Projecto de investigação ESCOLAS apresentado na FAUP
O arquitecto e professor da FAUP, Carlos Prata, inaugura um Ciclo de Conferências sobre projectos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A conferência “Entre a razão programática e a clareza da forma”, que será apresentada pelo arquitecto e professor da FAUP Carlos Prata, inaugura um Ciclo de Conferências sobre projectos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação.
A sessão acontece esta quarta-feira, dia 9 de Janeiro, às 15h00, no Auditório Fernando Távora – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e vai contar com a participação do director da FAUP, João Pedro Xavier e André Santos. O conferencista será apresentado pela professora Raquel Paulino.
O Ciclo de Conferências prossegue com os arquitectos Carlos Guimarães a 20 de Fevereiro, Rui Mealha a 13 de Março, Ricardo Bak Gordon a 10 de Abril, Nuno Lacerda Lopes no dia 15 de Maio, Nuno Sampaio a 5 de Junho e André Santos a 26 de Junho de 2019. Todas as conferências, de entrada livre, decorrem às 15h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.
Com coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso(DiPDArq/MDT), o projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, desenvolvido pela FAUP através do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), tem como ponto de partida a transformação arquitectónica dos edifícios escolares intervenccionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., e incide sobre 76 escolas localizadas na zona norte do país.
O projecto conta com a parceria estratégica da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, que acolherá o Ciclo de Conversas previsto para os meses de Outubro de 2019 a Janeiro de 2020, e com o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte. O desenvolvimento de parcerias com instituições congéneres vai contribuir para a promoção das actividades junto de um público mais alargado e diversificado.