Nova sede da OASRN assume-se como “exemplo de reabilitação”
A nova Sede “pretende assumir-se como o Epicentro do Conhecimento Arquitectónico do Norte do país, através da criação de várias valências
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Resultado de um processo que se iniciou em 2002 com a aquisição dos edifícios e que apenas avançou em 2014, aquando do aumento da comparticipação a fundo perdido da ON.2 – O Novo Norte, de 70% para 85%, concedido através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a nova casa dos arquitectos do Norte do País foi inaugurada e assume-se como um “exemplo de reabilitação e restauro”.
Da autoria do gabinete NPS Arquitectos, que venceram o Concurso de Arquitectura em 2004, a Sede é composta por dois edifícios gémeos do início do séc. XX, ligados fisicamente por uma construção de raiz, com cariz contemporâneo, ocupando o interior do lote. Trata-se de uma construção de 1588 metros quadrados. O edifício “apresenta-se como um modelo de reabilitação, construção e conservação do património edificado no centro do Porto. Um prolongamento do espaço público, que preserva a cultura e a forma de estar/viver a cidade e o território”, garante a OASRN.
Segundo a OASRN, a nova Sede “pretende assumir-se como o Epicentro do Conhecimento Arquitectónico do Norte do país, através da criação de várias valências: salas de formação, galeria de exposição, livraria, centro de documentação/biblioteca, espaço de coworking, ponto de informação para turismo arquitectónico e, ainda, espaço para encontro de associações de âmbito sociocultural. Pretende, ainda, dar resposta ao crescente fluxo de turismo arquitectónico, fomentado a troca colaborativa e a partilha de ideias, não só entre os membros da OASRN, mas também entre toda a sociedade”.
Recorde-se que a Nova Sede da OASRN alberga o Projecto Norte 41o – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade, que tem como missão promover projectos de investigação, formação, divulgação e debate sobre temas emergentes na prática profissional do arquitecto, bem como ser uma resposta concreta aos desafios lançados a nível europeu, que promovem a procura de soluções adequadas e concretas para a valorização e qualificação ambiental e territorial dos equipamentos públicos, a fim de fortalecer a coesão social.
#gallery-2 { margin: auto; } #gallery-2 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-2 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-2 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */