Casa da Arquitectura anuncia mostra dedicada a Paulo Mendes da Rocha
A 26 de Maio arrancam duas exposições dedicadas ao Pritzker brasileiro: “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha, uma Retrospetiva”, onde é dado a conhecer o “imenso” acervo entregue à CA e “Paulo”, na Galeria da Casa, que oferece ao visitante “a oportunidade de ter com o arquitecto brasileiro uma experiência mais íntima”

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
2023 será o ano do arquitecto Paulo Mendes da Rocha na Casa da Arquitectura (CA), anunciou aquela entidade. Para o efeito arrancam, a 26 de Maio, duas exposições dedicadas ao Pritzker brasileiro.
Percorrendo sete décadas de actividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha, uma Retrospetiva” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman, o projecto expositivo é de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, na Nave Expositiva.
Na Galeria da Casa, a exposição intitulada “Paulo”, oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquitecto brasileiro uma experiência mais íntima, permitindo-lhe ouvir a sua visão do mundo e as suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que no fundo, explicam a sua obra. Com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira, o projecto expositivo é de Ricardo Bak Gordon.
Paralelamente a estas duas exposições vai decorrer um programa de actividades, com curadoria do arquitecto Nuno Sampaio, director-executivo e comissário-geral da CA, e da arquitecta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha, e que irá contar com debates, conferências e visitas de obra.
O Prémio Pritzker 2006, que foi primeiro associado honorário da Casa da Arquitectura em Setembro de 2018 e o mais recente galardoado com a medalha de ouro do Congresso da UIA – União Internacional de Arquitetos, faleceu a 23 de Maio de 2021.