Análise: Portugueses repensam prioridades nas obras em casa durante a pandemia
Dados da plataforma Habitissimo revelam os 10 serviços mais procurados no último ano e o impulso da digitalização ao sector
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A pandemia alterou fortemente as decisões dos portugueses em relação às obras e intervenções consideradas prioritárias em casa. Esta é a principal conclusão resultante da análise dos cerca de 100.350 pedidos de orçamento geridos pela plataforma digital de construção Habitissimo em 2020.
Face ao top-10 de serviços mais solicitados em 2019, o ano passado destacou o desempenho de áreas novas, como a Construção de Área de Lazer/Desportiva, a Construção de Garagem, o Controlo de Pragas, a Segurança Contra Incêndio e a Serralharia, categorias que cresceram, em média, mais de 400%, confirmando o alinhamento da resposta da plataforma com as necessidades reforçadas pela pandemia.
Na segunda metade dos dez serviços mais procurados em 2020 constam serviços pré-existentes no Habitissimo, como a Construção de Piscina, a instalação de sistemas de Domótica e Automatismos, as intervenções em Telhados, os trabalhos com Topógrafos e com Engenheiros, num crescimento médio verificado de 230%. Das 47 categorias de serviços disponíveis, a Limpeza foi a 11ª mais solicitada em 2020, com um incremento de 188,3% face a 2019.
Ainda do lado da procura, mas em termos regionais, Portalegre (+143,17%), Bragança (+105,92%), Castelo Branco (97,16%), Viana do Castelo (96,77%) e Santarém (93,02%) foram os cinco distritos que mais procuraram as vantagens da plataforma especializada em construção.
Já do lado dos profissionais, o investimento na solução digital para compra de contactos cresceu 38,08% no ano passado, um indicativo da procura de fontes alternativas de trabalho e da digitalização dos serviços como forma de atenuar o abrandamento da actividade.
Para Ariel Quintana, Country Manager do Habitissimo em Portugal, “se dúvidas persistissem sobre a transformação digital em curso no país, o aumento de pedidos em mais de 61% que verificámos no ano passado mostra que as pessoas, num sector eminentemente tradicional como o da construção, veem nas respostas online e nos serviços on demand a solução para as suas necessidades”.
Ainda em resposta às mudanças trazidas pelo Covid-19, o Habitissimo anuncia a criação de novas categorias de serviços dentro do green building e facilidades adicionais nas formas de pagamento dos profissionais interessados em destacar os seus perfis na plataforma.