Análise: Portugueses repensam prioridades nas obras em casa durante a pandemia
Dados da plataforma Habitissimo revelam os 10 serviços mais procurados no último ano e o impulso da digitalização ao sector
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
A pandemia alterou fortemente as decisões dos portugueses em relação às obras e intervenções consideradas prioritárias em casa. Esta é a principal conclusão resultante da análise dos cerca de 100.350 pedidos de orçamento geridos pela plataforma digital de construção Habitissimo em 2020.
Face ao top-10 de serviços mais solicitados em 2019, o ano passado destacou o desempenho de áreas novas, como a Construção de Área de Lazer/Desportiva, a Construção de Garagem, o Controlo de Pragas, a Segurança Contra Incêndio e a Serralharia, categorias que cresceram, em média, mais de 400%, confirmando o alinhamento da resposta da plataforma com as necessidades reforçadas pela pandemia.
Na segunda metade dos dez serviços mais procurados em 2020 constam serviços pré-existentes no Habitissimo, como a Construção de Piscina, a instalação de sistemas de Domótica e Automatismos, as intervenções em Telhados, os trabalhos com Topógrafos e com Engenheiros, num crescimento médio verificado de 230%. Das 47 categorias de serviços disponíveis, a Limpeza foi a 11ª mais solicitada em 2020, com um incremento de 188,3% face a 2019.
Ainda do lado da procura, mas em termos regionais, Portalegre (+143,17%), Bragança (+105,92%), Castelo Branco (97,16%), Viana do Castelo (96,77%) e Santarém (93,02%) foram os cinco distritos que mais procuraram as vantagens da plataforma especializada em construção.
Já do lado dos profissionais, o investimento na solução digital para compra de contactos cresceu 38,08% no ano passado, um indicativo da procura de fontes alternativas de trabalho e da digitalização dos serviços como forma de atenuar o abrandamento da actividade.
Para Ariel Quintana, Country Manager do Habitissimo em Portugal, “se dúvidas persistissem sobre a transformação digital em curso no país, o aumento de pedidos em mais de 61% que verificámos no ano passado mostra que as pessoas, num sector eminentemente tradicional como o da construção, veem nas respostas online e nos serviços on demand a solução para as suas necessidades”.
Ainda em resposta às mudanças trazidas pelo Covid-19, o Habitissimo anuncia a criação de novas categorias de serviços dentro do green building e facilidades adicionais nas formas de pagamento dos profissionais interessados em destacar os seus perfis na plataforma.