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    HousingAnywhere expande a sua presença global e vai além da Europa

    A HousingAnywhere, plataforma de arrendamento de médio a longo termo da Europa, expande-se para cidades dos EUA e do Reino Unido, em resposta à procura crescente de talentos com mobilidade internacional, incluindo estudantes e jovens profissionais, que procuram um estilo de vida flexível

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    A expansão para o mercado dos EUA visa dar resposta a uma procura crescente de alojamentos mobilados para médio a longo prazo, abrangendo a mobilidade internacional e interestadual, uma vez que a plataforma permite que as pessoas acedam a opções de alojamento flexíveis de forma fácil e segura. A principal plataforma de arrendamento vai centrar-se na criação de um portefólio de imóveis disponíveis para arrendamento em Nova Iorque, Los Angeles, Boston e Chicago.

    O levantamento das restrições impostas pela COVID-19 espoletou especialmente uma rápida recuperação da mobilidade dos estudantes internacionais para estes destinos populares. De acordo com o relatório Open Doors divulgado pelo Instituto para a Educação Internacional nos EUA no final do último ano lectivo (2021-2022), as matrículas de estudantes internacionais nos EUA estão agora a mostrar uma clara recuperação com um aumento anual de 3.8%, após uma tendência decrescente nos anos anteriores. Apesar da procura crescente, e como também acontece em algumas cidades europeias, as cidades dos Estados Unidos altamente atractivas estão a testemunhar que a falta de oferta de alojamento residencial pode afectar a inscrição de estudantes que enfrentam desafios para encontrar um lugar onde viver. A HousingAnywhere tem um historial de sucesso com parcerias com cerca de 300 universidades europeias para ajudar os estudantes que entram e saem do país a encontrar a sua nova casa, e pretende expandir ainda mais esta abordagem de colaboração a nível intercontinental.

    Entrada no mercado do Reino Unido: Londres, Manchester e Birmingham

    A HousingAnywhere está a adicionar ao seu portefólio Londres, Manchester e Birmingham, respondendo à crescente necessidade de propriedades de arrendamento disponíveis e acessíveis nestas cidades-chave. Os dados da HousingAnywhere revelam que as pesquisas na plataforma por um alojamento em Londres, a primeira cidade onde a plataforma de arrendamento tem vindo a construir o seu portefólio, têm vindo a crescer consideravelmente. As pesquisas por um alojamento em Londres aumentaram 37.7% em 2022 em comparação com o ano anterior, e continuaram o seu crescimento em 37.9% no primeiro trimestre de 2023.

    “A entrada nos EUA e no Reino Unido era claramente o próximo passo para a HousingAnywhere, uma vez que pretendemos responder à crescente procura de estudantes e jovens profissionais deslocados internacionalmente nas nossas novas cidades activas. Com esta expansão, e graças às constantes inovações para criar soluções de arrendamento digitais mais fáceis de utilizar e seguras através da nossa plataforma, estamos agora a permitir que as pessoas encontrem com segurança uma nova casa não só no continente europeu, mas em mais cantos do mundo”, diz Djordy Seelmann, CEO da HousingAnywhere. Com a expansão, a HousingAnywhere permite a procura de casa em mais de 125 cidades em todo o mundo. Com a sua sede em Roterdão, a HousingAnywhere emprega actualmente mais de 260 pessoas de mais de 47 nacionalidades diferentes.

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    Portugal marca presença em feira de mobiliário na Alemanha

    Arranca a 22 de Outubro a Orgatec. A feira que decorre até dia 25, em Colónia, na Alemanha, recebe as principais tendências e inovações em ambiente de trabalho. Portugal leva sete marcas nacionais, numa organização da AIMMP

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    Portugal reforça a sua presença internacional no sector do mobiliário de escritório com a participação na Orgatec 2024, que decorre de 22 a 25 de Outubro, em Colónia, Alemanha.  Organizada pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP, a delegação portuguesa é composta por sete marcas portuguesas de mobiliário e design de espaços de trabalho: Bloma, Cadeinor, Design By Miguel Soeiro, Fenabel, MBN Group, More Contract e X8 Solutions Group.

    Reconhecida como uma plataforma global para tendências e inovações em ambientes de trabalho, a feira será palco para a apresentação das mais recentes soluções em design de mobiliário, destacando a qualidade, inovação e sustentabilidade das empresas portuguesas.

    A participação na Orgatec 2024 representa assim mais um passo estratégico da presença portuguesa nos mercados internacionais, nomeadamente num mercado estratégico como é a Alemanha, promovendo a excelência da indústria nacional. Estas marcas serão responsáveis por representar a diversidade, qualidade e visão inovadora que têm posicionado Portugal como líder na indústria de mobiliário de escritório e espaços de trabalho, apostando fortemente na sustentabilidade e na adaptação às novas exigências dos mercados internacionais.

    “A participação portuguesa na Orgatec 2024 reforça a nossa aposta na internacionalização e na promoção da excelência do mobiliário português no exigente mercado alemão. As nossas empresas estão preparadas para dar resposta às tendências globais, combinando inovação, sustentabilidade e qualidade. Esta presença em Colónia demonstra o compromisso de Portugal com o futuro dos ambientes de trabalho, com soluções de design que respondem às necessidades do mercado global”, sublinha Vítor Poças, presidente da AIMMP

    Nos últimos anos, o sector de madeira e mobiliário de Portugal tem registado um crescimento significativo nas exportações, com especial destaque para os segmentos de mobiliário de escritório e ambientes de trabalho. A participação na Orgatec 2024 surge como mais uma oportunidade de consolidação e expansão, permitindo a Portugal explorar novas oportunidades num mercado em constante evolução e onde a inovação é uma exigência.

    A presença integra o Inter Wood & Furniture, o plano de internacionalização da AIMMP que prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector que desde 2010 duplicou as suas exportações.

     

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    Zome realiza 4ª Meet Up dedicada à tecnologia nos negócios imobiliários

    A 4ª Meet Up da Zome contará com a participação de Rui Barbosa, CEO da Devscope e da Beedigital, e de Fernando Domingues Jr, Head in Portugal da 12AI (International Association of Artificial Intelligence). O evento semi-presencial com emissão live streaming, tem lugar a 23 de Outubro, no Coimbra iParque

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    tagsZome

    A Zome organiza mais uma conferência sobre temas relacionados com o sector imobiliário. Sob o título ‘Da Lead ao Deal: Tecnologia que Fecha Negócios Imobiliários”, no Coimbra iParque, a 23 de Outubro, às 14h30, a marca pretende debater soluções inovadoras com recurso a novas tecnologias criadas para agilizar os processos e melhorar os resultados no sector.

    O evento semi-presencial com emissão live streaming em todas as redes sociais da Zome, enquadra-se num ciclo de conferências que assinala o quinto aniversário da marca.  

    O evento contará com um privilegiado painel de oradores, nomeadamente, Carlos Santos , CEO e CTO da Zome, Rui Barbosa, CEO da Devscope e da Beedigital, Fernando Domingues Jr., head in Portugal da 12AI (International Association of Artificial Intelligence) e Frederico Silva, digital marketing manager da Zome.

    Moderado por Ricardo Lopes, presidente do Coimbra iParque, o painel de especialistas irá debruçar-se sobre temas transversais a todas as etapas do negócio, como o próprio título do evento sugere. Serão abordados os impactos da tecnologia, nomeadamente, do marketing digital, da inteligência artificial e do tratamento de dados na otimização dos processos, desde a geração de leads até à experiência do cliente e fecho do negócio.

