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Oportunidades Portugal 2030 e Horizon Europe para alavancar financiamento à indústria

PTPC, em parceria com a OERS e EY, organiza, a 4 de Junho, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, um evento híbrido para alavancar as oportunidades de financiamento nacional e europeu que vão moldar o futuro das indústrias

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Oportunidades Portugal 2030 e Horizon Europe para alavancar financiamento à indústria

PTPC, em parceria com a OERS e EY, organiza, a 4 de Junho, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, um evento híbrido para alavancar as oportunidades de financiamento nacional e europeu que vão moldar o futuro das indústrias

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Organizado pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, PTPC, entidade gestora do Cluster AEC (arquitectura, engenharia e construção), em parceria com a Ordem dos Engenheiros Região Sul e a consultora EY, o evento, que terá dois momentos, tem como objectivo impulsionar a participação das empresas portuguesas nos programas Portugal 2030 e Horizon Europe, reforçando a ligação entre inovação, financiamento europeu e competitividade sectorial. O encontro está agendado para 4 de Junho, na sede da Ordem dos Engenheiros Região Sul, em Lisboa.

A anteceder a mesa-redonda que irá debater o quadro de facilidades e incentivos à indústria terão lugar as “Bridge Talks”, momentos de networking que proporcionará encontros curtos, personalizados e orientados a temas estratégicos entre os participantes e as entidades de apoio à inovação, colaboração, financiamento e internacionalização (ANI, DIGITALbuilt Pólo de Inovação Digital, European Digital Innovation Hub, Enterprise Europe Network, EDIH, AIP). Nestes encontros personalidades (com vagas limitadas) as empresas podem esclarecer dúvidas sobre os programas Portugal 2030 e Horizon Europe, explorar parcerias para projectos de I&D colaborativa, conhecer instrumentos de apoio à internacionalização e crescimento empresarial e aceder informação prática sobre financiamento europeu e inovação aplicada.

A mesa-redonda que lhe segue irá debater as oportunidades e desafios do Portugal 2030 e do Horizon Europe. A abertura deste segundo momento estará a cargo de Jorge Liça, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, e Rita Moura, presidente da PTPC/Cluster AEC. Mathieu Daloze, directorate-general for energy, DG ENER, terá a cargo a apresentação do programa Horizon Europe e Francisco Hamilton, da EY, falará sobre o Portugal 2030.
João Moutinho business director & internationalization do BUILT CoLAB, José Neves, Instituto Técnico de Lisboa, Ricardo Gomes, vice-presidente da AICCOPN, António Tadeu presidente da direcção do ITECONS e Miguel Azenha, da Universidade do Minho integraram a mesa redonda.

O encerramento do encontro será feito por Filomena Duarte diretora executiva da PTPC/Cluster AEC.

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Porto de Aveiro lança concurso público internacional para a construção do terminal intermodal

O Porto de Aveiro lança concurso público internacional para a construção do Terminal Intermodal na sua Zona de Actividades Logísticas e Industriais. O projecto compreende um investimento estimado de cerca de 16,2 milhões de euros.

Com uma área de 10 hectares, o terminal será equipado com duas linhas férreas preparadas para comboios de até 750 metros de comprimento, reforçando a conectividade ferroviária do Porto de Aveiro. Esta infraestrutura tem como objectivo principal melhorar a conectividade ferroviária do porto com as regiões norte e centro de Portugal, além de reforçar as conexões com as regiões de Castela e Leão e Madrid, em Espanha. O preço base da empreitada, sem IVA, é de 16.248.000,00 euros e o prazo de execução é de 480 dias.

Esta obra estratégica, cujo arranque se prevê que aconteça até ao final do ano, dotará o Porto de Aveiro de uma maior eficiência operacional para além de fomentar soluções de transporte ambientalmente mais responsáveis, em linha com as metas nacionais e europeias de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no sector dos transportes.

Este investimento dotará o Porto de Aveiro de uma plataforma intermodal que permitirá afirmar o seu posicionamento nas cadeias logísticas globais, reforçar a competitividade do tecido industrial da sua área de influência e consolidar o seu papel como uma infraestrutura de referência no transporte multimodal de mercadorias.

A construção do Terminal Intermodal tem um financiamento aprovado pelo Connecting Europe Facility (CEF2) no âmbito da linha de financiamento de duplo uso, no montante de 7,6 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de apoio aprovada de 47,3%.

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CORUM Eurion adquire Parque Logístico da Worten na Azambuja por 34M€

Localizado no coração da Azambuja, uma das principais plataformas logísticas nacionais, foi construído à medida da Worten em 2011, contando com boas acessibilidades dada proximidade à A1, a principal auto-estrada nacional, e respectiva distância a Lisboa e Porto

O fundo CORUM Eurion, gerido pela empresa francesa CORUM Asset Management, adquiriu um parque logístico na Azambuja, num investimento total aproximado de 34 milhões de euros. Trata-se do Edifício EIPA II, utilizado como centro de distribuição da Worten, subsidiária do grupo Sonae, e que desde aí serve toda a Península Ibérica.

Miguel Valente Bento, Director de Investimentos da CORUM Asset Management para a Europa do Sul, afirma: “estamos muito satisfeitos com mais um investimento do fundo Corum Eurion em Portugal, num activo de elevada qualidade localizado na zona prime logística nacional, que tem vindo a registar procura crescente por parte de retalhistas e operadores logísticos nacionais e internacionais.” O investimento realizado tem subjacente um contracto de longo-prazo e rentabilidade anual acima de 7%.

Localizado no coração da Azambuja, uma das principais plataformas logísticas nacionais, foi construído à medida da Worten em 2011, contando com boas acessibilidades dada proximidade à A1, a principal auto-estrada nacional, e respectiva distância a Lisboa e Porto. O edifício EIPA II forma parte do centro logístico da Sonae, que além da Worten, ocupa também os dois edifícios adjacentes.

Com esta transacção, a CORUM Asset Management continua a crescer a sua carteira de activos sob gestão em Portugal, afirmando Miguel Valente Bento: “continuaremos a procurar oportunidades de investimento em Portugal que gerem rentabilidades atractivas para os nossos investidores, seguindo uma estratégia de longo-prazo, flexível em termos de localização e classe de activos”.
O Grupo CORUM gere actualmente cerca de 8 mil milhões de euros de mais de 130 mil clientes, entre fundos de duas especialidades: imobiliários e obrigações de alto rendimento. O Grupo Corum conta com activos em 17 países diferentes e conta com sete escritórios, incluindo Lisboa.

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Imobiliário

Dils anuncia transacção de escritório no Liberdade 105

“Esta transacção reflecte a atractividade contínua da Avenida da Liberdade enquanto destino de excelência para empresas. O imóvel equilibra na perfeição a elegância da arquitectura lisboeta com as exigências dos espaços de escritórios actuais”, afirma Mariana Rosa, head of Office da Dils Portugal

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A Dils actuou como sell-side advisor na transacção de arrendamento de um escritório no Liberdade 105, na Avenida da Liberdade. Reconhecido pela sua arquitectura lisboeta, o edifício nº 105 é um prédio composto por sete andares, com uma área total de 2.410 metros quadrados (m2) e que conta com habitação, comércio e escritórios.

Com uma área bruta privativa de 186 m2 e uma área exterior de 7 m2, o escritório transaccionado beneficia de excelente luz natural, infraestruturas actualizadas e de uma envolvência urbana que privilegia acessibilidade e elegância, aliando a modernidade e funcionalidade.

“Esta transacção reflecte a atractividade contínua da Avenida da Liberdade enquanto destino de excelência para empresas. O imóvel equilibra na perfeição a elegância da arquitectura lisboeta com as exigências dos espaços de escritórios actuais. É, sem dúvida, uma oportunidade para empresas que ambicionam estar no epicentro dos negócios em Lisboa, num cenário onde prestígio, sofisticação e visibilidade andam de mãos dadas”, refere Mariana Rosa, head of Office da Dils Portugal.

A Avenida da Liberdade é amplamente reconhecida como o centro da vida urbana da cidade de Lisboa, sendo o principal eixo empresarial, comercial e cultural da capital. Considerada uma das avenidas mais belas do Mundo, acolhe uma combinação única de marcas nacionais e internacionais de luxo, escritórios de referência, hotéis emblemáticos, restaurantes exclusivos e algumas das mais icónicas casas de espetáculos.

