INE revela que clima económico estabilizou em Agosto
O clima económico estabilizou em Agosto, no valor mais alto em quase dois anos e a confiança dos consumidores melhorou, indicou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística. De acordo […]
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O clima económico estabilizou em Agosto, no valor mais alto em quase dois anos e a confiança dos consumidores melhorou, indicou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.
De acordo com o inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores, o clima económico manteve-se nos 0,1 por cento, estando positivo nos últimos três meses.
A confiança dos consumidores melhorou em Agosto face a Junho, de -42 para -40,4, mantendo-se no entanto, com excepção do mês de Julho, em valores mais negativos que os registados em pelo menos 12 meses.
Este indicador beneficiou de uma melhoria em todas componentes, com destaque para a melhoria na confiança relativa à situação económica do país e da situação financeira do lar nos próximos 12 meses e a uma ligeira melhoria nas expectativas de desemprego.
A melhorar esteve ainda o indicador de confiança na indústria transformadora, que melhorou de -12,2 para -11,5 por cento de Julho para Agosto.
A confiança nos serviços, que tinha melhorado de Junho para Julho, voltou a piorar em Agosto e em valores superiores aos registados pelo menos desde Março, nos -10,3.
O indicador que mede a confiança do comércio registou em Agosto o seu segundo mês a agravar-se, para os -3,1, o mais alto em cinco meses.
Na construção e obras públicas, o indicador de confiança do INE interrompeu a melhoria que registava há dois meses consecutivos e agravou-se para -40,6 em Agosto, de -39,9 em Julho.