CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Kingfisher plc, empresa-mãe da Brico Depôt Ibéria, anunciou os seus marcos e novos compromissos projectados para ajudar os clientes a criar lares mais ecológicos e saudáveis, reparar habitações precárias e lidar com as alterações climáticas e desigualdade.
O grupo assumiu o compromisso de tornar-se numa empresa com emissões líquidas zero em todas as suas operações (escopo 1 e 2) até 2040/41, com o objectivo de apoiar os seus clientes na transição para um futuro mais sustentável. Actualmente, a empresa já reduziu essas emissões em 24,5%, impulsionada pela sua transição para energia 100% renovável, um investimento significativo em termos de eficiência energética e implementação de combustíveis alternativos nas suas frotas de entrega, entre outros. A isto soma-se, também, o compromisso de reduzir as emissões de GEE (escopo 3) dos produtos vendidos e bens e serviços adquiridos em 40%, por cada milhão de libras de faturação até 2025/26.
Na Península Ibérica, 100% da energia utilizada na Brico Depôt Ibéria provém de energias renováveis. Actualmente, esta unidade do grupo conta com cerca de 2.500 colaboradores e 31 lojas em Portugal e Espanha e tem a sua sede em Barcelona. No quadro de estratégia de expansão da Kingfisher, a Brico Depôt Iberia iniciou o seu percurso em Espanha em 2003, com a abertura da primeira loja em Viana (Logroño), e em 2014 em Portugal com a abertura da loja de Loures.
Planeta – Floresta Positiva
Enquanto membro fundador da iniciativa Forest Allies, a Kingfisher investiu em diferentes projectos florestais com o objectivo de apoiar as comunidades nas regiões de maior risco de desflorestação.
Da mesma forma, o Grupo continua a avançar no sentido de utilizar madeira e papel 100% de origem responsável nos seus produtos e catálogos até 2025/26. Na Península Ibérica, 90,7% dos produtos de madeira e papel vendidos são provenientes de fontes responsáveis, como florestas bem geridas ou material reciclado.
Produtos sustentáveis para o lar
Actualmente, 44,1% das vendas da Kingfisher provêm de produtos sustentáveis para o lar, como iluminação LED, produtos para jardim sem químicos ou torneiras economizadoras de água, entre outros. Na mesma linha, a empresa estabeleceu como meta até 2025 que esses produtos representem 60% das suas vendas totais, incluindo 70% para marcas próprias e exclusivas.
Na Península Ibérica, 40% das vendas correspondem a gamas de produtos sustentáveis para o lar.
Compromisso com a comunidade
A Kingfisher continua no caminho certo para ajudar cerca de dois milhões de pessoas que vivam em habitações precárias até 2025, ajudando a melhorar casas e espaços comunitários. Em 2021/22, a empresa investiu um total de 4 milhões de libras em projectos comunitários, melhorando os lares de 800.000 pessoas. Assim, desde 2016/17, o número total de pessoas alcançadas ascende a mais de 1,5 milhões, o que marca um forte avanço em direcção ao objectivo do Grupo. Na Península Ibérica, mais de 540 pessoas já beneficiaram das contribuições da empresa para a comunidade.
Compromisso com a diversidade e inclusão
Em 2021, a representação feminina em todas as funções de direção aumentou de 44% para 50%. Da mesma forma, e no âmbito do Plano de Inclusão e Diversidade do Grupo, a Brico Depôt Ibéria deu mais um passo no seu compromisso com a diversidade e a inclusão através do projecto ‘Construímos Melhor’, uma iniciativa que visa romper com os estereótipos das questões de género associadas ao sector da bricolage e construção e defender um local de trabalho inclusivo e diversificado. Como eixo central dessa iniciativa, criou uma sinalética “Espaço Seguro LGBTI+” para colocar nas suas lojas como reflexo de um ambiente de trabalho seguro.
Além disso, a empresa mãe foi recentemente reconhecida com o prestigiado selo ‘Diversity Leading Company’, que distingue as empresas líderes em matéria de diversidade e com um forte compromisso com a execução de políticas de igualdade, diversidade e inclusão. Paralelamente, recebeu também a distinção ‘Empowering Women’s Talent’, enquanto empresa comprometida com o empoderamento e liderança feminina.
Governance
A partir de 2022/23, a Kingfisher vai integrar medidas de negócio responsáveis no Plano de Desempenho Partilhado, que será atribuído aos membros do Grupo com liderança sénior.
De acordo com Thierry Garnier, CEO da Kingfisher plc, “temos o compromisso de contribuir para a luta contra as alterações climáticas, estabelecendo metas de curto e longo prazo: no curto prazo, estamos no caminho certo para reduzir as nossas emissões de carbono, em linha com os esforços globais para limitar o aquecimento abaixo de 1,5°C até 2025; e no longo prazo, comprometemo-nos a atingir emissões líquidas zero até 2040”.
“Ajudar os nossos clientes a criar lares mais sustentáveis é outra das nossas principais prioridades. Acreditamos que todos merecem um lar mais “verde” e saudável, confortável para viver e, que por sua vez, utilize produtos sustentáveis, ajudando-os a economizar energia e dinheiro. No contexto actual, em que o aumento dos preços da energia se tornou muito importante, a eficiência energética no lar nunca foi tão relevante”, acrescenta este responsável.
“Ainda há muito a ser feito, mas já percorremos um longo caminho desde o ano passado, não apenas com o nosso progresso na redução das emissões de carbono, mas também com o nosso trabalho para nos tornarmos numa empresa mais inclusiva e com o nosso compromisso para ajudar a comunidade. Ser uma empresa responsável está no centro da nossa estratégia ‘Powered by Kingfisher’. Ao unirmos os colaboradores em torno das nossas ambições, enquanto empresa responsável, e ao integrarmos os nossos objectivos nas nossas estruturas de recompensa e processos de governance, estamos comprometidos em utilizar o nosso conhecimento, experiência e escala para alcançar mudanças positivas para todos”, conclui Thierry Garnier.