Em Portugal, a Dils entrou no mercado em junho de 2024, através da aquisição da Castelhana. Atualmente, opera com uma equipa altamente experiente, liderada por Pedro Lancastre (CEO), Patrícia Barão (Partner, Área Residencial) e Fernando Ferreira (Partner, Área Comercial), com o objetivo de expandir a presença da marca e impulsionar a mudança nos segmentos residencial e comercial.

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Empreitadas de obras públicas promovidas até Abril ascendem a 4MM€

De acordo com o mais recente Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, este valor, representa uma variação de -4% face ao mesmo período de 2024, traduzindo uma recuperação significativa face à variação homóloga acumulada até Março (-33%)

Até ao final de Abril de 2025, o montante total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados fixou-se em 4.310 milhões de euros, o que representa uma variação de -4% face ao mesmo período de 2024. Este resultado traduz uma recuperação significativa face à variação homóloga acumulada até Março de -33%, impulsionada, em larga medida, pelo lançamento do concurso da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, com um valor base de 600 milhões de euros.

Nos primeiros quatro meses de 2025, o volume de contratos de empreitada de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, ascendeu a 1.376 milhões de euros, traduzindo um crescimento homólogo expressivo de 82%.

No que respeita aos contratos celebrados por Ajuste Directo e Consulta Prévia, observa-se uma diminuição de 41% face ao montante registado no mesmo período do ano anterior.

No conjunto das modalidades de contratação, foram celebrados e registados no Portal Base 3.933 contratos de empreitadas de obras públicas, num montante global de 1.781 milhões de euros, o que representa variações homólogas de +36% em número e de +68%(3), em valor.

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Fundo Property Core investe 5,5 M€ em imóvel logístico no Algarve Retail Park

O fundo gerido pela Square Asset Management (Square AM), adquiriu um novo imóvel logístico no Algarve Retail Park, em Albufeira, por 5,5 milhões de euros, arrendado à loja de mobiliário Conforama

O Property Core Real Estate Fund, fundo de investimento imobiliário aberto gerido pela Square Asset Management (Square AM), reforçou o seu portefólio de activos ao adquirir um novo imóvel logístico no Algarve Retail Park, em Albufeira, por 5,5 milhões de euros, arrendado à loja de mobiliário Conforama.

Localizado junto à Estrada Nacional 125, o espaço conta com 7908 metros quadrados de área e conta com um contrato de arrendamento de longa duração com um retalhista internacional, garantindo a estabilidade necessária à prossecução da política de investimento do fundo.

“Mais uma vez garantimos um activo arrendado a um player com uma boa penetração de mercado, numa zona de bons acessos e elevado movimento, elementos essenciais à boa rentabilização deste activo”, sublinha Nuno Nunes, chief investment officer da Square AM.

Actualmente, o Property Core Real Estate Fund supera já os 200 milhões de euros em activos sob gestão em Portugal e em Espanha em quatro anos de actividade, focando-se em activos de rendimento, potencial de valorização e segurança. Comercializado no Banco Best, Novo Banco e Novo Banco dos Açores, o fundo conta já com mais de 5.300 subscritores.

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Litehaus levanta 1.46M€ para criar “Uber da construção”

A Litehaus, a startup que disponibiliza casas em 3D e com tecnologia modular, fechou uma ronda de investimento pre-seed de 1.46 milhões de euros, com participação da Explorer Investments, Cornerstone VC, Pascal Levy-Garboua e Claster Group

Fundada em 2024 por Simi e Thibault Launay, a Litehaus nasceu de uma experiência pessoal do casal: a construção da sua própria casa em Portugal, marcada por 14 meses de atrasos, 20% de aumentos orçamentais e a difícil coordenação de 10 empreiteiros. Hoje, a Litehaus está a contribuir para o novo paradigma na construção residencial com uma plataforma tecnológica que liga todas as partes do processo – planeamento, profissionais, execução e entrega – numa única solução digital e escalável.

A startup tecnológica levantou recentemente uma ronda pre-seed de 1.5 milhões de euros que contou com a participação da Explorer Investments (fundo de investimento português, com 1.7 milhões de euros sob gestão), da Cornerstone VC, de Pascal Levy-Garboua e do Claster Group.

