublinha Afonso Almeida Fernandes, consultor sénior da Cushman & Wakefield.

    Por sua vez Jorge Telles de Carvalho, consultant da Worx Real Estate Consultants, não tem dúvidas de que este “é um dos activos mais emblemáticos actualmente disponíveis na Prime CBD. A reabilitação em curso irá torná-lo num produto de referência, para todas as empresas que procuram aliar qualidade de instalações a uma localização de prestígio.”

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    Nova directiva sobre o desempenho energético dos edifícios foi publicada

    A revisão da directiva foi aprovada a 24 de Abril e estabelece normas de eficiência energética mais ambiciosas para os edifícios novos e renovados na União Europeia, actualizando o quadro regulamentar existente acordado em 2018

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    Foi publicada, esta quarta-feira, no Jornal Oficial da União Europeia a Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de Abril de 2024 relativa ao desempenho energético dos edifícios com o objectivo de se conseguir um parque imobiliário com emissões nulas até 2050, e que representa um passo importante com vista à neutralidade carbónica.

    A Directiva prevê que cada Estado-Membro crie um plano nacional de renovação de edifícios de forma a assegurar a renovação, até 2050, do parque nacional de edifícios residenciais e não residenciais, públicos e privados. O que se pretende é um parque imobiliário descarbonizado e de elevada eficiência energética, transformando os edifícios existentes em edifícios com emissões nulas. Este plano deve ser apresentado à Comissão, de cinco em cinco anos.

    Esta Directiva, que terá um impacto significativo no sector da construção e que vai exigir um grande esforço por parte dos Estados-Membros, representa um passo crucial para se alcançar a neutralidade carbónica na União Europeia e para combater as alterações climáticas.

    A aplicação de requisitos mínimos de desempenho energético para todos os edifícios novos e sujeitos a grandes renovações é uma das exigências da Directiva agora publicada, mas também se exige a instalação de painéis solares em edifícios novos e sujeitos a grandes renovações e a implementação de sistemas inteligentes de gestão de energia em edifícios, entre outros.

    A introdução de um regime de passaportes de renovação para acompanhar o desempenho energético dos edifícios ao longo do tempo é também uma das novas exigências europeias, assim como a realização de inspecções regulares dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado e a definição de requisitos de qualidade do ar interior para edifícios.

    A ADENE, a agência portuguesa responsável pela gestão do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, assume um papel crucial na transposição e implementação da Directiva, a par do seu relevante contributo no desenvolvimento de projectos técnicos, e no reforço das acções de formação e qualificação.

    Esta Directiva entra em vigor no vigésimo dia seguinte ao da sua publicação, devendo a transposição nacional ocorrer até 29 de Maio de 2026. Já o primeiro plano nacional de renovação de edifícios deve ser apresentado até 31 de Dezembro de 2026.

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    Ed Baker e Stuart Rough

    Arquitectura

    Stuart Rough assume liderança criativa da Broadway Malyan a nível global

    Depois de quatro mandatos enquanto Chairman da empresa global de arquitectura, urbanismo e design Broadway Malyan, Stuart Rough acaba de iniciar novas funções como global head of architecture. Esgotando o ciclo máximo de mandatos executivos previsto, o premiado arquitecto assume, agora, a liderança global da Broadway Malyan a nível criativo e continua com um papel especialmente activo no escritório de Lisboa, que fundou em 1996 e onde continua baseado

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    O estúdio em Lisboa foi o primeiro passo da internacionalização da Broadway Malyan, ganhando vida pela mão de Stuart Rough e Margarida Caldeira. Com quase 30 anos de trabalho em Portugal, a Broadway Malyan tem assinado alguns dos projectos mais emblemáticos de arquitectura, urbanismo e arquitectura paisagista do país, como o Porto Office Park, o WOW, o Fábrica 1921, o Monumental, ou o BPI All in One, entre outros.

    “Foi uma honra liderar os destinos da Broadway Malyan durante 13 anos, algo que nunca imaginei quando me juntei à empresa em 1987, ainda um jovem arquitecto. Apreciei imenso o tempo que passei enquanto Chairman e sempre serei grato a todos os colegas que me apoiaram ao longo dos anos e que permitiram que, juntos, trabalhássemos incansavelmente para fazer da Broadway Malyan a melhor empresa que poderia ser”, afirma Stuart Rough. “Estou desejoso de poder orientar os nossos talentosos designers em todos os estúdios da empresa e desempenhar um papel importante de garantir que o nosso compromisso com a excelência continua a ser o fundamento de tudo o que fazemos, quer em Portugal quer nos outros países”, acrescenta o arquitecto.

