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Cobermaster fixa taxa de exportação em 95% e estima duplicar volume de vendas em 2014

Actualmente, mais de 100 produtos diferentes são exportados directa e indirectamente para Espanha, França, Alemanha, Angola, Moçambique, Brasil, Argentina, Marrocos e Argélia

Ana Rita Sevilha
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Cobermaster fixa taxa de exportação em 95% e estima duplicar volume de vendas em 2014

Actualmente, mais de 100 produtos diferentes são exportados directa e indirectamente para Espanha, França, Alemanha, Angola, Moçambique, Brasil, Argentina, Marrocos e Argélia

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A Cobermaste anunciou que atingiu em 2013 uma taxa de exportação de 95%. A empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento e produção de equipamentos metálicos de apoio à Indústria, Energias Renováveis e Construção Civil estima duplicar o volume de vendas para 1,6 milhões de euros (M€) em 2014 e revela que no ano passado obteve um volume de negócios de 800 mil euros, registando um crescimento de 3% face a 2012.

De acordo com uma nota de imprensa enviada ao Construir, actualmente, mais de 100 produtos diferentes são exportados directa e indirectamente para Espanha, França, Alemanha, Angola, Moçambique, Brasil, Argentina, Marrocos e Argélia.

O CEO da Cobermaster, Frederico Albergaria, revela que 2014 “será um ano de apresentação de soluções e equipamentos inovadores, resultantes do esforço e investimento desenvolvidos no âmbito da Investigação e Desenvolvimento”. Destaque-se que 12% da facturação global da companhia é alocada à inovação.

“Aspiramos ainda crescer acima dos dois dígitos em mercados como Espanha, França e Angola. Apesar da maioria das empresas Portuguesas estar focada apenas no mercado externo, na Cobermaster definimos uma estratégia de posicionamento também no mercado nacional. É necessário investir e apostar no nosso país. Fizemos acordos com cerca de 30 fabricantes nacionais e criamos um catálogo com mais de 5000 referências para industria e construção, de fabrico exclusivamente nacional.”

A empresa explica ainda que tem uma unidade industrial em Oliveira de Azeméis, equipada com um centro de serviços de transformação metálica que permite a produção de grandes e pequenas séries de componentes metálicos e de peças únicas de prototipagem. Os principais clientes são “players” mundiais da Indústria e das Energias Renováveis – “mais de 1000 torres eólicas, em todo o mundo, estão equipadas com o gradil da empresa fundada há 10 anos”, assegura a mesma fonte.

A Cobermaster refere ainda que o investimento contínuo em Investigação e Desenvolvimento está no seu ADN e que em 2008 registou a patente do primeiro contentor do mundo totalmente rebatível, cuja estrutura permite o rebatimento em simultâneo de paredes, chão e tecto. Este percurso de criação de valor através da inovação valeu-lhe o troféu “Inovação” da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, em 2012, a distinção “PME-Líder” e “PME-Excelência” há seis e dois anos consecutivos e, mais recentemente, a integração na rede “PME Inovação COTEC”.

 

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Governo apresenta projecto de cidade que transformará as cidades na AML

Montenegro apresenta projecto “que pretende transformar o arco ribeirinho numa grande metrópole, em que o rio funciona como elo de ligação dos territórios em vez de os separar”, contempla cerca de 4500 hectares de área de intervenção urbanística e infraestruturas

Pouco mais se sabe do que o conceito teórico, mas os dados conhecidos até agora do designado Parque Cidades do Tejo representam, seguramente, uma das maiores operações urbanísticas dos tempos modernos. Maior que o Eixo do Arco Ribeirinho Sul que António Costa, então primeiro-ministro, apresentou há aproximadamente dois anos.
Desta feita, numa sessão presidida por Luís Montenegro, o Governo apresentou aos presidentes dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) – e ao presidente da Câmara de Benavente-, o Parque Cidades do Tejo, um projecto que, segundo o executivo, “pretende transformar o arco ribeirinho numa grande metrópole em que o rio funciona como elo de ligação dos territórios em vez de os separar”.

De acordo com a proposta agora apresentada, falamos de duas margens centradas no Tejo e quatro projectos de âmbito nacional que se traduzirão numa operação única, de coordenação centralizada, em cooperação com o Estado Central e os Municípios directamente envolvidos. Ao todo, são 4 500 hectares de área de intervenção urbanística e infraestruturas, o equivalente a 55 vezes a Parque Expo, onde se prevê a construção de mais de 25 mil habitações.

