Conferência: Sines, a infraestrutura da transição digital da Europa e do mundo
A Conferência sobre Sines, a infraestrutura da transição digital da Europa e do mundo decorre dia 11 de Janeiro. Em análise estarão os investimentos e projectos futuros. O evento conta com a participação dos investidores internacionais
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) é a maior área de acolhimento empresarial de Portugal, gerida pela aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços S. A., e recebe a segunda grande conferência “Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform”. O encontro que terá lugar no dia 11 de Janeiro é exclusivamente dedicado à infraestrutura da transição digital.
Nesta conferência irão ser partilhados os investimentos futuros e discutido o potencial geoestratégico da ZILS para o estabelecimento de mais players na área das infraestruturas de dados. A expectativa é que Portugal possa vir a dar um contributo importante na implementação da Estratégia Europeia de Dados e na criação um mercado único de dados que garanta a competitividade global e a soberania da Europa, com enfoque na conectividade internacional através de cabos terrestres e submarinos, centros de dados e outras tecnologias que complementam a visão de uma União Europeia unida e virada para o exterior.
Durante a presidência portuguesa da União Europeia, a Plataforma Atlântica de Dados foi reforçada, com a entrada em operação do cabo Ellalink, um investimento de 150 milhões de euros cofinanciado pela União Europeia, ligando a Europa (em Sines) à América do Sul (em Fortaleza), mas também pelo surgimento de projectos de centros de dados, de que é exemplo o maior campus de dados alimentado por energias renováveis da Europa, o START Campus, um investimento de 3.500 milhões de euros. A organização sublinha que “outros investimentos serão anunciados em breve”.
Na conferência, que decorrerá em formato híbrido participarão entre outros os CEO da START – Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus, Afonso Salema, da Medusa Submarine Cable System, Norman Albi, da EllaLink, Philippe Dumont. O evento irá contar ainda com a participação de Alberto Passos, director Comercial na IP Telecom, Enrico Banfi, VP EMEA & APAC na Alcatel Submarine Networks, Olivier Labbe, director geral da CAP DC e Rui Ribeiro, director geral da IP Telecom. O encontro será encerrado por Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização. Para além dos investimentos futuros e projectos estará também em análise a “Regulação e Licenciamento Nacionais”.
A aicep Global Parques desenvolve o Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, um ecossistema digital capaz de oferecer uma solução totalmente integrada e atractiva de investimentos em estações de amarração de cabos submarinos de telecomunicações, bem como a instalação e operação de centros de dados, desenvolvendo assim em Portugal uma infraestrutura que impulsiona a nossa economia digital. Esta iniciativa é organizada no âmbito do programa Invest in Alentejo, liderado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, cofinanciado pelo Alentejo 2020.