2025 assinala uma nova fase de expansão na história do grupo Torel Boutiques, que este ano contará com três novas unidades de 5 estrelas no seu portefólio: o Torel Saboaria, no Porto, o Torel Terra Brava, na Ilha Terceira, nos Açores, e ainda o Torel Royal Court, em Guimarães. Um investimento total avaliado em cerca de 1,6 milhões de euros, e que se distribui pelas três unidades, nomeadamente, 1,2 milhões para o Torel Terra Brava, sendo que para o Torel Saboaria e no Torel Royal Court este valor ronda os 200 mil euros em cada projecto.
Até então, existiam cinco hotéis boutique em Portugal com a chancela Torel Boutiques – o Torel Avantgarde, Torel Palace Porto e Torel 1885 Suites & Apartments, no Porto; o Torel Palace Lisbon, em Lisboa; e ainda o Torel Quinta da Vacaria, no Douro. Actualmente, o Grupo tem vindo a posicionar-se no segmento da hospitalidade de luxo pela sua “abordagem tailor-made, localizações de referência, serviço ímpar e design inovador, valências distintas” que já valeram ao grupo hoteleiro a conquista de vários prémios em competições nacionais e internacionais.
E foram precisamente esses atributos que, segundo o fundador João Pedro Tavares, levaram a que o Grupo fosse desafiado a expandir para novos horizontes. “Ficámos realmente felizes pelas ofertas que recebemos para que assumíssemos a gestão de novos hotéis. Essa é a prova viva de que a força da nossa marca e da nossa vontade em tornarmo-nos embaixadores da hotelaria em Portugal está a dar frutos. Nesse sentido, continuamos a crescer em Portugal com unidades boutique de luxo que contribuem para o crescimento qualitativo do turismo no nosso País”, afirma o responsável.
O primeiro projeto a abrir portas sob a alçada do grupo foi recentemente o Torel Saboaria, um hotel boutique de 5 estrelas que resulta da reconversão de uma unidade hoteleira já existente, situada mesmo no centro do Porto, junto ao Mercado do Bolhão e Avenida dos Aliados. “O reforço do posicionamento na cidade, fruto dos bons resultados alcançados”, a par “do forte conceito a que está associado este projeto”, estando situado junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão, motivaram a equipa de responsáveis a estabelecer aqui a nova morada do grupo do hoteleiro. Os tons e aromas do sabão, bem como a paixão pelo artesanato e o saber-fazer ancestral, determinaram o conceito no Torel Saboaria, que abriu portas no início de Março com 28 quartos, jardim e piscina exterior, SPA e o Luffa, restaurante de cozinha portuguesa criativa.
Ainda a Norte, no centro histórico de Guimarães, o hotel Conquistador Palace será convertido no Torel Royal Court, tornando-se, assim, no primeiro projecto com chancela Torel Boutiques no distrito de Braga. Com abertura prevista para o Verão, o hotel inserido num edifício apalaçado de 1827 irá manter o tributo ao seu antigo proprietário, o tenista João Sousa, preservando a referência às cidades ou torneios onde competiu no nome dos seus 18 quartos e suites. A juntar-se às unidades de alojamento, encontramos ainda um SPA, um gastrobar, e um jardim com piscina exterior.
Já na Ilha Terceira, nos Açores, irá nascer em Junho de 2025 o Torel Terra Brava, hotel de 5 estrelas situado em Angra do Heroísmo, cujo centro histórico está também classificado como Património Mundial pela UNESCO. Inspirado nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar -, o hotel estará dividido entre 44 quartos e suites, SPA, ginásio, sauna, piscina interior e exterior, e ainda um restaurante e um cocktail lab, que recorrem essencialmente a matéria-prima da ilha. Procurando trazer para dentro de portas a verdadeira experiência açoriana, o Torel Terra Brava lança o convite à desconexão, permitindo que todos testemunhem a ilha no seu estado mais puro, rodeados pela sua energia telúrica e ritmo do oceano.
No caso do Torel Saboaria e Torel Terra Brava, os projectos de interiores contarão com a assinatura do estúdio portuense Nano Design, atelier que já havia colaborado com o grupo nos hotéis Torel Avantgarde e Torel 1884 Suites & Apartments.
Quanto a perspetivas futuras, João Pedro Tavares garante que o Grupo continuará aberto a novas parcerias, “desde que alinhadas com a nossa visão e eixo estratégico.” “Continuaremos disponíveis para colaborar com projectos já estabelecidos neste segmento de hotelaria de luxo”, conclui.