Arquitectura e design portugueses distinguidos internacionalmente
A arquitectura portuguesa volta a estar em destaque em mais uma edição da Architecture & Design Collection Awards,. Os vencedores da edição de 2022 foram conhecidos no penúltimo dia do ano. Entre os 56 vencedores, distribuídos pelas categorias de arquitectura, design e design de comunicação encontrámos vários projectos nacionais
CONSTRUIR
Trancoso lança concurso para Museu da Cidade por 3,4 M€
AML tem luz verde para construir 10.500 casas
AICCOPN: Valores em concursos públicos atingem em 2024 máximos históricos
‘The Social Hub’ chega ao Porto com novo conceito de hotelaria híbrida
Município de Arganil investe 5M€ na requalificação de Escola Secundária
Engie investe e implementa centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce
C&W e Worx assessoram arrendamento para novo laboratório da Affidea
Fileira Casa leva perto de uma centena de empresas nacionais a Frankfurt
Porto: Antigo Mercado de S. Sebastião dá lugar a novo espaço público
Dossier “Máquinas e Equipamentos”: Num mercado em transformação, aluguer domina e ‘pequenas’ crescem
A arquitectura portuguesa volta a estar em destaque em mais uma edição da Architecture & Design Collection Awards, uma plataforma internacional aberta à criatividade e ao talento. Os vencedores da edição de 2022 foram conhecidos no penúltimo dia do ano. Entre os 56 vencedores, distribuídos pelas categorias de arquitectura, design e design de comunicação encontrámos vários projectos nacionais.
Com assinatura do atelier A2OFFICE, a Casa da Vilarinha arrecadou o prémio “Gold Winner” na categoria “Private Residence Medium Architecture Built”, enquanto que o já premiado Apartamento CR.IS, também com assinatura deste gabinete, foi distinguido com o prémio “Silver Winner” na categoria “Residential Interior Design Built”.
Também no domínio da Arquitectura o gabinete Paulo Martins Arquitectura & Design viu dois dos seus projectos residenciais distinguidos com o prémio “Gold Winner”, o primeiro atribuído a Madalena House, na categoria “Private Residence Large Architecture Built”, o segundo para a RC House, na categoria Private Residence Small Architecture Concept”.
O terceiro nome que destacamos nesta edição é o de Rui Leão arquitecto português e co-fundador, juntamente com Carlotta Bruni, do gabinete LBA Arquitectura e Planeamento, com sede em Macau , que viu o seu edifício de serviços integrados, construído na zona antiga de Macau distinguido com o prémio “Silver Winner”, na categoria “Industrial Architecture Built”. O mesmo edifício recebeu, em Novembro, o prémio “Conservação do Património Cultural na Ásia-Pacífico”, na categoria de Inovação em Construção, atribuído pela UNESCO.
Na área do Design Portugal também teve em destaque arrecadando três “Gold Winners”. O primeiro na categoria “Facade Lighting Design Built”, atribuído à arquitecta Diana Del Negro da Lightware Architecture, pelo projecto de iluminação de fachadas de dois postos de gasolina da BP.
O segundo, na categoria “Art and Luxury Design Built”, a António Adauta pelos seus Quadros a ponto de Arraiolos baseados em mosaicos de Conínbriga. Por fim, na categoria “Pop-ups Design Built”, à equipa da Impactplan art productins pelo seu projecto Umbrella Sky “Flower Power”.
A Architecture & Design Collection Awards é uma competição anual presidida por um júri internacional que distingue projectos de arquitectura e design que se destacam pela sua “inovação, originalidade, valor estético, funcionalidade e integração espacial”, seleccionados entre centenas de candidaturas oriundas de todo o mundo.