Forster by Reynaers Group apresenta-se ao mercado português
A aquisição à escala global foi comunicada em 2017 como reforço das posições de liderança da Reynaers Aluminium e da Forster no mercado da construção, nos segmentos do alumínio e aço. A integração tem vindo a decorrer, faseadamente, nos mercados onde o grupo opera
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em Portugal, a Forster está agora fundida na cultura e organização do Grupo Reynaers. Tanto a Forster Profile Systems Portugal como a Reynaers Aluminium Portugal permanecem empresas independentes – com a sua própria oferta de produtos e serviços nos mercados onde se inserem – ambas sob a chancela do grupo.
A Forster Profile Systems desenvolve e produz soluções seguras e energeticamente eficientes em aço e aço inoxidável para janelas, portas e divisórias de interior. Os produtos e soluções Forster para a envolvente do edifício, para aplicações interiores com e sem isolamento térmico e aplicações de segurança, tais como protecção passiva ao fogo, intrusão e bala, satisfazem elevados requisitos. Acessórios e serviços integrados para parceiros de arquitectura, planeamento e construção completam o portfólio.
Como empresa suíça globalmente activa, a Forster é líder nos campos da segurança e protecção passiva ao fogo. Tem as suas próprias filiais e parceiros de vendas em cerca de 30 países da Europa, Médio Oriente e América do Norte. Os sistemas são habilmente transformados localmente por serralheiros, parceiros da marca, aos quais é prestada a formação, o suporte técnico e as ferramentas necessárias para a transformação e instalação à luz das melhores práticas. A Forster é um parceiro no sector da construção e do imobiliário e oferece aconselhamento individual e apoio dedicado, projecto a projecto.
Nível de ouro para a sustentabilidade
A Forster também tem padrões elevados quando se trata de sustentabilidade, seja ao nível de produto, seja ao nível das operações comerciais e industriais. O novo Forster Campus, em construção na Suíça, junto à cidade que viu a Forster nascer, será o primeiro edifício comercial/industrial no país a receber a certificação LEED Gold, mundialmente reconhecida e particularmente exigente no que se refere ao impacto ambiental. Para tal, contribuem vários aspectos como a produção de energia verde e a utilização de materiais de construção sustentáveis, a utilização da água do Lago Constança para arrefecimento e do excesso de calor da produção para aquecimento, sistemas inteligentes de ventilação e, rumo à mobilidade amiga do ambiente, nova paragem de autocarro, parque de bicicletas e frotas eléctricas e híbridas. Adicionalmente, cobertura verde e bacias de retenção visam proteger a fauna e a flora locais.
Ao nível de produto, o aço já é um dos materiais de construção mais sustentáveis por ser 100% reciclável sem perda de qualidade. Contudo, a Forster ambiciona mais e encontra-se já em processo para utilização de aço verde certificado. Também no desenvolvimento de produto, a sustentabilidade está na génese e o design acontece para mitigar a pegada ecológica. Por exemplo, forster unico e forster unico XS são 100% recicláveis, já que a estrutura alveolar do perfil, que permite obter excelentes valores de U (baixa transmissão térmica), não utiliza componentes plásticos, prejudicais ao ambiente.
Portugal é mercado de aposta
Para a Forster a reabilitação urbana, pulsante em Portugal, é uma oportunidade única e claramente identificada.
À tendência crescente para a luminosidade nos espaços interiores a Forster responde com sistemas de aço para divisórias de interior, particularmente minimalistas. Por último, e talvez o mais importante, está identificado um potencial por explorar no mercado nacional quanto às portas técnicas, de uso intensivo, e quanto à segurança passiva ao fogo. Os sistemas em aço também asseguram uma estabilidade incomparável, pelo que se identificou neste segmento um potencial de crescimento promissor.
Em Portugal, a fusão na estrutura da Reynaers Aluminium, embora permaneçam empresas diferentes, aconteceu com o propósito de proporcionar ao mercado uma resposta mais eficiente e integrada. Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, Logística e Qualidade são agora departamentos transversais. Por questões operacionais e de especificidade do portfolio de produtos, mantêm-se autónomas a equipa Técnica, Orçamentação e Comercial.
Diferenciação é determinante para o sucesso
Já à luz da cultura do Grupo Reynaers, a Forster apresenta-se no mercado português sob a crença “Think globally, Act locally” que marca a estratégia de internacionalização do grupo e é à luz da mesma que ambiciona alcançar a liderança do mercado, em 2028. Para tal, a estratégia é crescer sustentavelmente. Próximos e flexíveis. A proximidade e a flexibilidade, que muitas vezes não são favoráveis às empresas multinacionais, são tidas na Forster como condição determinante para alcançar este objectivo. Sobretudo, na fase de fornecimento capacitando o instalador para servir com excelência e responder agilmente aos desafios em obra. Com “report” direto à casa-mãe na Suíça, e a estrutura transversal de suporte consolidada em Portugal, a agilidade e a capacidade de resposta, são assim um grande factor diferenciador.
Competitividade no segmento das soluções de aço de qualidade. A competitividade das soluções assente numa proposta de valor diferenciadora vai naturalmente contribuir para a entrada no mercado português.