Junqueira 27 reabilita edifício histórico junto ao Tejo
Novo projecto residencial promovido pela LX Capital reabilita edifício do século XVIII e coloca no mercado nove apartamentos. A comercialização foi entregue à Athena Advisers e JLL
CONSTRUIR
Estudo: 50% das empresas estão dispostas a pagar mais por ‘smart buildings’
Architect@Work cresce em área de exposição e consolida presença em Lisboa
PAF Advogados assessora aquisição de imóveis no valor de 70 M€
Consumo de electricidade diminui em Novembro
PortalPro reforça presença em Portugal através de parceria com a Improxy
Elisabet Guasch assume vice-presidência de Recursos Humanos para a Ibéria da Schneider Electric
Retail Mind desenvolve quatro novos retail parks em Portugal até 2027
Mexto inicia construção e comercialização do edifício S. Gens 15
Renovação de Estádio de la Meinau utiliza fuselagem de 30 Airbus
Architect@Work, Openbook, a Marina de Vilamoura e a remodelação da Almirante Reis em destaque na edição 520 do CONSTRUIR e Traço
A transformação da zona ribeirinha entre Alcântara e Belém continua a crescer e a trazer para esta área lisboeta numerosos projectos de habitação, escritórios e hotelaria, mas também novos destinos culturais, de comércio e de restauração.
O projecto residencial Junqueira 27 é exemplo dessa renovação no lado ocidental da cidade e surge da recuperação de um edifício histórico de características apalaçadas, típico da construção nobre que foi despontando na zona da Junqueira na segunda metade do século XVIII (após o terramoto de 1755) e ao longo do século XIX.
O projecto de reabilitação preserva o carácter histórico do edifício, mantendo ou replicando grande parte dos seus elementos arquitectónicos originais, ao mesmo tempo que aposta numa construção com a qualidade própria de um empreendimento criado de raiz.
É composto por nove apartamentos de design contemporâneo, distribuídos por três pisos, e ainda um jardim ao nível do primeiro piso. Com tipologias entre o T1 e o T3 e áreas que vão dos 83 m² aos 189 m², os apartamentos irão conservar a altura dos pés direitos com mais de três metros, replicando nos tectos os ornamentos da época, bem como as amplas janelas que proporcionam vistas sobre o rio no último piso. Os preços de venda oscilam entre 680.000 euros e 1.500.000 euros.
Promovido pela LX Capital, o Junqueira 27 já se encontra em fase avançada de construção, prevendo-se que esteja concluído no primeiro trimestre de 2025. A comercialização está a cargo da Athena Advisers e JLL.
“A atenção sobre esta zona está a crescer significativamente, impulsionada não só pelo facto da regeneração de Alcântara estar a tornar esta área num novo centro residencial e de negócios mas também pela nova ligação de metro que irá melhorar a sua conectividade com o centro da cidade”, sustenta David Moura-George, director-geral da Athena Advisers Portugal. “Antecipamos, por isso, uma procura dinâmica para o Junqueira 27, atraindo jovens famílias que apreciam a localização junto ao rio e a um dos mais interessantes polos culturais da cidade, além de bons equipamentos e serviços. Numa zona com um potencial de crescimento e valorização muito expressivo, contamos ainda atrair a atenção de investidores.”
“Este novo projecto, cheio de charme, num prédio que foi totalmente renovado, está em harmonia com a história, a grandiosidade, a estética e a luminosidade do edifício.”, comenta Patrícia Barão, Head of Residential na JLL. “Num momento de falta de oferta na cidade, este projecto, combina uma localização de prestígio, um preço de investimento atractivo, que consegue responder quer a quem procura uma alternativa de investimento numa óptica de rendimento, quer a quem procura uma casa para viver com requinte e tranquilidade”, acrescenta.
O projecto arquitectónico restitui ao edifício o seu ambiente palaciano ao recuperar ou recriar os seus principais elementos históricos. A fachada do edifício é mantida, reabilitada e reforçada, preservando a maior parte dos seus componentes, como os vãos das janelas, as varandas e a porta original, que serão restaurados.
No interior, o hall de entrada (com pé-direito de 4,40 metros) é também recuperado e irá exibir uma antiga cadeira Olaio restaurada e que foi encontrada no próprio edifício. Será igualmente reabilitada a escadaria original, mantendo, assim, uma peça fundamental na preservação da estética da época. As portas dos apartamentos mantêm o desenho das originais.