Este financiamento será aplicado na aceleração do desenvolvimento da sua plataforma que ajuda proprietários de terrenos e imóveis a construir “30% mais barato, 40% mais rápido e 60% mais sustentável (comparativamente ao processo tradicional), reforçar a equipa nas áreas de produto, marketing e operações, e consolidar a sua posição como uma das startups de construção tecnológica com crescimento mais rápido da Europa.

“A escassez de habitação em Portugal desencadeou uma crise, aumentando o custo de vida à medida que a casa própria se torna cada vez mais inacessível. Quando conheci o Thibault e a Simi, fiquei impressionado com a sua visão: tornar o processo de construir uma casa tão simples quanto comprá-la. A Litehaus alia transparência, sustentabilidade e confiança num sector que tem urgência em mudar. Estamos entusiasmados por apoiar esta missão”, considera Rodney Appiah, Managing Partner da Cornerstone VC.

A plataforma da Litehaus funciona como um sistema operativo para a construção de habitação. Permite aos clientes planear, orçamentar e visualizar os seus projectos sem necessidade de experiência prévia, conecta os projectos a uma rede diversificada de arquitectos, empreiteiros e designers, coordena equipas, prazos e custos em tempo real, e garante total visibilidade, menos atrasos e surpresas indesejáveis.

“Não construímos casas, construímos o ecossistema e a infraestrutura que tornam a construção de casas escalável”, acrescenta Thibault Launay, cofundador da Litehaus.

A Litehaus tem firmados 17 contratos com clientes B2C no valor de 4 milhões de euros e 8 MOUs (acordos de entendimento) com outros promotores imobiliários, com um potencial de construção superior a 296 milhões de euros. A startup já ajudou a edificar duas casas e vai apoiar a construção de mais quinze.

“Sempre quis construir negócios que mudassem a vida das pessoas. Disponibilizar habitação acessível à escala não é apenas uma oportunidade de mercado, é uma das formas mais significativas de criar um impacto real e duradouro”, afirma a cofundadora Simi Launay.

Com sede em Portugal, a Litehaus opera também em Espanha, Estónia e EUA, sendo que o foco concentra-se principalmente em Portugal e Espanha. A empresa distingue-se de outras soluções no mercado por combinar uma abordagem asset-light e full-stack, que integra a componente de construção mediante impressão 3D, numa proposta que alia tecnologia, eficiência, sustentabilidade e uma experiência centrada no cliente.

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Daniel Beato, administrador da NOS
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NOS investe 6M€ no litoral alentejano

A operadora portuguesa reforçou as suas infraestruturas locais de redes de fibra óptica, estações base 5G, bem como em tecnologia de segurança e soluções inteligentes para dar resposta ao crescimento do litoral alentejano 

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A operadora NOS investiu, ao longo dos últimos quatro anos, seis milhões de euros nas sua infraestruturas do litoral alentejano para dar resposta aos desafios colocados pela rápido crescimento que a região conhece. O investimento reforçou as redes de fibra óptica, estações base 5G, bem como em tecnologia de segurança e soluções inteligentes da operadora.

Nos últimos quatro anos, a NOS duplicou o número de casas passadas por fibra ótica, com a instalação de dezenas de milhares de quilómetros de fibra ótica, cobrindo agora mais de 90% de todas as habitações, incluindo já a partir do segundo trimestre as localidades de Porto Covo, Cercal e Sonega, onde a rede de fibra chega pela primeira vez. Também neste período, a NOS reforçou a capacidade da rede móvel em cerca de 150%, tendo aumentado em mais de 30% o número de sites móveis, todos capacitados com tecnologia 5G.

“A zona do litoral alentejano é claramente uma região em expansão e queremos ajudar a promover o desenvolvimento desta zona, contribuindo para a solução no que respeita às telecomunicações. Queremos ser uma parte activa da transformação digital e tecnológica, capacitando as pessoas e empresas locais com recursos que promovam o seu desenvolvimento e progresso. Por isso, vamos continuar a investir, posicionando-nos como um parceiro tecnológico da região, o que irá permitir aos principais promotores imobiliários que investem na região usufruir de serviços de ponta para gestão da operação e garantir condições excelentes aos seus clientes”, afirma Daniel Beato, administrador da NOS.