    Segundo Carlos Santos, CEO da Zome, “a aposta nas soluções digitais permite que o sector agilize a sua forma de actuação, apresentando um maior conforto e praticidade durante os processos, tanto para cliente como para consultor. Temos vindo a observar que, ao contrário do que se poderia imaginar há uns anos, as tecnologias têm estreitado a relação que temos com os nossos clientes porque apresentamos soluções que facilitam e aceleram o processo do ‘lead’ ao ‘deal’, que tende a ser visto como demorado e muito burocrático”.

    A Zome tem vindo a diferenciar-se no mercado pelo investimento na criação de tecnologia própria. De entre as várias soluções criadas pela empresa, destacam-se a Assinatura Digital Certificada, que permite a assinatura de documentos sem deslocação presencial, com a mesma validade e segurança, a Zome NOW, uma ferramenta que possibilita a realização imediata de propostas online ou a reserva directa de imóveis no site da empresa, o Cryptohouses, by Zome, um site pioneiro no mercado imobiliário europeu, permitindo a compra de propriedades com criptoactivos e o o Hub Zome Metaverse, que proporciona visitas virtuais aos imóveis.

    O ciclo de “Meet Ups” da Zome percorreu o País ao longo dos últimos meses, tendo passado por Lisboa, Braga, Porto e agora Coimbra.

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    “Save Water” reduz em 13% o consumo de água pelo Turismo do Algarve

    Os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo “Save Water”, de eficiência hídrica, reduziram em 13% os consumos de água nos primeiros meses do ano

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    O terceiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o sector do turismo, elaborado pela Adene, indica que os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo “Save Water”, de eficiência hídrica reduziram em 13% os consumos de água nos primeiros meses do ano.

    A evolução registada indica que, entre 18 de Março e 30 de Setembro de 2024, houve uma redução de 13% no consumo global e de 16% no consumo específico, resultados positivos que contribuem para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve e revelam uma poupança financeira directa para os empreendimentos turísticos algarvios.

    De assinalar que os registos dos meses de Agosto e Setembro traduziram-se numa ligeira diminuição da tendência de melhoria do desempenho (menos 1% que a redução registada a 31 de Julho), mantendo-se, ainda assim, o alinhamento com o objectivo de redução global de consumo de 13%.

    No mesmo relatório, elaborado pela Adene, constata-se que aderiram à plataforma 93 empreendimentos turísticos, de um total de 650 ET (14%) que representam aproximadamente 30% das camas disponíveis na região. Os aderentes são maioritariamente hotéis.

    Até agora, os empreendimentos turísticos seleccionaram perto de 2500 medidas, cerca de metade das quais estruturantes, sendo as intervenções ao nível dos dispositivos e nos sistemas de rega as mais seleccionadas, seguidas de melhorias no sistema de gestão e manutenção e nos equipamentos. Das medidas adoptadas, cerca de metade já foram implementadas.

    De acordo com uma análise preliminar das poupanças financeiras associadas à poupança de água, os consumos registados entre Janeiro e Setembro de 2024 já conduziram a uma economia média de 3.400 euros por empreendimento, o que se traduz num potencial de poupança anual superior a sete mil euros/ano, considerando que algumas medidas ainda se encontram em implementação e que não estão a ser contabilizados os custos com energia associados ao consumo de água.

    Os trabalhos de alargamento às actividades de alojamento local estão a ser desenvolvidos pela Adene, em articulação com o Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve.
    Estes resultados constam do terceiro relatório de monitorização emitido pela Adene, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, que inclui o selo de eficiência hídrica “Save Water”.

    O selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal,  (TP), tendo a Adene, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.

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    Biocant Park e SES Energia desenvolvem Comunidade de Energia Renovável

    Esta colaboração prevê a valorização de uma central de energia fotovoltaica de 1MW, aumentando a autonomia energética do parque em mais de 50% e reduzindo a dependência da rede eléctrica

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    Biocant Park e a SES Energia celebraram um acordo de colaboração no sentido de criar uma Comunidade de Energia Renovável, que tem como ambição servir todo o ecossistema de empresas do centro de ciência e inovação. Esta colaboração prevê a valorização de uma central de energia fotovoltaica de 1MW, aumentando a autonomia energética do parque em mais de 50% e reduzindo a dependência da rede eléctrica. A medida terá um forte impacto ambiental, evitando a emissão anual de mais de 884 toneladas de CO2, o que equivale a plantar 40.160 árvores todos os anos.

    “Este projecto é um marco essencial na nossa estratégia de sustentabilidade. O parque é um grande consumidor de energia e queremos garantir que esta seja verde, com o menor impacto possível no meio ambiente. A parceria com a SES Energia visa dotar o parque de soluções responsáveis e sustentáveis, alinhadas com o nosso compromisso ambiental”, sublinha Delfina Moreira, CEO do Biocant Park.

    Localizado em Cantanhede, o parque de ciência e tecnologia dedicado exclusivamente à biotecnologia, funciona como um polo de inovação. O Biocant Park combina investigação científica e desenvolvimento tecnológico, proporcionando um ambiente dinâmico e de ponta para empresas e startups das áreas da biotecnologia, ciências da vida, saúde, agroalimentar e industrial. Com laboratórios modernos, o parque promove sinergias entre a investigação e o sector empresarial, ajudando as empresas a transformar ideias em soluções com impacto global.

    “O Biocant Park é um dos principais parques de ciência e inovação do país, com um papel fundamental no apoio a empresas de valor acrescentado, especialmente na biotecnologia. Para a SES Energia, é um enorme orgulho colaborar com um parceiro tão empenhado em reduzir o consumo energético e a pegada ambiental”, destaca Bruno Fernandes, director de Desenvolvimento da SES Energia.

    O processo segue a fase de licenciamento, sendo expectável que o projecto esteja em operação até ao final do primeiro trimestre de 2025.

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    Danosa inaugura novas instalações e reforça “compromisso com sustentabilidade”

    As novas instalações marcam um importante marco na construção industrial em Portugal, sendo o primeiro edifício industrial do país certificado com o selo Passive House

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    A empresa Danosa anuncia a inauguração das suas novas instalações em Pombal. Com um investimento superior a 10 milhões de euros, a unidade industrial, totalmente reconstruída e modernizada irá impulsionar a produção de materiais de isolamento térmico, fortalecer a economia circular e contribuir para a descarbonização do sector da construção. Este projecto consolida a presença da Danosa em Portugal, reforçando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

    As novas instalações da Danosa em Pombal marcam também um importante marco na construção industrial em Portugal, sendo o primeiro edifício industrial do país certificado com o selo Passive House. Este conceito de construção de alto desempenho visa a criação de edifícios com eficiência energética, proporcionando conforto e bem-estar aos seus ocupantes, reduzindo as emissões de CO2 e a dependência de combustíveis fósseis.

    Com uma área total de 55 mil metros quadrados (m2), a nova unidade em Pombal está equipada para aumentar significativamente a produção de isolamento térmico XPS e EPS, essenciais para melhorar a eficiência energética em edifícios, ao integrar mais de três mil toneladas de resíduos de EPS na produção de XPS.

    “As novas instalações em Pombal reforçam a nossa capacidade de produção e inovação, e apoiam a nossa missão de criar soluções sustentáveis e integradas para o sector da construção, em paralelo abrem espaço a melhorar o nosso serviço logístico quer pela localização privilegiada quer pelas instalações em si, optimizadas para uma maior eficiência na distribuição dos nossos produtos”, afirma Pedro Ribeiro, country manager da Danosa Portugal.

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    SunEnergy instala mais de 900 painéis na empresa Jamarcol

    Este projecto concretiza-se numa altura em que a Sunenergy está a lançar uma nova linha de soluções de armazenamento de energia para a indústria e empresas em geral, recorrendo a baterias de lítio de grande capacidade

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    A SunEnergy finalizou mais um projecto de autoconsumo de grande dimensão, desta vez, na empresa Jamarcol, uma empresa de Águeda, com quase 50 anos de história.

