‘Espacio Futura’ da Veka recebe classificação Passivhaus Premium
Localizado nas instalações da empresa Veka em Burgos, foi construído em 2018 e certificado como Passivhaus. Agora, cinco anos depois, alcançou a classificação Premium, tornando-se no primeiro edifício não residencial a receber este certificado em Espanha

CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
O Espacio Futura, o edifício arquitectónico que a empresa alemã Veka utiliza como ponto de encontro e divulgação de conhecimentos no mundo da construção sustentável e no mundo das janelas, em particular, evoluiu de um edifício passivo para um edifício positivo, ou seja, um edifício que produz mais energia do que consome.
Localizado nas instalações da empresa em Burgos, foi construído em 2018 e certificado como Passivhaus. Agora, cinco anos depois, alcançou a classificação Premium, a mais alta em edifícios Passivhaus, graças à utilização de energia solar.
“Seguindo a evolução das normas de construção e ambientais, e em linha com a cultura ambiental da empresa, incluímos uma instalação fotovoltaica no edifício que produz 15 Kw/h, dos quais apenas consome 0,35 kw, o que nos permitiu obter a certificação Passivhaus Premium. O excedente é utilizado para carregar veículos eléctricos e para extrudir perfis de PVC na fábrica ao lado do edifício”, explica Luis del Fraile, director-geral da Vekaplast Ibérica.
O edifício inclui um showroom de produtos e é um espaço aberto a todos os profissionais do sector, empresas de construção, promotores, arquitectos e fabricantes de janelas, entre outros. Acolhe, também, cursos Passivhaus para viver a experiência de ser oficialmente certificado num edifício Passivhaus.