Manie fecha ronda de investimento de 1M€ para expandir para Espanha
Plataforma portuguesa, que oferece uma solução automatizada e flexível para a gestão de contratos de electricidade e gás, conta com a participação da Shilling, Bynd e Heartfelt. Com este financiamento, pretende “consolidar” a sua posição em Portugal e dar início à sua expansão internacional

CONSTRUIR
Empreendimento Docks Matosinhos comercializado em 8 meses
Tektónica, BAUMA, ISH, a nova SKINIUM e o património da Santa Casa de Lisboa em destaque no CONSTRUIR 529
AICCOPN debate desafios e oportunidades da Lei dos Solos
“Ainda nos falta definir uma estratégia consolidada de País”
“Estamos num momento crítico para o sector da construção”
Grupo Aserta chega a Portugal no Verão
Coldwell Banker Portugal duplica volume de vendas e fecha primeiro trimestre a crescer
Sotecnisol Power equipa primeira fábrica de cânhamo
Grândola inaugura Núcleo Museológico de Etnografia
Nhood Portugal finalista em cinco categorias dos Prémios Solal
Lançado oficialmente em Setembro de 2024, por André, Francisco, João e José, o Manie surgiu como uma solução inovadora para simplificar o acesso à energia e ajudar os consumidores portugueses a reduzir os custos das suas facturas de electricidade e gás. No primeiro trimestre de 2025, a empresa anuncia o fecho de uma nova ronda de investimento pre-seed no valor de um milhão de euros, tendo recebido 100 mil euros em 2024 do fundo Heartfelt, que renova o seu compromisso ao lado da Shilling e da Bynd. Este novo financiamento foi impulsionado pela contínua evolução do seu modelo de negócio que pretende trazer clareza, eficiência e economia ao sector energético, cada vez mais afectado pela volatilidade das tarifas.
O valor angariado nesta ronda vai ser utilizado para alimentar uma nova fase de crescimento da empresa, com foco em duas frentes: a expansão para o mercado espanhol e o reforço da estrutura interna da empresa. Para garantir um crescimento sustentável no mercado ibérico e a evolução tecnológica que pretende introduzir no sector, o capital será utilizado para fortalecer as equipas de Produto e Tecnologia, Finanças, Marketing e Operações, permitindo ao Manie consolidar a sua presença em Portugal e acelerar a entrada em Espanha.
‘Este financiamento representa um passo crucial para consolidarmos a nossa posição em Portugal e avançarmos com a expansão para Espanha ainda este ano. Este investimento permite-nos acelerar o desenvolvimento da plataforma que será muito mais do que uma plataforma de troca de contratos de energia e reforçar a nossa equipa para continuar a inovar no sector. Mas mais importante que tudo, queremos continuar ao lado do consumidor a transmitir confiança num tema que é tantas vezes ignorado pela dificuldade burocrática ou a falta de tempo ou conheciment.”, refere André Pedro, CEO do Manie.
Até ao final do ano, está planeado o aumento da equipa para 5 colaboradores em Espanha e 20 em Portugal.
”Estamos muito felizes em fazer parte da história do Manie. Iniciámos a nossa colaboração no ano passado e, desde então, tivemos o prazer de testemunhar o seu crescimento e como a empresa se tem vindo a posicionar no mercado. Acreditamos na melhoria da competitividade e na maior transparência do mercado energético e estamos confiantes de que o Manie está bem equipado para fazer isso acontecer”, justifica Daniela Machado da Heartfelt.
Por sua vez, Tomás Penaguião da Bynd sublinha que “ em todos os nossos anos a apoiar startups no mercado ibérico, são raras as vezes em que testemunhamos níveis de crescimento e de execução tão sólidos como o do Manie. O que mais nos convenceu a investir foi a capacidade da equipa em transformar um sector complexo e tradicionalmente opaco numa experiência simples, transparente e com impacto directo para o consumidor. Acreditamos que o Manie tem o potencial de se tornar uma referência no mercado energético europeu, e é com muito entusiasmo que nos juntamos a esta jornada.
Ricardo Jacinto, managing partner da Shilling [a área de VC da Draycott], acrescenta que “a Manie combina expertise de mercado, execução exemplar e uma agilidade incomum para enfrentar um sector altamente regulado e um caminho de enorme complexidade. Em poucos meses, provaram que é possível transformar um sector historicamente ineficiente e opaco, trazendo-lhe transparência, poupança e simplicidade. O crescimento acelerado, a evolução estratégica do modelo de negócio e um posicionamento verdadeiramente diferenciador reforçam a nossa convicção de que o Manie está não só pronta para liderar o mercado em Portugal, como também preparada para expandir além-fronteiras.”
A ambição do Manie é estabelecer-se enquanto interlocutor de confiança no mercado de energia. Tendo começado por automatizar o processo de mudança de contratos de eletricidade e gás entre comercializadoras, o Manie ambiciona introduzir mais inovação no mercado, desafiando o que até agora é considerado um mercado opaco e pouco desenvolvido. Desde o seu lançamento há 6 meses, mais de 12 mil utilizadores já têm os seus contratos de energia a ser geridos de forma autónoma pela plataforma, usufruindo de um serviço transparente, simples e vantajoso.