Tendo em conta o potencial de desenvolvimento no Litoral Alentejano, a NOS realizou um evento de apresentação onde reuniu alguns dos principais promotores investidores na região. Durante esta sessão, foram partilhados os investimentos realizados na região pela NOS, que cobrem já uma fatia relevante dos projectos imobiliário existentes ou em curso. Em paralelo, na sessão, foram apresentadas as principais opções de conectividade e entretenimento para casa; soluções empresariais de conectividade e cloud para os promotores; e a solução de casas inteligentes e conectadas NOS Smart Home.

“A NOS identificou 35 projectos imobiliários em curso de Tróia a Porto Covo, com os quais queremos promover uma relação de parceria, já com garantia de fibra na zona. O nosso objectivo é ter todos os projectos (actuais e futuros) mapeados para planear e assegurar às populações e empresas locais ligações de qualidade desde o primeiro momento. Desta forma, esperamos contribuir para melhorar as telecomunicações na zona, facilitando o estabelecimento de mais empreendimentos e empresas na região. Por outro lado, queremos também contribuir para que as novas casas no Litoral Alentejano sejam mais eficientes do ponto de vista energético, seguras e convenientes, oferecendo soluções de qualidade como a NOS Smart Home, que potencia uma utilização sustentável alinhada com os princípios da região e dos projectos que lá nascem”, avança Diogo Serras Pereira, director da NOS.

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Quinta da Portela em Coimbra recebe investimento residencial de cerca de 9 M€

Promovido pela Pensaplano e comercializado pela ERA Coimbra Universitária, o Eleven encontra-se localizado numa das zonas residenciais mais prestigiadas de Coimbra, e alia “tranquilidade” com a “proximidade” a escolas, comércio, espaços verdes e aos principais eixos rodoviários da cidade

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A agência ERA Coimbra Universitária acaba de iniciar a comercialização, em exclusivo, das 25 unidades que compõem o Eleven, um novo empreendimento, que implicou um investimento superior a nove milhões de euros, cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2027.

Promovido pela Pensaplano, o Eleven encontra-se localizado numa das zonas residenciais mais prestigiadas de Coimbra, e alia “tranquilidade” com a “proximidade” a escolas, comércio, espaços verdes e aos principais eixos rodoviários da cidade.

Todos os apartamentos incluem garagem com portão automático e contam com soluções como ar condicionado, bomba de calor, estores elétricos, cozinhas equipadas e aspiração central.

Este empreendimento foi pensado para responder às necessidades reais das famílias e profissionais que procuram viver numa zona central e consolidada.

“Este lançamento surge num momento particularmente desafiante para o mercado imobiliário em Coimbra, evidenciando-se uma escassez de oferta qualificada. A localização do Eleven, aliada à experiência do promotor e à confiança que transmite ao mercado, posicionam este empreendimento como uma das soluções mais relevantes para quem procura habitação na cidade. Trata-se de um produto pensado para responder à procura actual, com foco na localização, funcionalidade e solidez do investimento”, considera João Esteves, CEO da ERA Coimbra Universitária.

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Daitsu lança site “mais acessível” para profissionais e utilizadores finais

O site da Daitsu inclui, agora, um configurador inteligente que permite encontrar facilmente o produto de climatização para todos os tipos de soluções, permite solicitar serviços profissionais oficiais e, dá acesso a ferramentas como o Eurofred Business Portal ou a Eurofred Academy

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A Eurofred, multinacional especializada em soluções integrais de climatização doméstica, comercial e industrial, lança o novo website da Daitsu. Inserido na sua estratégia de rebranding, com a oferta de conteúdos, ferramentas e canais de comunicação exclusivos para profissionais e utilizadores finais, o novo site mostra a imagem renovada da marca, uma evolução registada ao longo dos últimos anos e que reforça os valores e atributos da Daitsu.

“O lançamento do novo site é mais um elo da nossa estratégia de relançamento da marca Daitsu a nível global e para todos os países em que estamos presentes. A isto junta-se a nova campanha publicitária já lançada no verão passado e o reforço do portfólio de ar condicionado, aerotermia e qualidade do ar interior”, afirma Virgínia Botey Passols, directora de Marketing e Comunicação do Grupo Eurofred.

