CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Carmo Wood prevê facturar 90 milhões de euros no final deste ano, um crescimento global de 35% face a 2020.
Parte do crescimento do grupo portuguesa que actua no segmento de madeiras, é atribuído à Carmo France, o ramo da grupo que actua na área agrícola, mais concretamente vitivinícola, neste país europeu e que desde 2019 tem registado um forte crescimento. Em 2020 a empresa teve uma facturação de 16 milhões de euros, o que representou um crescimento de 30% face a 2019 e deverá fechar 2021 com um aumento de 41% face ao período homólogo. Esta empresa do Grupo Carmo Wood representa já 20% do negócio global.
“Quando, na década de 80, resolvemos entrar no mercado francês, eramos apenas uma pequena empresa familiar com fortes ambições e know-how. França tinha um potencial gigante para a Carmo Wood no segmento agrícola já que os produtos que desenvolvíamos não existiam, à data, nesse país. O sucesso da nossa estratégia é, na verdade, uma história de empreendedorismo nacional já que, não obstante os enormes desafios, somos há largos anos líderes de mercado em França no segmento de estruturas para suporte agrícola em madeira”, refere Jorge Milne e Carmo, Presidente Carmo Wood.
A Carmo Wood fornece, há mais de 40 anos, os postes de madeira tratada que sustentam as vinhas de marcas tão reputadas como a Moët et Chandon, a Conhac Hennessy, a Richard, a Chateau Latife Rothchild ou a Chateau Petrus, entre muitas outras. O sucesso da Carmo neste segmento foi tão relevante que o que antes se chamava “Piquets” passou mesmo a ser chamado de “un Carmo”.
Uma história familiar, que se tornou um sucesso empresarial
Na década de 80, era a Carmo Wood uma startup com a unidade criada de raiz em Pegões, a então denominada A. Milne Carmo, SA, quando os seus dois gerentes, Alfredo Milne e Carmo e Jorge Milne e Carmo, pai e filho, decidiram aventurar-se por terras francófonas em busca de mercado que então escasseava em Portugal.
Os estudos de mercado e conhecimento próprio dos mercados vitícolas franceses da época indicavam que o desenvolvimento da plantação de vinha evoluiria para estruturas mais resistentes e duradoras, pois assim o exigiam as recentes máquinas de vindimar que substituíam a todo o vapor a escassa mão-de-obra.
Os dois gerentes rumaram à feira do momento, a primeira edição do SITEVI, em Montpellier, onde visitantes de todo o mundo vitivinícola apareceram admirados pela novidade de um poste em pinheiro tratado em profundidade com produtos preservadores para durar 40 anos, usando técnicas que eram ainda desconhecidas neste mercado. Note-se que a Carmo Wood era a única empresa portuguesa expositora neste certame.
Desde logo, a empresa conseguiu acordos para experimentação por parte de agricultores tidos como mais inovadores. Assim se dava início ao sucesso sustentado da pioneira Carmo Wood em França. Fruto do seu crescimento contínuo, a Carmo Wood acabou mesmo por abrir uma empresa para gerir o negócio localmente, a Carmo France situada em Bordeaux.
A Carmo Wood cobre todos os mercados de estruturas vitícolas e arborícolas em todos os sectores franceses com posições maioritárias contra concorrentes alemães, franceses, espanhóis, etc… (Bordéus, Borgonha, Cognac, Champagne, Alsácia e todos os demais). Na arboricultura, o “Midi” Toulouse Montandon, Bouches-du-Rhône e a zona de Nantes entre outras de menor dimensão.
Hoje, os postes de madeira Carmo Wood sustentam as vinhas de algumas das mais importantes marcas internacionais, sendo que a empresa opera ainda nos mercados de fruticultura, de arboricultura e de ganadaria, todos em franca expansão.
Com sede em Portugal, Lisboa, a Carmo Wood dispõe de quatro unidades fabris, todas localizadas em território nacional – Pegões, Almeirim e Oliveira de Frades – que produzem para os mais de 40 países onde opera.