Requalificação e regeneração
Nos quatro eixos – Arco Ribeirinho Sul, Ocean Campus, Aeroporto Humberto Delgado e Cidade Aeroportuária – “requalificam-se e regeneram-se territórios, fomenta-se cidades em rede e promove-se a economia circular, a habitação, o emprego e o aumento dos transportes públicos através do reforço das infraestruturas”. Na apresentação, o Governo explica que os novos equipamentos “darão uso, vida e futuro a terrenos públicos nas margens do Tejo que há muitos anos estão totalmente desaproveitados”. O Parque Cidades do Tejo integra também espaços habitacionais, de lazer, de investigação e de cultura, como a Ópera Tejo, um Centro de Congressos Internacional e a Cidade Aeroportuária. Ao nível de infraestruturas, estão previstas duas novas travessias do Tejo: a Terceira Travessia do Tejo (TTT) e o túnel Algés-Trafaria; um aeroporto único de cariz expansível, com capacidade para mais de 100 milhões de passageiros e investimento na ferrovia de alta velocidade. Estima-se que estes investimentos criem mais de 200 mil postos de trabalho.

O projecto contempla 1 10 000 m2 destinados a equipamentos e 2 500 000 m2 a actividades económicas, sem ter em conta o espaço da Cidade Aeroportuária. Pretende-se aumentar a quota modal de transporte público de 24% para 35%, e para isso, será importante o reforço do investimento de mais 3,8 mil milhões de euros – sendo que o apoio ao transporte público e à política tarifária se prevê de 328 milhões de euros/ano. Na AML vive mais de um quarto da população total do País – 28% da população nacional e 48% da população activa. É também aqui que se prevê um aumento de 7% de habitantes até 2080. Além da reabilitação de terrenos, de criar soluções de mobilidade – tendo em conta, nomeadamente a construção da nova cidade aeroportuária (Benavente e Montijo) – é necessário criar ofertas habitacionais que respondam às necessidades da população. A Parque Cidades do Tejo – interligada em quatro eixos – pretende assim equilibrar a densidade urbana e concretizar políticas públicas de habitação. Ao mesmo tempo, reduz o tempo gasto entre casa e o trabalho e cria emprego qualificado com o reforço de infraestruturas, aumenta rede de transportes e promove a transferência modal, beneficiando a qualidade de vida de quem habita ou trabalha nesta região.

A proposta agora conhecida nasce depois de uma miríade de outros (inúmeros) projectos desenhados ou, pelo menos, pensados, sobretudo para a baía do Tejo. Em Março de 2023, o primeiro-ministro António Costa apresentava, no final do Conselho de Ministros, os trabalhos da regeneração e selagem de solos contaminados, da infraestruturação do território com a expansão do transporte público, em especial do metro do sul do Tejo, da instalação de um novo terminal fluvial na Moita e da construção do passeio ribeirinho de 38 quilómetros entre Alcochete e Almada. O líder do executivo acrescentou, na altura, que era fundamental que a região voltasse “a ser uma fortíssima área de actividade económica, geradora de emprego qualificado, já não com as indústrias do passado mas com as do futuro, com os serviços do presente e do futuro”. “Às vezes os projectos levam tempo, mas o mais importante de tudo na política é sermos persistentes», afirmou, elogiando os presidentes de câmaras da margem sul do Tejo «por se terem unido e desbloqueado» vários projectos”, referiu António Costa. Mas não foi o único. Em 2019 era apresentada a “Cidade da Água”.

O projecto de requalificação da Margueira, onde funcionaram os antigos estaleiros navais da Lisnave, naquela que era, então, “a maior intervenção de requalificação urbana em Portugal após a Expo-98”. A ‘Cidade da Água’ tinha prevista uma área de construção de 630.000 m2 e, além do parque habitacional, estava prevista a instalação de um hotel, uma marina, um terminal fluvial de passageiros, um museu e um centro de congressos, ligados entre si por praças e canais, dando origem a um conjunto de espaços públicos únicos.

Parque Cidades do Tejo em números

Eixo Arco Ribeirinho Sul (Almada, Seixal e Barreiro)
• 519 hectares de área de intervenção
• 15 km frente de rio
• 8 000 novas habitações, de acordo com PDM vigentes
• Mais 20 000 novas habitações (exercício prospectivo)
• 800 000 m2 de equipamentos
• 2 300 000 m2 destinados ao sector terciário/actividades económicas
• 94 000 empregos gerados
Almada (ex-Estaleiros da Lisnave)
• 58 hectares área de intervenção
• Habitação
• Comércio e serviços
• Equipamentos públicos de cultura, preservação da memória industrial naval e Ópera Tejo
Barreiro – Ex-Quimiparque
• 214 hectares de área de intervenção
• Habitação
• Comércio e serviços
• Turismo
• Cluster de atividades económicas – indústria naval
• Centro de Congressos Internacional
• Espaços Verdes
Seixal – Ex-Siderurgia Nacional
• 247 hectares de área de intervenção
• Sector terciário
• Parque Empresarial Ecológico
• Actividades de recreio e lazer
Eixo Ocean Campus (Oeiras e Lisboa)
• 90 hectares de área de intervenção
• 180 000 m2 terciário
• 181 000 m2 equipamentos
• 15 000 empregos gerados
• Parque urbano
• Espaço para grandes eventos
• Cluster de inovação, investigação e desenvolvimento
Eixo Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa e Loures)
• Mais de 400 hectares de área de intervenção
• 3 600 novas habitações (PDM vigente)
• Mais de 6 200 novas habitações (exercício prospectivo)
• 119 000 m2 equipamentos
• 559 000 m2 para o sector terciário/actividades económicas
Eixo Benavente-Montijo – Cidade Aeroportuária
• Mais de 3 000 hectares de intervenção
• Fica a 30 minutos de Lisboa
• Ligação directa através da ferrovia de alta velocidade e das principais rodovias para Norte e Sul
• Nova cidade aeroportuária
• Ciência e indústria náutica

Infraestruturas e mobilidade: Expansão das redes de transportes públicos
Metro de Lisboa

• Mais 30 km de linhas
• Mais 35 estações
• 1 524 milhões de investimento em curso
• 31 000 toneladas/ano CO2 reduzido
• 46 milhões de novos pax/ano
LIOS – Linha Intermodal Sustentável
• LIOS Ocidental
• LIOS Oriental
• Mais 24 km de linhas
• Mais 37 estações
• Cerca de 490 milhões (referência indicativa do investimento)
SATUO
(Fase pré-concursal)

• Mais 9 km de linhas
• Mais 14 estações
• 112 milhões de investimento
Metro Sul do Tejo
• Lado Poente
• Lado Nascente
• Mais 50 Km de linhas
• 350 milhões de euros (investimento lado Poente)
Transtejo Soflusa
• Novas rotas e novos terminais
• 96 milhões para navios e sistemas de carregamento
• 14 milhões para renovação de terminais e estações
Linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid
(Fase 2 -Lisboa > Évora)

• 2 800 milhões de investimento
Duas novas travessias do Tejo
• 3 000 milhões de investimento na TTT Chelas Barreiro
• 1 500 milhões de investimento no Túnel Algés-Trafaria

Sobre o autorRicardo Batista

Ricardo Batista

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Empack e Logistics & Automation Porto potenciou mais de 10 mil conexões comerciais

A 9ª  edição da feira profissional representativa dos sectores logístico e de embalagem recebeu 3.114 visitantes únicos. Mais de metade das empresas presentes já renovaram presença para 2026

Uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial que minimiza autonomamente o tempo de inactividade no processo de picking; um inovador sistema robótico para armazenamento multidireccional de paletes e que pode redefinir o padrão de armazenamento inteligente; paletes ecológicas, feitas a partir de resíduos plásticos; caixas isotérmicas reutilizáveis (para transporte de alimentos) e com um “smartchip” que permite informar o que está na carga; e… um sem número de desenvolvimentos técnicos e tecnológicos. Que comprovam que a inovação que faz o sector avançar é feita de pequenas partes que compõem um todo. Puzzle que confluiu durante dois dias para a Exponor, para a 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto.

A feira que reproduz o dinamismo de quase 30 segmentos de actividade da fileira logística encerrou sob o signo do sucesso, comprovado por cerca de 3.114 visitantes profissionais únicos (líderes da indústria, retalho e distribuição, CEO, directores e gestores de logística e embalagem e outros quadros).

O evento, no decorrer do qual 53% das empresas renovaram a sua confiança na organização e reservaram já espaço para 2026, foi palco de um total de 10.777 conexões comerciais. Estes dados “reflectem o posicionamento acertado e consolidado da feira e o interesse gradualmente crescente do mercado pelas soluções apresentadas no evento”, sublinha Óscar Barranco, managing director da Easyfairs Iberia e Diretor da Empack e Logistics & Automation Porto 2025, certo de que a cimeira “tem conseguido, a cada edição, incrementar o nível de dinamismo reconhecido pelos expositores”.

“Houve uma forte presença de empresas que oferecem soluções inovadoras em sustentabilidade (materiais de embalagem ecológicos, tecnologias de reciclagem e processos de produção sustentáveis). E, paralelamente, foi-nos permitido ver como a automação é actualmente um foco do sector, para aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e optimizar a cadeia de abastecimento”, nota Óscar Barranco. “Estes dois dias facultaram perceber como a inteligência artificial está a transformar a logística e a embalagem, inclusive ao prever tendências de consumo. Soluções como algoritmos preditivos, automação de armazéns e análise de dados em tempo real estão a permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem a sua competitividade”, pondera o director da Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Circunstâncias que fazem a equipa de trabalho da Easyfairs estudar a “expansão do evento para novas áreas temáticas, podendo ser uma delas a inteligência artificial aplicada à logística e ao packaging”, revela Oscar Barranco.

Em debate estiveram os desafios das novas regras europeias para a indústria dos plásticos e embalagens; a logística automóvel em transformação e a sua competitividade face ao actual enquadramento comercial global; a dificuldade que a actual instabilidade geopolítica está a trazer às cadeias de abastecimento, isto num momento de procura de maior resiliência, agilidade e inteligência tecnológica; o futuro do sector têxtil perante o repto da sustentabilidade ambiental; as tendências e a inovação no packaging do sector vinícola; as novas competências dos profissionais de logística na era da inteligência artificial; a ascensão dos parques logísticos; e, sem esquecer, a digitalização nas operações logísticas do retalho.

A 9.ª edição da exposição assistiu também à introdução de novas iniciativas de networking, como sessões de matchmaking através da nova app do evento. Uma funcionalidade que permitiu a expositores e visitantes conectarem-se de forma mais eficiente, facilitando o agendamento de reuniões, a troca de contactos estratégicos e a criação de oportunidades de negócio personalizadas. A 10.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto ficou desde já agendada para 22 e 23 de Abril do próximo ano.

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Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e Guarda à ECS

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal)

O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transacção não é susceptível de criar entraves à concorrência efectiva no mercado.

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

O La Vie Caldas da Rainha está estrategicamente situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².

O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Ao longo dos últimos anos, a estratégia implementada pela ECS centrou-se na valorização contínua destes espaços., nomeadamente com investimento nos foodcourts, a melhoria do tenant-mix e introdução de insígnias de referência nacional.

Os activos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respectivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham.

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Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). As candidaturas decorrem até 15 de Maio

A Cotec Portugal, o World Trade Center (WTC) Lisboa e o Santander anunciam a segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa que distingue empresas nacionais com estratégias inovadoras para a internacionalização. As candidaturas decorrem até 15 de Maio.

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). Com esta segmentação, a avaliação das candidaturas é ajustada à maturidade do estádio de internacionalização de cada empresa. O processo de candidatura mantém-se simples e o modelo de selecção é assente em critérios quantitativos, como a taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, protecção da propriedade intelectual e perfil de sustentabilidade. As empresas finalistas passam depois por uma fase de entrevista.

Este ano, o prémio conta com o Santander como novo parceiro estratégico, reforçando a ambição e alcance da iniciativa. A adesão do banco ao prémio está alinhada com a sua estratégia de apoio às empresas na expansão internacional, colocando à disposição de todos os finalistas uma equipa de especialistas presentes em 15 geografias e integrada num ecossistema global, que apoia as empresas no processo de internacionalização, proporcionando um conhecimento aprofundado dos mercados para onde pretendem crescer, bem como acesso a soluções adaptadas às necessidades da sua actividade.

Depois do sucesso da primeira edição, que distinguiu nas diferentes categorias as empresas Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi e a grande vencedora Colquímica Adhesives, esta edição vai ter o seu arranque oficial este mês, no Porto e em Lisboa, com sessões públicas dedicadas à apresentação e exploração dos casos de estudo de vencedores e finalistas anteriores, as quais ocorrerão nos campus de formação de executivos da Católica Business School, Porto Business School e NOVA IMS.

Esta parceria do Prémio Inovação na Internacionalização com as melhores Escolas de formação de executivos reforça a importância da disseminação de boas práticas de gestão e o papel do ‘peer-learning’ na preparação dos líderes empresariais para a formulação de estratégias empresariais de sucesso.

À semelhança da edição anterior, os vencedores contarão ainda com o apoio do WTC Lisboa, que assegura a disponibilização dos serviços e da rede mundial da WTC Association. O objectivo é, em articulação com a Cotec Portugal, o Santander e outros parceiros, apoiar de forma concreta os planos de internacionalização de todas as empresas finalistas e inspirar as restantes a seguirem os seus exemplos.

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Mercado de Escritórios com actividade moderada nos primeiros meses do ano

No 1º trimestre de 2025, foi transaccionada uma área de 14.983 m² em Lisboa, enquanto no Porto, o volume de absorção fixou-se nos 2.832 m² no mesmo período, revela análise da Savills. Em ambas as localizações as empresas Internacionais mantêm um peso muito preponderante no volume de absorção de espaços de escritórios

A análise mais recente da Savills revela que, no 1º trimestre de 2025, os mercados de escritórios de Lisboa e Porto registaram uma actividade mais moderada, num contexto de oferta limitada e comparação com um ano anterior extraordinariamente forte.

Em Lisboa, a área total transaccionada atingiu os 14.983 m². Embora represente uma descida de 80% face ao volume excepcional do 1.º trimestre de 2024 — período marcado por duas operações de grande escala que representaram 60% da ocupação.

A escassez de espaços disponíveis continua a ser um factor determinante. A procura mantém-se elevada e muito competitiva, particularmente por escritórios de elevada qualidade. Nos primeiros três meses do ano, a área de TMT e Utilities foi responsável por 36% da absorção total. Seguem-se os “Outros Serviços”, com 27%.

As rendas prime mantiveram-se estáveis nos 29 €/m²/mês, com um crescimento anual de 4%. O número crescente de contratos de pré-arrendamento demonstra a intenção das empresas em garantir com antecedência espaços estratégicos, numa conjuntura de pouca oferta. A expectativa para os próximos meses aponta para uma ligeira subida nas rendas, impulsionada pela procura consistente e pela escassez de produto ”grade A” no mercado.

“Após um ano de 2024 marcado por níveis recorde de absorção de espaços de escritórios em Lisboa, a quebra verificada no início de 2025 era, em certa medida, previsível, dada a escassa oferta actualmente disponível no mercado. Para além disso, estes números mais baixos resultam também de um alargamento dos prazos de decisão por parte dos ocupantes. Ainda assim, com base no pipeline da Savills, acreditamos que o ano de 2025 será novamente muito positivo. A procura por escritórios prime, tanto por parte de empresas nacionais como internacionais, deverá manter-se elevada, o que continuará a exercer pressão sobre os valores de arrendamento”, explica Frederico Leitão de Sousa, head of offices da Savills Portugal.

Em Lisboa, as empresas internacionais representam aproximadamente 63% do total absorvido, enquanto no Porto essa presença é ainda mais expressiva, ultrapassando os 80%. Estes números demonstram o papel fundamental que os players internacionais têm tido no dinamismo e no crescimento do mercado de escritórios em Portugal.
Este forte peso da procura internacional reforça o posicionamento de Lisboa e do Porto como cidades-destino para a expansão de negócios globais. A atractividade destas localizações deve-se a uma combinação de factores como a qualidade da infraestrutura, a disponibilidade de talento qualificado, os custos operacionais competitivos e a segurança, colocando as duas cidades portuguesas no radar de empresas multinacionais que procuram novos hubs para as suas operações, centros de serviços partilhados ou sedes regionais.

Porto com quebra de 84% no volume de absorção
Entre Janeiro e Março de 2025, o mercado de escritórios do Porto somou um volume de absorção total de 2.832 m2, representando uma descida de 84% face a igual período do ano passado, que registou um grande volume de área transaccionada. Em 2024, foram registadas seis operações acima de 1.000 m² durante este período, representando 70% da ocupação total. Em 2025, não se registaram negócios dessa dimensão, reflectindo o actual desafio de falta de oferta adequada, sobretudo de espaços prime.

A escassez de edifícios modernos e de elevada qualidade tem limitado a concretização de negócios de maior escala, impedindo algumas empresas de concretizarem os seus planos de expansão. Os Serviços Financeiros lideraram a absorção no trimestre (46%), seguidos pelas TMT’s e Utilities (36%).

As rendas de escritórios prime no Porto atingiram os 21 €/m²/mês — um crescimento de 11% face ao trimestre anterior e igualmente face ao mesmo período do ano passado — reflectindo a crescente pressão da procura por parte de empresas internacionais e locais em expansão.

“O Porto mantém-se como um polo atractivo para empresas, embora se verifique um abrandamento nos tempos de decisão. Actualmente, continuam activos alguns pedidos iniciados nos últimos dois trimestres de 2024, o que influencia directamente os níveis de absorção. Olhando para o futuro, o pipeline de cerca de 98.000 m² previstos para os próximos dois anos, com cerca de 30.000 m² já pré-colocados, reforça a confiança no mercado. Este volume deverá garantir resposta à procura actual, permitindo uma retoma gradual da actividade ao longo do ano”, refere Graça Ribeiro da Cunha, offices associate da Savills Portugal

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Ricardo Mergulhão Global Head of Talent Quadrante
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Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent

Ricardo Mergulhão irá liderar a área de Talento e Human Capital da consultora de engenharia e arquitectura em Portugal, com o objectivo de posicionar a empresa como a mais atractiva do sector em todos os mercados actua

A Quadrante, empresa multidisciplinar de consultoria e projecto em engenharia, arquitectura, ambiente e sustentabilidade, reforça a sua aposta com a atracção e retenção de talento ao anunciar Ricardo Mergulhão como o seu novo Global Head of Talent. Com uma vasta experiência em Recursos Humanos (RH), o novo responsável irá liderar a estratégia de gestão de capital humano tanto da Quadrante, como das empresas do grupo que operam nos vários mercados internacionais.

No seu novo cargo, Ricardo Mergulhão será responsável por redefinir as políticas de RH do Grupo, alinhando-as com a ambição de crescimento e expansão a nível global. Reportando directamente ao CEO da Quadrante, o novo Global Head of Talent irá desenvolver um trabalho de contínuo enriquecimento da jornada do colaborador com impacto nos mais de 1.200 trabalhadores do Grupo distribuídos por diversos mercados, nomeadamente Portugal, Espanha, Brasil, América Latina, África e Médio Oriente, e Roménia e Europa Oriental. Trabalhará em estreita colaboração com os líderes de negócio e coordenará uma equipa de profissionais de RH em cada mercado, garantindo a implementação eficaz das iniciativas e políticas de gestão do capital humano da empresa.

Com a nova liderança de RH, a Quadrante tem como missão transformar-se na empresa mais atractiva do sector em todos os mercados onde actua. “A Quadrante tem uma visão ambiciosa e um plano sólido para se afirmar como a referência no sector, que passa por uma aposta clara na melhoria da nossa jornada do colaborador. Queremos, no fundo, ser catalisadores do crescimento das nossas pessoas, pois acreditamos que o seu desenvolvimento é, também ele, factor de impacto no crescimento da própria organização. Nessa medida, o nosso objectivo é criar um modelo de gestão de talento que não só fortaleça a nossa cultura interna num contexto multigeografia, mas que também reafirma o nosso foco em pontos como a mobilidade interna (nacional e internacional), a progressão de carreira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento e consolidação da autonomia das lideranças”, afirma Ricardo Mergulhão.

Antes de assumir a nova função, o responsável liderou esta área em empresas como a DENSO Europe, Visteon Portugal e Coca-Cola European Partners em Portugal. É mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia Industrial e Organizacional, pela Universidade de Lisboa, e possui um curso de Administração e Gestão pela San Telmo Business School.

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Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto

A obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Solposto, que está parada há um ano e meio devido à falência do anterior empreiteiro

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A Câmara de Aveiro adjudicou na sexta-feira por 3,2 milhões de euros a conclusão da obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Solposto, que está parada há um ano e meio devido à falência do anterior empreiteiro.

“É com muita alegria que trazemos esta notícia, porque à terceira tentativa conseguimos ter empreiteiro para acabar a escola e o jardim-de-infância da Escola do Solposto”, disse o presidente da Câmara, Ribau Esteves, durante a reunião pública do executivo municipal.

A segunda fase da obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Solposto, com um prazo de execução de um ano, foi adjudicada por 3.254.156,07 euros, um valor “ligeiramente acima do valor base do segundo concurso”, referiu o autarca.

Esta foi a terceira tentativa da autarquia para adjudicar a obra, depois de dois concursos que não tiveram interessados.