    Através deste projecto, foram instalados 962 painéis solares fotovoltaicos de 550W cada para produção de energia eléctrica a partir do sol. Com uma potência total de 530 kW, o projecto vai permitir uma redução significativa da factura energética na ordem dos 50 mil euros anuais, bem como uma estimativa de redução anual de 400 toneladas de emissões de CO2. A Jamarcol dedica-se à produção de componentes metálicos conformados, soldados, pintados ou cromados para fornecimento a clientes de diversas áreas de mercado, em especial do sector das motos.

    “A SunEnergy é uma das empresas em Portugal com mais experiência neste tipo de projectos, pelo que esta parceria faz-nos todo o sentido. A sustentabilidade tem sido um tema premente na Jamarcol e estamos entusiasmados por ter dado este passo, que, além de nos permitir reduzir substancialmente a nossa pegada ecológica, vai também contribuir para reduzir a factura energética”, afirma João Dias, da Jamarcol.

    “Continuamos a realizar grandes projectos com grandes empresas, que procuram uma mudança ao nível das fontes de energia, tornando-as mais sustentáveis”, afirma Rui Oliveira, director comercial da SunEnergy. “Este projecto concretiza-se numa altura em que a Sunenergy está a lançar uma nova linha de soluções de armazenamento de energia para a indústria e empresas em geral, recorrendo a baterias de lítio de grande capacidade que permitirão às empresas em geral aumentarem a sua autonomia energética em relação à rede eléctrica”.

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    Adene leva discussão “Pensar a Energia” ao Algarve

    A quarta conferência “Pensar a Energia” realiza-se esta sexta-feira, 18 de Outubro, na Universidade do Algarve. Quatro painéis que abordaram a crescente ameaça das alterações climáticas e a disponibilidade dos recursos naturais, com foco nas implicações para Portugal

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    A Adene realiza, esta sexta-feira, 18 de Outubro, na Universidade do Algarve, a quarta Conferência “Pensar a Energia”, com o objectivo de promover o debate em torno dos “Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável”.
    A crescente ameaça das alterações climáticas e a disponibilidade dos recursos naturais estarão em destaque, com foco nas implicações para Portugal e na urgência de acções para mitigar estas mudanças.

    “A Política do Clima e os Riscos Climáticos” é o primeiro dos quatro painéis, que reúne especialistas da área para discutir os desafios e oportunidades decorrentes da nova ordem geopolítica, da transição energética e da segurança energética.

    Cada vez é mais importante discutir soluções e sensibilizar a participação de todos os agentes da sociedade, desde os governos e empresas até aos cidadãos, para a implementação de medidas eficazes, de forma a garantir a preservação dos recursos hídricos para as próximas gerações. Este é o repto para o debate do segundo painel: “Desafios e Soluções para a Seca no Algarve”.

    Analisar o impacto das dinâmicas económicas globais na energia, avaliar os seus efeitos no mercado de trabalho e abordar os desafios da justiça energética, de forma a garantir o acesso universal à energia de forma equitativa, serão os temas abordados no terceiro painel, “Desigualdade Económica e Social e os Desafios para a Justiça Energética”.

    O encontro encerra com o tema “Energia Inteligente para um Futuro Sustentável”, que aborda o papel da inovação tecnológica na construção de um novo sistema energético, com foco nas energias renováveis e na inteligência artificial.

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    PHC investe 1.4 M€ em novos escritórios no Porto

    Espaço, na Rua de Santa Catarina, expressa o “compromisso com a melhor experiência de trabalho”, num escritórios de 1000 m2 com um modelo híbrido com 50% dedicado à cultura e à colaboração

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    A PHC acaba de inaugurar novos escritórios no coração da cidade do Porto, com um foco no “bem-estar e produtividade” das suas equipas, mas uma atenção muito particular no modelo de trabalho híbrido. As novas instalações, que ficam num complexo de escritórios no nº 1240 da Rua de Santa Catarina, foram desenhadas para o grupo português de software de gestão acredita ser o futuro do trabalho, sendo 50% do novo espaço dedicado à cultura e colaboração e a restante metade para espaços de trabalho de foco.

