CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A District 2020 – a futura cidade human-centric desenvolvida a partir da Expo 2020 Dubai – acaba de anunciar a sua participação na Web Summit Lisbon 2021. A presença deste projecto resultante da Expo no evento anual integra-se no esforço de conexão com empresas globais orientadas para a tecnologia, de forma a apresentar oportunidades e assim fazer parte de um ecossistema de inovação com vários stakeholders e de uma comunidade em que empresas de várias dimensões podem beneficiar da intercooperação e impulsionar o seu crescimento.
Enquanto “city of firsts” ou “cidade de estreias”, a District 2020 vem concretizar as aspirações da Expo 2020 Dubai, procurando criar o ambiente de um “laboratório vivo” que reúna uma comunidade diversificada de stakeholders e outras partes interessadas para encorajar o empreendedorismo, a cooperação e a criatividade. Vem assim reflectir a visão futurística do Dubai e a sua agenda de inovação, evidenciada por iniciativas como a Dubai Blockchain Strategy, a UAE Strategy for Artificial Intelligence 2031, a Dubai10X, a UAE Innovation Strategy e o UAE Centennial 2071, entre outras.
Numa altura em que a Expo 2020 celebra a sua Urban & Rural Development Week (Semana de Desenvolvimento Urbano e Rural), de 31 de Outubro a 6 de Novembro, uma das dez Semanas Temáticas realizadas durante a Expo 2020 para abordar desafios globais, a equipa da District 2020 estará em Lisboa, onde vão apresentar a sua oferta, “com o objectivo de criarem ligações com o líderes da indústria, startups, académicos, capitais de risco, incubadoras, aceleradores e muitos outros intervenientes que se encontram a apostar na inovação de soluções para sectores-chave, como logística inteligente, indústria 4.0, mobilidade inteligente, smart cities e avançadas tecnologias como a IA, IoT e impressão 3D”.
Com realização prevista de 1 a 4 de Novembro, o Web Summit pretende reunir empresas e entidades de diversos sectores e níveis da indústria tecnológica global. A District 2020 contará assim como um completo programa de masterclasses, com speakers que fazem parte da sua crescente rede global, incluindo a Siemens – Infrastructure Digitalization Partner da Expo 2020 e um dos elementos-base da District 2020 – a start-up norte-americana Genome, a britânica Connected Places Catapult e a Global Venture Alliance, sediada na Rússia.
A primeira masterclass apresentada pela District 2020 – “Creating a blueprint for a human-centric future city” – vai explorar a forma como as cidades poderão ser renovadas num contexto pós-pandémico. Nadimeh Mehra, vice-presidente do Transition Unit do District 2020, contará com a companhia de Oliver Kraft, executive vice-presidente, Expo 2022 – Siemens, para discutir a sua missão partilhada por um futuro mais inteligente, habitável e sustentável. Enquanto Official Infraestructure Digitalization Partner da Expo 2020, a Siemens encontra-se a remodelar o futuro dos ambientes urbanos, aplicando soluções inovadoras, como a plataforma MindSphere IIoT. A Siemens vai estabelecer a sua sede global para aeroportos, carga e logística portuária no District 2020, e encontra-se entre vários elementos-base que desempenharão um papel fundamental na promoção de oportunidades de crescimento a longo prazo.
A segunda masterclass, intitulada “Curating a multi-stakeholder global innovation ecosystem”, verá a District 2020 reunir os seus parceiros e um painel de especialistas globais, incluindo a Siemers, Startup Genome e Connected Place Catapult, para explorar a sua abordagem progressiva de design-thinking e reunir ideias para a criação de um ecossistema de inovação orientado para um propósito, habilitado por tecnologias avançadas para acelerar o progresso em sectores de alto crescimento.
A masterclasse final será “Start-ups Scaling their Business in Dubai” e prestará atenção para as oportunidades incomparáveis para start-ups e pequenos negócios no Dubai. A conversa, mediada pela District 2020 em colaboração com a Startup Genome, inclui uma visão do estudo do último Top 100 Emerging Ecosystem, que atribuiu o 11.º lugar ao Dubai enquanto ambiente ideal para start-ups e pequenos negócios prosperarem. Expandindo a partir daqui, a District 2020 vem demonstrar como é que procuram fornecer uma plataforma de lançamento ideal para crescer no Dubai e garantir acesso a novos mercados e oportunidades, dentro de uma comunidade única com o perfil trabalhar-viver-explorar.