
CONSTRUIR
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
Teixeira Duarte lança novo projecto residencial em Benfica
Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria
Príncipe Real recebe nova loja da Manteigaria
Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão
Risco de crédito no sector da construção aumenta face aos desafios
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
A Soladrilho, especialista no sector de pavimentos e revestimentos cerâmicos extrudidos, decidiu reforçar a aposta na sustentabilidade energética, através de uma parceria com a Helexia, que vai permitir a instalação de uma central fotovoltaica com uma potência de 537 kWp e uma produção anual estimada de 829 MWh. A instalação da central fotovoltaica e a renovação das coberturas representa um investimento de aproximadamente 800 mil euros por parte da Helexia.
Com esta instalação a Soladrilho vai evitar a emissão de 373 ton CO2/ano, o equivalente a plantar 9600 arvores/ano ou ao consumo energético de 166 agregados familiares.
O contrato foi celebrado no final de Julho e a instalação da central ficará concluída até final do ano. Neste projecto foi englobada a remoção de 11.200 m2 de coberturas de fibrocimento, que serão substituídas por coberturas em painel sandwich, com um duplo benefício, elimina-se um factor de risco e produz-se energia limpa.
Segundo Luis Pinho, country director da Helexia Portugal é “um orgulho estabelecer esta parceria com a Soladrilho, reforçando a sua aposta na sustentabilidade, e contribuição da transição energética, económica e ecológica do sector produtivo e exportador nacional”.
O consumo de energia representa cerca de 30% na estrutura de custos, sendo que a Soladrilho já possui uma unidade de cogeração alimentada a gás natural, cuja electricidade é vendida à rede, com aproveitamento do calor no processo produtivo. Com a instalação da central fotovoltaica para autoconsumo, a Soladrilho deixa clara “a importância da sustentabilidade energética, e que no seu ADN industrial incorpora a inovação, a sustentabilidade e a qualidade como factores diferenciadores num mercado global e competitivo”.