Ribau Esteves referiu ainda que a Câmara vai pagar muito mais pela empreitada, uma vez que quando a obra foi suspensa faltavam apenas realizar cerca de 1,7 milhões de euros em trabalhos, para além dos prejuízos para os alunos e docentes que têm estado instalados em contentores, enquanto a obra não termina.

“Os contentores têm condições excelentes, mas são instalações provisórias e custam, uma fortuna à câmara”, afirmou o autarca.

A obra foi adjudicada em julho de 2021, por 2,8 milhões de euros, mas só viria a começar um ano mais tarde, em julho de 2022. Quase dois anos depois, a Câmara rescindiu o contrato com a empresa que ganhou o concurso, em virtude de ter sido declarada insolvente, a que acresceram os sucessivos e recorrentes incumprimentos na execução dos planos de trabalho previstos.

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Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus

Centro empresarial assinala data com exposições a céu aberto, ofertas culturais aos colaboradores e parcerias locais, demonstrando que a arte no quotidiano potencia criatividade, produtividade e bem-estar

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No próximo dia 15 de Abril, para celebrar o Dia Mundial da Arte, o Lionesa Business Hub (Lionesa BH) vai transformar o seu campus numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. A iniciativa Open Air Gallery, já implementada como política activa de bem-estar corporativo e atracção de talento, ganha destaque com uma programação cultural especial para colaboradores e comunidade. A arte e a cultura, presentes no dia a dia deste hub empresarial, são colocadas no centro das atenções, reforçando a aposta em proporcionar um ambiente de trabalho inspirador e criativo.

No Dia Mundial da Arte, o Lionesa BH preparou uma programação especial que convida a comunidade a mergulhar na experiência artística do campus e da região envolvente. Ao longo do dia, será distribuído um roteiro ilustrado que destaca as principais obras e instalações artísticas espalhadas pelo espaço, incentivando colaboradores e visitantes a explorarem este verdadeiro museu a céu aberto. Para além do campus, e em parceria com a Área Metropolitana do Porto, serão também oferecidos cartões Andante com duas viagens incluídas, permitindo aos membros da comunidade descobrir uma rota de arte pública pela cidade, que inclui museus de referência e intervenções artísticas emblemáticas na região. Como gesto simbólico e inspirador, cada uma das 120 empresas presentes no Lionesa BH receberá ainda um exemplar do livro “Happy Hour is 9 to 5”, de Alexander Kjerulf, uma obra que reforça a importância da felicidade no local de trabalho, lembrando que um ambiente criativo e positivo é essencial para o bem-estar e a produtividade.

“A celebração do Dia Mundial da Arte é mais um capítulo da constante integração entre cultura e vida empresarial promovida pelo Lionesa BH”, diz António Pedro Pinto, head of marketing & mood lab. “Diversos estudos comprovam a relação positiva entre o acesso à arte/cultura e a produtividade, criatividade e bem-estar dos colaboradores. Uma revisão internacional recente quantificou melhorias significativas na qualidade de vida e na produtividade associadas à participação em actividades culturais. (The Guradian). No contexto empresarial, a presença de arte nos locais de trabalho está associada a aumentos de produtividade de até 35% e de bem-estar dos colaboradores em até 42%”, adianta.

De salientar que o campus já conta com exposições permanentes que fazem parte do seu quotidiano: o Gate Gallery – instalação artística de grande escala na entrada principal –, o Mural da Rua da Lionesa (com cerca de 1400 m², considerado o maior mural de arte urbana no norte do país e o espaço expositivo The Museum, onde regularmente se apresentam obras e colecções. Além destas, o Lionesa BH organiza exposições temporárias e pop-up em colaboração com parceiros de renome, como a Ferrari, a marca Tashan, a agência criativa The Martin Agency, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Essas parcerias permitem trazer ao campus desde arte contemporânea e design automóvel até projectos académicos e acervo museológico, num intercâmbio cultural único entre o mundo empresarial e as instituições artísticas. A estratégia cultural do Lionesa BH estende-se também para lá do seu recinto, através de parcerias com instituições emblemáticas da região. A colaboração com a histórica Livraria Lello e com a Torre dos Clérigos reforça a ligação entre a comunidade empresarial do Lionesa BH e a riqueza cultural local. Estas parcerias visam democratizar o acesso à cultura, oferecendo experiências exclusivas e benefícios aos colaboradores e residentes do campus, e criando uma ponte entre o ambiente de trabalho e a herança cultural da cidade.

