
CONSTRUIR
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
A Sotecnisol Power acaba de concretizar um marco significativo no sector das energias renováveis ao instalar uma central fotovoltaica na primeira fábrica mundial dedicada ao tratamento e produção de blocos de cânhamo, a Cânhamor – ECOblocos, localizada em Portugal.
Esta instalação inovadora, uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) com uma potência instalada de 674 kWp, permitirá uma produção anual estimada em 1 012 852 kWh, contribuindo para uma redução de emissões de CO2 superior a 480 toneladas por ano. Estima-se que a energia gerada pela central fotovoltaica cubra mais de 25% do consumo total de energia da fábrica.
“Este projecto estratégico reforça o compromisso da Sotecnisol Power em fornecer soluções energéticas sustentáveis e eficientes, contribuindo para a optimização energética e para a redução significativa da pegada ecológica desta unidade industrial pioneira”, afirma Luís Teodora, director geral da Sotecnisol Power.
Pensado para “maximizar a eficiência e a longevidade da instalação, o projecto da Sotecnisol utiliza módulos fotovoltaicos Jinko e inversores Sungrow, marcas reconhecidas internacionalmente. Foram, também, aplicadas soluções diferenciadas de fixação para maximizar a eficiência e garantir a integridade das coberturas, incluindo coberturas em painel sandwich com total garantia de estanquicidade, coberturas planas optimizadas para estabilidade e aproveitamento do espaço, e estruturas tipo carport que oferecem dupla funcionalidade de produção de energia e sombra para estacionamento.
Em simultâneo, a Sotecnisol Power anunciou, também, o lançamento da versão iOS da sua aplicação ROMA, uma ferramenta essencial para a monitorização da produção solar fotovoltaica e que permite acompanhar, em tempo real, a sua produção de energia e optimizar o rendimento das suas centrais fotovoltaicas.