
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O 8ª Avenida, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, acaba de ser distinguido com um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente – BREEAM, com classificações de Excelente, para as categorias Desempenho de Activos e Gestão de Edifícios.
Este sistema, desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objectivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.
“A presente certificação permite afirmar uma tendência que se tem vindo a confirmar no 8ª Avenida, reforçando o empenho de toda a equipa, em conjunto com a CBRE, para que este seja um espaço cada vez mais sustentável. Este reconhecimento e certificação reforçam também a segurança e a confiança junto de todos aqueles que nos visitam diariamente”, justifica Sérgio Queirós, director do 8ªAvenida.
Inaugurado em Setembro de 2007, o 8ª Avenida é o único centro comercial e de lazer de São João da Madeira. Com 120 lojas, 5 salas de cinema e 1.700 lugares de estacionamento gratuito, o centro incorporou em 2017 a nova unidade hospitalar do Trofa Saúde Hospital. O 8ª Avenida dispõe ainda de um conjunto de serviços amigos do ambiente, nomeadamente, um posto de carregamento automático para veículos eléctricos.
A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – “Nova Construção”, monitoriza o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projecto e construção, a de “Em Uso” que mede o mesmo parâmetro, que incluem as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo e “Remodelação”.
Esta certificação permite a proprietários e inquilinos avaliarem as práticas de gestão do edifício, desenvolverem planos de acção que permitam a melhoria da mesma, desenvolvendo uma avaliação comparativa com outros edifícios. Através deste sistema estes imóveis irão beneficiar de uma redução de custos operacionais, redução do impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço a responsabilidade corporativa e, consequentemente, aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresa mais sustentável.