AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
A parceria anunciada resulta da aquisição de duas unidades adjacentes em Carnaxide que a AtlasEdge fez em Abril do ano passado e, uma vez concluído o projecto, serão um campus de data centres de última geração em Portugal, totalmente alimentado por energias renováveis e que disporá de uma capacidade instalada para fornecer mais de 20 MW de carga IT

CONSTRUIR
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
A especialista europeia de centros de dados, AtlasEdge, anuncia uma parceria estratégica com a Colt Technology Services. Esta colaboração, baseada em Portugal, alia o data center da AtlasEdge em Lisboa, que utiliza energias 100% renováveis, com a poderosa rede de banda larga e de baixa latência da Colt.
A parceria anunciada, resulta da aquisição de duas unidades adjacentes em Carnaxide que a AtlasEdge fez em Abril do ano passado. Uma vez concluído este projecto, a AtlasEdge passará a dispor de um campus de data centres de última geração em Portugal, que será totalmente alimentado por energias renováveis e que disporá de uma capacidade instalada para fornecer mais de 20 MW de carga IT. Esta constitui a última etapa de uma “ambiciosa” estratégia de crescimento no contexto da qual, a AtlasEdge irá investir mais de 500 milhões de euros em Portugal, um mercado que considera “estratégico”, sendo “um importante hub de cabos submarinos e o quarto maior produtor mundial de energia solar e eólica”.
Portugal tem como objectivo estratégico para 2025 acelerar a implementação de infraestruturas digitais críticas que permitam desbloquear a conectividade e a automação em tempo real, privilegiando as tecnologias verdes e emergentes tais como as redes híbridas, a IA, o IoT e o 5G. Desta forma, o crescimento económico será significativamente impulsionado, em particular nos sectores da banca, energia, cuidados de saúde, seguros, telecomunicações e indústria.
A rede de fibra da Colt, a sua liderança mundial em ligações de ponta seguras, a par do seu compromisso em colocar os clientes em primeiro lugar e oferecer-lhes soluções ágeis de banda larga nos principais centros empresariais em todo mundo, foram as razões pelas quais a AtlasEdge elegeu a Colt como sua parceira.