    Numa altura em que muitos dos gigantes tecnológicos anunciam o regresso total ao escritório, a PHC investe num modelo de trabalho de foco em casa e cultura empresarial no escritório.

    Para isso, o espaço com 1000 metros quadrados (m2) representa um investimento de 1,4 milhão de euros, apresentando muito do que a empresa já tinha apresentado nas premiadas instalações no TagusPark em Oeiras, como um auditório com condições para momentos colaborativos à distância e transmissão livestream, zonas de descontracção e gaming, sala wellness, salas de trabalho temáticas, conforto acústico ou salas de reunião preparadas para reuniões em formato híbrido.

    “Este escritório reforça o nosso compromisso em proporcionar a melhor experiência de trabalho em Portugal, mas vai ainda mais longe no reforço da ligação entre a colaboração presencial com a equipa e os momentos totais de foco em casa. Optámos por ter menos lugares individuais de trabalho e reforçar toda a experiência no local. E, não tenho dúvidas de que é uma verdadeira extensão da nossa house em Oeiras”, refere Rute Ablum, chief management officer da PHC.

    O conceito do espaço é de um “jardim”, com toda uma decoração interior a preceito e espaços temáticos que unem a cultura da PHC. O uso de efeitos para estimular os nossos sentidos, como o olfacto na sala Ant ou a audição na sala Frog, juntam-se à já icónica representação em 3D da cidade do Porto na temática gaming de Minecraft, ou a um espaço de open mic onde qualquer um dos colaboradores da empresa por pegar numa guitarra eléctrica e microfone para um momento de descontração.

    O Garden of Digital Business, nome oficial dos escritórios, é composto por 58 postos de trabalho individuais, cinco salas de reunião em formato híbrido, seis phonebooth, um auditório, uma sala de gaming com ping-pong e videojogos, sala de wellness e bem-estar, estacionamento, espaço exterior, espaço de refeições e vários espaços de lazer.

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    Luís Nascimento, João Sousa, Daniel Beato

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    Smart home: NOS equipa empreendimentos da JPS Group

    A NOS e a JPS Group assinaram uma parceria para integrar soluções de smart home em projectos residenciais de todo o país. Green Valley Oeiras Residence e Herdade Real de Santiago são os dois primeiros empreendimentos do promotor equipados com o sistema NOS Smart Home

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    Ao abrigo desta aliança todos os futuros empreendimentos imobiliários promovidos pela JPS Group serão equipados com o sistema NOS Smart Home, permitindo que os residentes controlem todos os aspetos da sua casa, desde iluminação, à climatização e segurança, através de uma aplicação móvel ou do painel instalado nas habitações, que assenta numa usabilidade simples e intuitiva para o proprietário.

    “Esta parceria com a JPS Group reforça a solidez da nossa proposta de valor para a promoção imobiliária, uma solução que vai liderar uma nova era no setor, onde a tecnologia está cada vez mais presente nas casas dos portugueses. A tecnologia contribui para uma nova forma de viver as habitações, com mais conveniência, conforto ao mesmo tempo que são eficientes e sustentáveis. Estamos orgulhosos de colaborar com um dos principais promotores imobiliários de Portugal e de trazer a tecnologia de NOS smart home a ainda mais pessoas. A casa inteligente é o futuro, mas também já o presente, e parcerias como esta vêm acelerar esta realidade”, afirma Daniel Beato, administrador da NOS.