O novo website da Daitsu, que foi completamente redesenhado, tanto visualmente como em termos de navegação, apresenta um amplo portfólio de soluções, com foco específico na energia aerotérmica e compromisso com a sociedade e o meio ambiente. O site inclui novas secções para cada segmento – consumidor, profissional e grandes projetos – nas quais destaca a informação sobre os produtos, tutoriais, informação técnica, contratação de serviços oficiais e apresentação de projetos de referência em Espanha e Portugal.

Oferece, ainda, conteúdos informativos e educativos focados nas vantagens dos sistemas Daitsu, partilha as melhores práticas e, paralelamente, acompanha o utilizador em todo o processo de compra.

“Desenvolvemos o novo site ouvindo o utilizador final e o profissional. Através do nosso Barómetro de Sustentabilidade, identificámos uma grande falta de informação no sector AVAC”, explica Virginia Botey, a qual acrescenta que “é por isso que o novo site da Daitsu reúne informações gerais, específicas e técnicas que orientam o utilizador na selecção das soluções ideais para o seu projecto, bem como no processo de compra”.

Entre as diversas novidades, o novo website inclui um configurador inteligente que facilita a procura dos produtos de ar condicionado e aerotérmicos adequados a todos os tipos de solução. Esta proposta acrescenta mais uma ferramenta ao serviço do aconselhamento 360º que a Eurofred coloca à disposição dos consumidores e dos profissionais.

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InovaDigital apresenta nova versão de CRM imobiliário

A nova versão, o X-IMO CRM, centraliza toda a operação comercial da agência e incorpora Inteligência Artificial para auxiliar na geração de conteúdos, classificação de leads e automação de tarefas operacionais

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O sector imobiliário em Portugal continua a “funcionar com base em modelos operacionais fragmentados, com pouca automatização, ausência de integração real entre sistemas e grande dependência de tarefas manuais e administrativas”. Segundo a InovaDigital, este facto gera “ineficiências acumuladas, tais como, atrasos no tratamento de leads, falhas no seguimento comercial, custos operacionais elevados e dificuldade em escalar o negócio com controlo e consistência”.

Conhecedora desta realidade, a InovaDigital desenvolveu a nova versão X-Imo CRM, uma plataforma concebida especificamente para empresas de mediação imobiliária. O sistema está preparado para garantir a conformidade legal do sector, incluindo os requisitos do Livro de Registos Electrónico, prevenção de branqueamento de capitais e protecção de dados, entre outros deveres legais associados à actividade.

O X-Imo CRM centraliza toda a operação comercial da agência , nomeadamente, imóveis, leads, propostas, contratos, visitas, publicidade e comunicação, e incorpora Inteligência Artificial (AI) para auxiliar na geração de conteúdos, classificação de leads e automação de tarefas operacionais.

“A Inteligência Artificial tem capacidade para reestruturar este paradigma: não substitui as equipas, mas reorganiza o fluxo de trabalho, automatiza tarefas repetitivas e permite decisões mais rápidas e informadas. Desde a classificação de leads, análise predictiva de intenção de compra, geração automática de conteúdos para divulgação, até à detecção de incoerências ou comportamentos de risco, a IA actua como um motor de eficiência permanente”, afirma Filipe Marques, executive Manager da InovaDigital.

Filipe Marques acrescenta que “mais de 20% dos leads gerados por campanhas de marketing digital não chegam sequer a ser atendidos pelas equipas comerciais. A perda de oportunidade não é tecnológica, é estrutural. Falta método, ferramentas de apoio e capacidade de priorização com base em dados”.

Para as empresas, isto significa uma redução concreta de custos operacionais e aumento da produtividade por colaborador. Para os consumidores, traduz-se numa experiência mais fluida, com menos fricção, maior clareza e maior capacidade de resposta por parte das agências.

 

Também do lado do consumidor, “o impacto é directo”, reforça Filipe Marques, Isto porque “a utilização da tecnologia reduz tempos de resposta, aumenta a fiabilidade dos dados apresentados e permite um acompanhamento mais eficaz ao longo do processo”.

Num sector onde a confiança é crítica e onde os montantes envolvidos são elevados, a existência de sistemas estruturados e auditáveis representa uma mudança de paradigma. “A tecnologia ajuda a reforçar a credibilidade dos profissionais e a proteger os interesses de quem compra ou vende casas”, conclui.

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