Design com a natureza em Milão
A grande instalação do arquitecto italiano Mario Cucinella para a 60ª edição do Salone del Mobile.Milano é um ecossistema virtuoso que representa o futuro da maneira como vivemos hoje

CONSTRUIR
O Design with Nature suscita muitas sugestões e reflexões, sobre ética, circularidade, espaço doméstico, arquitectura participativa e regeneração urbana. É um exercício de design e emotivo em busca da reciclagem e upcycling, ilustrando a possível reconciliação do homem e da natureza, entrando no debate sobre a importância de uma vida sustentável.
A 60ª edição do Salone del Mobile.Milano voltará a explorar a relação entre a natureza e a forma como vivemos, com uma grande exposição/instalação que oferecerá gatilhos para a reflexão sobre o futuro da prática do design. De 7 a 12 de Junho, o Pavilhão 15 da S.Project acolhe o Design with Nature: um projecto desenvolvido com o arquitecto Mario Cucinella, que explora os temas da economia circular e da reutilização, partindo da ideia de que as cidades podem ser possíveis “reservas” do futuro, onde a maioria das matérias-primas utilizadas na construção poderia ser adquirida. Visto desta perspectiva, as áreas urbanas podem se tornar genuínas, novas oportunidades para reduzir o impacto ambiental.
A instalação canaliza três temas principais: transição ecológica, a casa como elemento urbano primordial e a cidade, abrangendo uma grande área que se transforma em paisagem e, simultaneamente, refúgio de discussão, partilha, leitura, reflexão e trabalhando.
É uma peça substancial, porque, após os acontecimentos dos últimos anos, redescobrimos o valor da sociabilidade, embora seja necessário construir um novo equilíbrio. Um novo equilíbrio entre os espaços em que vivemos e as áreas que ocupamos, tanto em pequena escala (das casas às cidades) quanto em grande escala (planeta), com os recursos de que dispomos. Daí a visão de um ecossistema, como descreve o arquitecto fundador e director artístico de Mario Cucinella Architects: “Um grande espaço atento ao design e ao meio ambiente, dedicado à nova sociabilidade. Uma instalação em que a palavra “ecossistema” é fundamental e com a qual pretendemos mostrar que a nossa visão de futuro tem de ser ecossistémica e capaz de reunir conhecimentos, competências e tecnologias para uma nova geração de materiais e design“.
Assim, como tudo o que compõe a natureza muda, tem mais de uma função e mais de uma vida, o mesmo vale para os componentes do Design com a Natureza, um conjunto de formas e funções que encontrará novas vidas e novos destinos: uma pequena biblioteca para uma escola, uma sala de aula, uma cadeira para um espaço público, uma mesa para um laboratório. Os materiais desta estrutura arquitectónica derivam de cadeias de suprimentos naturais – demonstrando que a transição ecológica já está em andamento e que os negócios podem ser os catalisadores dessa mudança – ou de resíduos reciclados e reciclados. As cidades são ricas fontes desta última, verdadeiras reservas de recursos e materiais recuperáveis por processos circulares.
O Design with Nature mostrará, assim, que podemos encontrar uma forma diferente de construir e criar produtos em conjunto com a natureza, sem continuar a consumir matérias-primas, mas desencadeando comportamentos ecológicos virtuosos. Trabalhando com a natureza, vamos reconstruir com ela uma nova, fundamental e vital amizade.