    Esta parceria arranca já com dois projectos concretos, o Green Valley Oeiras Residence, com um total de 158 fracções com início de construção em breve, e a Herdade Real de Santiago, já em comercialização, situada em Pegões e com um total de 50 hectares entre áreas verdes e de construção. Este ambicioso projecto integrará cerca de 1098 unidades de habitações, entre moradias e apartamentos, e 68 unidades comerciais, para além de diversas comodidades como piscina, campo de ténis, ginásio, serviço de apoio ao domicílio, escola, creche, entre outros. Mais do que um empreendimento residencial, trata-se de um novo conceito de habitação, que permite uma vivência urbana em comunhão com a natureza e agora também com a tecnologia.

    “Acreditamos que a inovação é o caminho para o futuro. A nossa parceria com a NOS vai permitir que os nossos projectos não sejam apenas modernos em termos arquitectónicos, mas também tecnologicamente avançados, garantindo aos nossos clientes uma experiência de habitação completa e alinhada com as tendências do futuro”, afirma João Sousa, CEO da JPS Group.

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    Cleanwatts e Critical Software unem esforços para criar Comunidade de Energia Virtual

    As duas empresas portuguesas uniram forças para promover a sustentabilidade e benefícios para colaboradores da Critical . O objectivo da união é evitar a emissão de 200 toneladas de CO2eq em 2 anos

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    A Cleanwatts, empresa climate tech, e a Critical Software, empresa de software e sistemas de informação, assinaram um Memorando de Entendimento que marca o início de uma nova Comunidade de Energia Virtual (VREC, sigla em inglês). Esta parceria inovadora e pioneira em Portugal visa oferecer aos colaboradores da tecnológica portuguesa acesso a energia renovável local partilhada através das Comunidades de Energia que a Cleanwatts desenvolve e opera.

    Gonçalo Quadros, chairman da Critical Software, explica que “a VREC Critical é a sinergia perfeita entre o compromisso da empresa para com a sustentabilidade e a sensibilização dos colaboradores para a transição energética enquanto usufruem de melhores benefícios. A par desta comunidade pioneira, a Cleanwatts está a promover junto das nossas pessoas acções de sensibilização e promoção de literacia energética de forma a esclarecer dúvidas e a dar a conhecer os impactos positivos, tanto a nível individual como no colectivo.”

    Através da adesão a esta VREC, os colaboradores da Critical Software vão poder poupar, em média, 20 por cento na factura de electricidade, poupança calculada em comparação com as tarifas de mercado. A comunidade vai abranger, de forma integrada, as instalações da Critical Software e as casas dos seus colaboradores que integrem as Comunidades da Cleanwatts mais próximas.

    A Cleanwatts prevê que, entre 2024 e 2025, mais de 40 por cento dos colaboradores da Critical Software em Portugal poderão aderir a esta comunidade virtual, podendo 45% do seu consumo ser proveniente de centrais solares das Comunidades Cleanwatts espalhadas pelo país e assim evitar a emissão de 200 toneladas de CO2eq. Estes resultados serão monitorizados e reportados periodicamente, para assegurar a transparência e compromisso contínuo. Esta agregação é possível através das plataformas de gestão da Cleanwatts, que oferecem uma visão global do número de membros, consumo de energia e emissões de CO2 evitadas por toda a Comunidade da Critical Software. Esta Comunidade Virtual agrega também a Comunidade de Energia de Taveiro, que irá iniciar a sua operação em Outubro, e que inclui os activos energéticos da Critical Software e permite à empresa a partilha de energia entre as suas várias instalações.

    Por sua vez, Luísa Matos, CEO da Cleanwatts, reconhece que “a iniciativa traz benefícios sustentáveis impactantes para os colaboradores da Critical Software, mas também para o ambiente e economia. Acreditamos que mais empresas poderão seguir este exemplo, sendo uma excelente oportunidade para disponibilizar mais vantagens aos seus colaboradores, mesmo quando estes trabalham remotamente, bem como uma ferramenta adicional para ir ao encontro dos objectivos de sustentabilidade das empresas, sobretudo tendo em conta a entrada em vigor da Directiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativo, que esperamos que gere maior preocupação empresarial face às questões ambientais, sociais e de governança”, afiança.

     

     

     

     

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