 

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SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova

O projecto, para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI) consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol

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A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, conclui mais um projecto de autoconsumo fotovoltaico, desta vez para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI), responsável pela gestão e manutenção do Aproveitamento Hidroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova, localizado no distrito de Castelo Branco.

Este projecto consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol.
Com uma potência de 550 kW, este projecto vai permitir à ARBI reduzir de forma significativa a sua factura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 em 350 toneladas por ano, totalizando 9.000 toneladas ao longo de 25 anos.

Um dos aspectos mais relevantes deste projecto relaciona-se com o facto de uma das quatro unidades de produção, a maior de todas, com 608 painéis, ter sido instalada num lago com estrutura flutuante. Esta solução sustentável, ainda rara em Portugal, permite aproveitar uma área que não serviria para outras aplicações e que permite, inclusivamente, melhorar a qualidade da própria água armazenada no lago e reduzir a sua evaporação durante o Verão. Adicionalmente, o facto de os painéis se encontrarem instalados na água faz com que a temperatura à superfície dos painéis seja mais baixa do que no solo e, como tal, a sua eficiência e, em consequência, a sua produção, serão maiores. Outro dos projectos, com 132 painéis, foi instalado com recurso a uma estrutura desenvolvida à medida sobre um dos canais de distribuição de água.

Paulo Tomé, Presidente da ARBI, sublinha que “temos como missão garantir a melhor gestão possível dos recursos hídricos da nossa região. Com este investimento na produção de energia solar, reforçamos o nosso papel na promoção da sustentabilidade ambiental e asseguramos uma redução significativa dos custos energéticos das nossas operações, o que nos permitirá alocar recursos para prestar um serviço ainda melhor aos nossos beneficiários.”

“Este é um projecto que nos orgulha não só pela sua dimensão, mas sobretudo pela forma inovadora como aliámos a produção de energia solar à optimização dos recursos hídricos. Esta instalação flutuante é também um excelente exemplo de como a agricultura pode beneficiar da energia renovável, contribuindo ao mesmo tempo para a sustentabilidade do nosso planeta”, afirma Paulino Oliveira, responsável técnico da SunEnergy.

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Quelfes integra Rede Espaço Energia

Novo balcão oferece apoio directo à eficiência energética, conforto térmico e acesso a programas de incentivo à reabilitação e uso de energias renováveis

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O novo Espaço Energia de Quelfes, no concelho de Olhão, passa a integrar a Rede Espaço Energia, uma iniciativa coordenada pela ADENE no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objectivo de aproximar os cidadãos das soluções de eficiência energética, conforto térmico e uso de energias renováveis.

“A adesão de Quelfes a esta rede é um exemplo inspirador de liderança local, assente na proximidade, inovação e capacitação dos cidadãos. A transição energética não se faz apenas com tecnologia. Exige políticas públicas próximas e territórios capacitados. Com os Espaços Energia, colocamos as pessoas no centro das decisões”, afirmou a ministra Maria da Graça Carvalho, durante a cerimónia de inauguração que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, presidente da ADENE, Nelson Lage, e do presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Bruno Alves.

O Espaço Energia de Quelfes oferece atendimento gratuito e personalizado sobre eficiência energética, reabilitação urbana, autoconsumo, energias renováveis e conforto térmico. Está vocacionado para apoiar os cidadãos na adoção de soluções sustentáveis e no acesso a programas de incentivo público, contribuindo para combater a pobreza energética e promover uma verdadeira cidadania energética.

“Estes espaços não são apenas balcões de atendimento, mas sim pontos de transformação comunitária. A ADENE coordena esta rede com o propósito claro de garantir que, em todo o país, os cidadãos têm acesso à informação e às soluções que lhes permitem fazer parte da transição energética. Continuaremos a apoiar, formar e ouvir cada entidade local, porque é com esta proximidade que garantimos uma transição energética para todos”, sublinhou Nelson Lage, Presidente da ADENE.

A Rede Espaço Energia, lançada oficialmente a 29 de Janeiro de 2025, integra a reforma RP-C21-r44 do PRR e já ultrapassou a meta dos 50 balcões com cobertura nacional em todos os distritos de Portugal continental.

Além de apoiar directamente os cidadãos, os Espaços Energia funcionarão como pontos de recolha de dados para o Observatório Nacional da Pobreza Energética e serão canais para a disseminação de programas futuros, como o E-Lar e os Bairros Mais Sustentáveis.

As candidaturas para a criação de novos Espaços Energia, com apoio do Fundo Ambiental, estão abertas até 30 de Maio de 2025.

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