CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O projecto de design de iluminação do empreendimento Duque 70, em Lisboa, concebido pelo grupo português ARTsolutions foi distinguido nos “LIT Design Awards 2021”, o concurso internacional onde são distinguidos e reconhecidos os melhores designers internacionais de iluminação.
O projecto Duque 70 constituiu numa reabilitação única de quatro prédios históricos no coração da capital portuguesa, onde prevalecem as fachadas “art déco”. O projecto é da Habitat Invest e conta com a assinatura do gabinete Santa-Rita Arquitectos. Os 52 apartamentos que fazem parte deste aglomerado habitacional, abraçam um jardim com piscina privativa e contam com três andares subterrâneos de garagem equipados com carregadores eléctricos, a fim de responder a uma demanda cada vez maior dos moradores por esse tipo de solução. A arquitectura procurou preservar as linhas originais de todas as fachadas, ao mesmo tempo em que proporcionava o desenvolvimento de todas as necessidades e funcionalidades de uma vida urbana moderna.
“A ARTsolutions enquanto responsável pelo projecto de Iluminação teve como objectivo principal reforçar a arquitectura do edifício utilizando iluminação dramática nas suas fachadas e reforçando os elementos arquitectónicos mais proeminentes, sem nunca esquecer o contraste fundamental para algumas áreas interiores. Destacamos a fachada principal, onde usamos barras de LED e apontamentos dos elementos mais marcantes e singulares do edifício”, explica Tiago Costa, CEO da ARTsolutions.
Apesar de ter completado apenas 12 anos, a empresa portuguesa, conta já com várias distinções internacionais, entre elas o “European Property Awards”, o “Best European Resort”, o “Airports going Green” conquistado por três vezes na América Latina, e no ano passado o “LUXlife Awards UK – Best International Lighting Design – Southern Europe”.
“A ARTsolutions group vai ao encontro de soluções estudadas minuciosamente para aportarem valor acrescentado na vertente emocional e na reacção comportamental na utilização do espaço arquitectónico. Procuramos a melhor conjugação dos vários tipos de iluminação, conjugando as tendências da arquitectura e correspondendo às necessidades dos clientes. O objectivo da empresa é gerar emoções com a iluminação, melhorar o conforto no espaço e ajudar a dinâmica de vendas, da manutenção e dos custos de investimento» explica Tiago Costa que adianta que este novo galardão traz “mais responsabilidade ao colocar a ARTsolutions num patamar de excelência e singularidade”.
A ARTsolutions conta no seu portfólio com diversas participações na área de “lighting design” em mais de uma centena de obras emblemáticas em três continentes, como o SottoMayor Residências em Lisboa, o Sky Towers em Luanda, o Hotel InterContinental no Porto e em Cascais, o Hotel Porto Bay Rio de Janeiro e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão).