A+A Livraria apresenta livro ‘Matter of Space’
A apresentação do livro será dia 4 de Julho e conta com a presença do arquitecto Ricardo Bak Gordon e do autor, o arquitecto Carlo Gandolfi

“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
O livro ‘Matter of Space. Città e architettura in Paulo Mendes da Rocha’, da autoria do arquitecto de Carlo Gandolfi vai ser apresentado esta quinta-feira, dia 4 de Julho, pelas 18H30, na Livraria A+A, no edificio sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.
A apresentação do livro será feita pelo arquitecto Ricardo Bak Gordon e contará com a presença do autor, o arquitecto Carlo Gandolfi.
A palavra inglesa matter assume aqui um significado bivalente: assim como matéria, significa questão. A hipótese básica deste trabalho é tratar o tema do espaço nos seus diversos significados à escala da arquitectura e da cidade.
No percurso entre teoria e prática, aborda-se a temática do espaço arquitectónico e urbano na cidade contemporânea a partir da experiência de formação do autor no estudo do Prémio Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha, um dos mais interessantes e enigmáticos expoentes do actual panorama arquitectónica internacional.
Carlo Gandolfi, nasceu em Londres, 1980 e estudou no Politecnico di Milano e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Desde 2011 é Doutor em “Composição Arquitectónica” (Universidade IUAV de Veneza) com uma tese sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha. Leccionou no Politécnico de Turim e Milão, deu aulas e conferências em várias universidades, participando em seminários internacionais. Tem desenvolvido estudos sobre questões teóricas relacionadas com o projecto de arquitectura e, recentemente, traduziu e editou a edição italiana do livro “Motion, émotions” de Jacques Gubler. Em 2005, fundou Bunker (www.bunkerarc.it), um estúdio de pesquisa. Bunker está actualmente envolvido no projecto “Mare Culturale Urbano” em Milão. Vive e trabalha em Milão e desde 2013 lecciona Projecto na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Parma, onde é também investigador.