CESAE Digital investe 3,5 M€ na requalificação da ‘Fábrica de Santo Thyrso’
O projecto, que resulta de uma parceria entre a CMST, o CESAE Digital e o IEFP, tem um investimento total de 8.438 milhões de euros, ao abrigo do PRR, dos quais três milhões e meio de euros são dedicados à requalificação do edifício

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A ‘Fábrica de Santo Thyrso’ será o primeiro Centro de Formação de Competências Digitais descentralizado do País. O projecto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST), o CESAE Digital e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem um investimento total de 8.438 milhões de euros, ao abrigo do PRR, dos quais três milhões e meio de euros são dedicados à requalificação do edifício.
Com o nome Thyrso Digital, o novo Centro de Formação de Competências Digitais nasce para reforçar a importância do digital no tecido empresarial e na qualificação de talento, promovendo também sinergias com parceiros tecnológicos.
Instalado em quatro edifícios, a ‘Fábrica de Santo Thyrso’, contará com uma área total de cerca de três mil metros quadrados (m2), distribuída por 18 salas de formação, das quais 11 serão dedicadas à qualificação de jovens e adultos. Além disso, incluirá cinco laboratórios altamente especializados em áreas como a cibersegurança e a inteligência artificial, potenciando dinâmicas de inovação e de apoio a todo o ecossistema da Fábrica. No total, serão criados 444 postos de formação, consolidando este espaço como um polo estratégico para o desenvolvimento de competências digitais no País.
“As potencialidades do novo espaço que será desenvolvido na Fábrica de Santo Thyrso, já por si uma localização multicultural de grande relevância regional, garantem um futuro alinhado com o desafio estratégico do país na qualificação intensiva das pessoas. Garantem também numa nova geração de serviços de apoio à transformação digital das nossas empresas e à sua modernização, através da progressiva digitalização dos seus modos de trabalho, dos seus negócios e, sobretudo, da capacitação dos seus trabalhadores”, afirma Luís Manuel Ribeiro, presidente do CESAE Digital. Acrescenta, ainda, que “as melhores políticas públicas são sempre aquelas que apostam na valorização das pessoas e na criação de mais e melhores empregos”.