    A nível executivo, inicia-se um novo capítulo na história da Broadway Malyan, sedeada em Londres, e que passa a ser liderada por Ed Baker. O novo Chairman global do grupo tem como objectivo acelerar o crescimento da empresa, particularmente nas regiões do Reino Unido, Médio Oriente, Extremo Oriente, África e Índia, onde a escassez de habitação, uma demografia em profunda mudança e a crescente necessidade de combater as alterações climáticas estão a exigir soluções cada vez mais inovadoras.

    A nova estrutura directiva pretende continuar a consolidar a reputação da Broadway Malyan enquanto referência de excelência e sustentabilidade em projectos de larga escala quer a nível de arquitectura quer de masterplanning em todo o mundo.

    Enquanto Chairman, Stuart Rough teve um papel essencial na expansão da empresa para Espanha, China e Singapura, bem como no desenvolvimento de vários projetos premiados em Portugal. Stuart assume agora um papel de guardião da qualidade do design da Broadway Malyan, acompanhando e supervisionando o trabalho criativo de arquitectura, especialmente em projectos de uso misto de grande escala em todo o mundo. Assume ainda a mentoria de talento na rede global da empresa.

    Já o novo Chairman conta com quase duas décadas de experiência em Singapura, bem como noutros mercados internacionais. Tem liderado projectos icónicos e sustentáveis em todos os escritórios da Broadway Malyan, entre os quais se incluem o masterplanning para um novo hub de saúde em Singapura, a regeneração de um antigo bairro red light na Indonésia e um projecto de planeamento urbano para combater a falta de habitação em Banguecoque. Continuará a trabalhar internacionalmente e trará a mais-valia da sua experiência para os projectos do Reino Unido.

    Sobre as mudanças em curso Ian Apsley, CEO da Broadway Malyan, destaca “a abordagem visionária do Ed e a sua experiência de raiz em urbanismo e master planning são uma mais-valia para o nosso objectivo de fazer crescer os serviços core de master-planning, arquitectura, paisagismo e interiores. A sua liderança e perspectiva serão cruciais quer para a sede de Londres quer para os estúdios da Broadway Malyan em todo o mundo, à medida que nos adaptamos a uma arquitectura sempre em evolução”.

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    Sonae Arauco apresenta novidades na Maderalia e projecto “pioneiro” de reciclagem

    “Atentos às exigências do mercado e às necessidades dos nossos clientes, desenvolvemos esta colecção com o futuro em mente. E ao organizar a colecção desta forma, pretendemos ajudar a categorizar as sensações que os diferentes decorativos transmitem”, afirma Michelle Quintão, directora de Marketing da Sonae Arauco

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    A Sonae Arauco apresenta as novidades da colecção Innovus na feira Fimma +  Maderalia 2024, que decorre em Valência, de 14 a 17 de Maio. Além disso, a empresa integra a iniciativa “pioneira” que consiste na recolha de desperdícios de madeira, durante os quatro dias da feira. Uma iniciativa que será da responsabilidade da Tecmasa, empresa especializada na reciclagem e valorização de resíduos de madeira da Sonae Arauco, em Espanha, e que vai operacionalizar esta acção.

    Com mais de 40 novos decorativos e uma “innovadora” textura, a nova colecção Innovus contempla agora mais de 220 soluções para mobiliário e design de interiores, que incluem madeiras naturais, como Karlstad Oak, fantasias, como o têxtil Canasta, ou pedra, de que é exemplo o Fossil Brown. Já a nova textura, Soft Clean, de “fácil aplicação e toque macio”, caracteriza-se por uma estrutura com “poro mais fino, bem definido e homogéneo”.

    Adicionalmente, vão ser lançadas na Maderalia duas novas referências de Innovus Essence, uma gama que recria a textura e o aspecto natural da madeira maciça, com os nós e os veios característicos deste material nas duas faces do painel decorativo que, desta forma, mantém sempre as suas características, independentemente da aplicação.

    A referência Wonderland apresenta um tom de mel natural e um poro negro, sendo visualmente “muito impactante”, enquanto a referência Craftland assemelha-se à madeira rústica numa cor natural “mais quente”.

    “Atentos às exigências do mercado e às necessidades dos nossos clientes, desenvolvemos esta colecção com o futuro em mente. E ao organizar a colecção desta forma, pretendemos ajudar a categorizar as sensações que os diferentes decorativos transmitem”, afirma Michelle Quintão, directora de Marketing da Sonae Arauco.

    “No campo emocional, há uma procura por elementos que apelam aos sentidos e promovem uma maior conexão à (nossa) natureza. Já na área da sustentabilidade focamo-nos, cada vez mais, em seguir uma abordagem minimalista, com propostas sustentáveis e que resultam numa estética muito natural, assim como duradoura e em que a funcionalidade está presente”, conclui.

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