‘Primeira Pedra’ encerra com evento de apresentação de livro comemorativo
Patente no Museu Nacional dos Coches desde 23 de Junho de 2022, a exposição agrega as 77 obras originais produzidas durante o programa em mármore, calcário, granito e também em xisto e ardósia, com representação das mais variadas regiões de Portugal
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A exposição Primeira Pedra chega ao fim. Depois de visitada por mais de 100 mil visitantes, a exposição Primeira Pedra 2016/2022 em Lisboa fecha ao público no próximo dia 22 de Janeiro.
A finissage da exposição terá lugar esta terça-feira, dia 17 de Janeiro, com a apresentação do livro comemorativo Primeira Pedra 2016/2022, uma edição sobre os seis anos do programa, e um dos principais registos de todo o trabalho produzido em Portugal, reunindo economia e cultura num desafio internacional, e que deixará seguramente um entusiasmante legado para a posteridade.
O evento conta com presença e participação de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura e, ainda, muitos dos autores que integram a Primeira Pedra, entre os quais os arquitectos Eduardo Souto Moura e João Luís Carrilho da Graça, os artistas Vhils e Fernanda Fragateiro e os designers Pedro Falcão e R2, bem como vários dos empresários do sector e outros convidados do sector diplomático, económico e cultural nacional.
Durante seis anos do programa Primeira Pedra, a indústria nacional da pedra natural uniu-se para uma das maiores iniciativas de sempre no trabalho de promoção do sector da pedra natural português. Um programa que convocou o tecido económico e o sector cultural – a arquitectura, o design e as artes plásticas – reunindo 36 autores de 14 países e 28 empresas nacionais em torno da pedra portuguesa.
Patente no Museu nacional dos Coches desde 23 de Junho de 2022, a exposição agrega as 77 obras originais produzidas durante o programa em mármore, calcário, granito e também em xisto e ardósia, com representação das mais variadas regiões de Portugal, apresentadas em diversos pontos do mundo, como Nova Iorque e São Paulo, Milão e Londres.
Existirá ainda um momento protocolar que assinala o depósito de duas das obras Primeira Pedra ao Museu Nacional dos Coches, a peça “Hell’s Kitchen Bench” da autoria de Álvaro Siza, 2019, e “Petra” da autoria de Alexandre Farto aka Vhils, 2022.
O Programa Primeira Pedra, cofinanciado pelo FEDER no âmbito do Compete2020/Portugal2020, foi promovido pela ASSIMAGRA, associação que representa a indústria portuguesa dos recursos minerais, e concebido pela experimentadesign.