O primeiro projecto turístico da Overseas vai nascer no Alentejo. Investimento acima dos 40M€
A Herdade das Pinas, perto de Estremoz contempla cerca de 12 mil m2 de construção, do qual fazem parte uma antiga residência e armazéns agrícolas que serão, parcialmente, recuperados. A ideia passa por criar um hotel, capela, espaço cultural e para eventos e ainda uma adega com loja, num projecto assinado pela Masslab
“O nosso plano de expansão reflecte-se na constante diversificação do portfólio”
Preços de venda de habitações em resorts estabilizam em alta
“Os arquitectos estão a dar entrada dos procedimentos com termos de responsabilidade e um seguro de responsabilidade civil que não está regulamentado”
Residência de estudantes em CLT concluída até Dezembro
Arquitectos são os “verdadeiros especialistas em matéria de habitação”
Investimento em imobiliário comercial em 2024 com crescimento homólogo de 23%
Decorhotel acompanha ritmo do crescimento do Turismo em Portugal
Prospectiva e VN2R constituem consórcio BIM Portugal
Patrícia Barão é a nova partner e head of Residencial da Dils Portugal
O promotor imobiliário Overseas, liderado por Pedro Vicente, acaba de anunciar o seu primeiro projecto turístico. Com um investimento estimado de 40 milhões de euros, o empreendimento será desenvolvido na Herdade das Pinas, a 7km de Estremoz.
Hotel, capela, espaço cultural e para eventos, adega e loja e vinhos, fazem parte do conjunto, cuja arquitectura será desenvolvida pelo atelier Masslab.
Serão 12 mil metros quadrados (m2) de construção que integram uma antiga residência e armazéns agrícolas e pecuários, que serão parcialmente reabilitados.
“Construir sem comprometer”
O conjunto constituirá uma referência em termos ambientais, sendo definido como um projecto nZEB, com emissões de carbono zero ou perto de zero.
“Como vai sendo normal na Overseas, prometemos inovar e surpreender o mercado com um produto excepcional, que honrará a forte herança cultural do Alentejo e de Estremoz”, afirma Pedro Vicente, que não tem dúvidas que o projecto será uma “referência em termos de sustentabilidade ambiental”.
“Seremos criteriosos a recuperar o edificado existente e na área de construção nova, reduzindo ao mínimo indispensável a ocupação do solo. Também os materiais de construção usados, bem como o consumo energético serão alvo de grande investimento”, destaca o responsável.
Diogo Sousa Rocha, sócio da Masslab, afirma que o projecto da Herdade das Pinas é uma “iniciativa ambiciosa”. Para os cerca de 35 hectares, o atelier propõe um esquema de ocupação que” transcende a construção tradicional num compromisso de construir sem comprometer”.
“Pretende-se redefinir a paisagem da Herdade das Pinas, convertendo-a numa nova identidade em plena sintonia com o património natural e agrícola deste lugar único”, reforça Diogo Sousa Rocha.
Primeiro projecto turístico
Com a Herdade das Pinas, a Overseas dá o primeiro passo no sector turístico. Pedro Vicente, CEO da Overseas, afirma que se trata de um “passo muito importante para a empresa: crescemos em investimento e diversificamos a actividade, criando uma nova área de negócio”.
Este constitui o primeiro de um conjunto de projectos que o promotor pretende desenvolver nesta área, que darão, proximamente, lugar a uma nova operação, que agregará, por exemplo, a gestão do concierge do projecto Karl Lagerfeld, em Lisboa e que será o primeiro projecto imobiliário residencial branded da marca em Portugal, previsto para 2027.
A aposta no segmento turístico foi, aliás, um objectivo do promotor desde que deu início à sua actividade em 2022. Inicialmente, estava previsto, no conjunto de investimentos anunciados à data, um projecto em Brejinho, na Comporta, que, entretanto, foi “abandonado” por “dificuldades de licenciamento”, confirmou ao CONSTRUIR, Pedro Vicente.