INE revela que clima económico estabilizou em Agosto
O clima económico estabilizou em Agosto, no valor mais alto em quase dois anos e a confiança dos consumidores melhorou, indicou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística. De acordo […]

Lusa
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O clima económico estabilizou em Agosto, no valor mais alto em quase dois anos e a confiança dos consumidores melhorou, indicou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.
De acordo com o inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores, o clima económico manteve-se nos 0,1 por cento, estando positivo nos últimos três meses.
A confiança dos consumidores melhorou em Agosto face a Junho, de -42 para -40,4, mantendo-se no entanto, com excepção do mês de Julho, em valores mais negativos que os registados em pelo menos 12 meses.
Este indicador beneficiou de uma melhoria em todas componentes, com destaque para a melhoria na confiança relativa à situação económica do país e da situação financeira do lar nos próximos 12 meses e a uma ligeira melhoria nas expectativas de desemprego.
A melhorar esteve ainda o indicador de confiança na indústria transformadora, que melhorou de -12,2 para -11,5 por cento de Julho para Agosto.
A confiança nos serviços, que tinha melhorado de Junho para Julho, voltou a piorar em Agosto e em valores superiores aos registados pelo menos desde Março, nos -10,3.
O indicador que mede a confiança do comércio registou em Agosto o seu segundo mês a agravar-se, para os -3,1, o mais alto em cinco meses.
Na construção e obras públicas, o indicador de confiança do INE interrompeu a melhoria que registava há dois meses consecutivos e agravou-se para -40,6 em Agosto, de -39,9 em Julho.