Barreiro anuncia investimento de 1,3 M€ para requalificar Torralta; onde quer ver nascer um hotel
Dos 24 mil m2 a serem intervencionados, será reservado um lote, junto à estação dos barcos, para lançarmos uma hasta pública para construção de um hotel e um outro para uma zona de restauração

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Câmara do Barreiro anunciou que se prepara para avançar com a requalificação do terreno da Torralta, que estava na posse da Direcção-Geral do Tesouro e das Finanças e passou para domínio municipal. O objectivo passa transformar aquele local num espaço de fruição junto ao rio e dinamizá-lo com um hotel e uma zona de restauração.
De acordo com o jornal O Setubalense, o município viu aprovado um financiamento ao abrigo do PT 2030 na ordem dos 300 mil euros para fazer face à requalificação do terreno, estimada num valor total superior a 1,3 milhões de euros.
“São 24 mil metros quadrados que vamos intervencionar, para ficarmos com uma zona pública de lazer, de frente de rio, e passeio ribeirinho. Vamos guardar um lote, junto à estação dos barcos, para lançarmos uma hasta pública para construção de um hotel e um outro lote para uma zona de restauração”, explicou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
Recorde-se que o terreno da Praia da Torralta foi, recentemente, limpo e retiradas as barracas que ali existiam e que impossibilitavam a usufruição do espaço.
Além da componente turística, com a criação daquele que será o primeiro hotel da cidade, Frederico Rosa salientou a importância do impacto que a transformação do espaço terá numa outra vertente.
“Tal como o Pólis, este espaço transformado também pode constituir-se como um pólo da atracção. Obviamente, que atrairá gente de todos os lados, mas também atrairá e fixará muito a nossa população, que deixa de sentir necessidade de ir para fora para encontrar qualidade de vida”, sublinha.
Quanto ao financiamento comunitário, apesar de estar longe de suportar a totalidade do valor necessário para requalificar o espaço da Torralta, facto é que acaba por ser uma mais-valia para o município. “Apesar da contrapartida ser menor, tudo o que são fundos comunitários, para investimento, não conta para o endividamento da autarquia”, realça o edil, a concluir.
Além da futura unidade hoteleira a nascer no terreno da Torralta, a CMB vai lançar brevemente uma hasta pública para construção de outro hotel na zona da Quinta das Canas, cujo processo está mais avançado.