‘Primeira Pedra’ encerra com evento de apresentação de livro comemorativo
Patente no Museu Nacional dos Coches desde 23 de Junho de 2022, a exposição agrega as 77 obras originais produzidas durante o programa em mármore, calcário, granito e também em xisto e ardósia, com representação das mais variadas regiões de Portugal

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A exposição Primeira Pedra chega ao fim. Depois de visitada por mais de 100 mil visitantes, a exposição Primeira Pedra 2016/2022 em Lisboa fecha ao público no próximo dia 22 de Janeiro.
A finissage da exposição terá lugar esta terça-feira, dia 17 de Janeiro, com a apresentação do livro comemorativo Primeira Pedra 2016/2022, uma edição sobre os seis anos do programa, e um dos principais registos de todo o trabalho produzido em Portugal, reunindo economia e cultura num desafio internacional, e que deixará seguramente um entusiasmante legado para a posteridade.
O evento conta com presença e participação de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura e, ainda, muitos dos autores que integram a Primeira Pedra, entre os quais os arquitectos Eduardo Souto Moura e João Luís Carrilho da Graça, os artistas Vhils e Fernanda Fragateiro e os designers Pedro Falcão e R2, bem como vários dos empresários do sector e outros convidados do sector diplomático, económico e cultural nacional.
Durante seis anos do programa Primeira Pedra, a indústria nacional da pedra natural uniu-se para uma das maiores iniciativas de sempre no trabalho de promoção do sector da pedra natural português. Um programa que convocou o tecido económico e o sector cultural – a arquitectura, o design e as artes plásticas – reunindo 36 autores de 14 países e 28 empresas nacionais em torno da pedra portuguesa.
Patente no Museu nacional dos Coches desde 23 de Junho de 2022, a exposição agrega as 77 obras originais produzidas durante o programa em mármore, calcário, granito e também em xisto e ardósia, com representação das mais variadas regiões de Portugal, apresentadas em diversos pontos do mundo, como Nova Iorque e São Paulo, Milão e Londres.
Existirá ainda um momento protocolar que assinala o depósito de duas das obras Primeira Pedra ao Museu Nacional dos Coches, a peça “Hell’s Kitchen Bench” da autoria de Álvaro Siza, 2019, e “Petra” da autoria de Alexandre Farto aka Vhils, 2022.
O Programa Primeira Pedra, cofinanciado pelo FEDER no âmbito do Compete2020/Portugal2020, foi promovido pela ASSIMAGRA, associação que representa a indústria portuguesa dos recursos minerais, e concebido pela experimentadesign.