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A pandemia ditou o adiamento das principais feiras internacionais sectoriais e as industrias estão a redescobrir o potencial da sua presença online. A APIMA vai canalizar dois milhões de euros para cinco acções de promoção internacional que têm no digital o seu foco. O montante agora despendido resulta da realocação de verbas anteriormente destinadas à presença em feiras internacionais anteriormente canceladas, como a “2iSaloni Milano” ou a “ICFF New York”. As acções contemplam a divulgação das empresas da Fileira Casa em três plataformas digitais internacionais a MOM, Archiproducts e a BIMobject, o reforço e melhoria da comunicação e imagem e a criação de uma exposição virtual na app Furniture PT.
“Na última década, a Fileira Casa Portuguesa, através de um conjunto de certames e missões empresariais, alcançou um reconhecimento e posicionamento internacionais que não poderão ser minorados, face às limitações actuais. O mercado premiará os países e as empresas que demonstrarem maior resiliência e agilidade, pelo que acreditamos que esta redefinição da estratégia criará as condições necessárias para que o tecido empresarial nacional continue a projectar-se com qualidade e diferenciação a nível externo”, justifica Joaquim Carneiro, presidente da APIMA.
Estas indústrias somaram, em 2018, cerca de 2,5 mil milhões de euros em exportações, o que representa 4, % do total nacional. Em cinco anos, os Projectos Conjuntos de Internacionalização da APIMA já resultaram em 45 milhões de investimento na promoção externa. As acções incluídas neste Projecto são financiadas a 50% pela Associação, com o apoio da AICEP e do COMPETE 2020. O valor destinado a estas novas iniciativas poderá ainda ser aumentado, em função da evolução da situação sanitária e das respectivas medidas de segurança e mitigação.
A plataforma MOM foi criada pela organização da Maison & Objet, uma das principais feiras sectoriais do mundo, como resposta à necessidade de expositores e profissionais de divulgarem os seus produtos e estabelecerem contactos comerciais ao longo de todo o ano, diminuindo a dependência do evento presencial. Actualmente, conta com cerca de meio milhão de utilizadores registados, entre retalhistas, distribuidores, designers e empresários, que realizam mais de 2,5 milhões de visitas anuais ao website. As empresas portuguesas que pretendam aderir à MOM poderão optar por um dos três pacotes negociados pela APIMA, que variam no número de produtos expostos e destaque nas acções de marketing.
A Archiproducts é o maior canal digital mundial para os sectores da arquitectura e do design, com dez mil fabricantes e mais de 2,7 milhões de profissionais inscritos. Anualmente, são registadas mais de 30 milhões de visitas, impulsionadas pelas completas campanhas de marketing que a plataforma proporciona aos expositores. A proposta da APIMA e da AICEP contempla, para as empresas portuguesas que pretendam aderir à Archiproducts, a possibilidade de exporem, a nível mundial, um total de 200 produtos, por um período de um ano.
A BIMobject é o website líder mundial em conteúdos BIM (Building Information Modeling). Esta metodologia consiste na construção de um modelo virtual, tridimensional, dos aspectos físicos e funcionais de uma construção, contendo toda a informação relativa às características de cada uma das suas componentes construtivas. Pelo realismo e profundidade da informação, esta metodologia permite uma divulgação e colaboração internacional, célere e ágil, dos produtos, conectando fabricantes a arquitetos, designers, decoradores e empresários. Com cerca de dois milhões de utilizadores, a BIMoject tem vindo a bater recordes de visitas e de downloads de materiais, durante o atual período de pandemia. A APIMA e a BIMoject estabeleceram um protocolo de colaboração para a adesão das empresas nacionais em condições muito vantajosas. A este título, as duas entidades dinamizam, esta quinta-feira, um webinar dedicado à apresentação do software e das valências do mesmo.
Outra das novidades da nova estratégia internacional prevê uma Exposição Virtual do Portuguese Home Life Style na aplicação Furniture PT, onde cada empresa poderá integrar um espaço onde divulgará o catálogo de produtos, novas colecções, novidades e acções comerciais, desde vídeos a eventos digitais e notícias.
A promoção da presença nestes canais internacionais exige que as empresas expositoras possuam conteúdos de imagem e de vídeo de alta resolução, capazes de valorizar a qualidade e a estética dos produtos nacionais. Nesse sentido, a redefinição do Projecto Conjunto de Internacionalização prevê o investimento na criação de fotografias de produto em alta definição, bem como na gestão da comunicação e de social media.