
CONSTRUIR
Município do Porto assina primeiro contrato no modelo ‘Build to Rent’
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
A COBOD International, especialista em tecnologia de impressão 3D para construção, apresenta com orgulho a impressora de construção 3D BOD3 para impressão 3D de betão real. Equipado com um sistema de carris extensível no solo, o BOD3 faz avançar o processo de construção, eliminando o tempo de inactividade da impressora entre vários edifícios no mesmo local, estabelecendo um novo padrão de produtividade e eficiência. O BOD3 é uma solução para construções baixas e de alto volume e uma alternativa muito eficaz aos métodos de construção convencionais.
O coração e a principal característica da nova impressora 3D BOD3 é o avançado sistema de calhas extensíveis baseadas no solo. Este sistema permite a extensão ilimitada ao longo dos eixos Y (comprimento), expandindo a área de impressão para cobrir 2 ou 3 edifícios e reduzindo o tempo de configuração para uma única instalação para projectos de vários edifícios. Permite uma impressão contínua e ininterrupta em grandes locais, aumentando a eficiência para a produção em grande volume e em massa a uma maior escala.
O BOD3, o terceiro modelo de impressora COBOD, é o resultado de anos de investigação dedicada, desenvolvimento e estreita colaboração com os clientes. Para a empresa “é um avanço vital na tecnologia de construção automatizada, atendendo directamente à urgente procura global por soluções de construção mais rápidas, inteligentes, eficientes e sustentáveis. Como qualquer impressora 3D COBOD, o design modular da BOD3 oferece personalização, permitindo que se adapte facilmente aos desejos de qualquer tamanho do cliente, além de ir ao encontro dos diferentes tamanhos de estaleiros de construção em qualquer parte do mundo”.
Já implementado no mercado global, o BOD3 está actualmente em actividade na Indonésia, pela empresa Modula Tiga Dimensi, em Angola, pela Power2Build, e no Bahrein, pela Ab’aad 3D. Os clientes relatam uma execução de projecto mais rápida, com um tempo de inactividade quase nulo entre edifícios individuais no mesmo local. Diferentes projectos que demonstram a capacidade do BOD3 de acelerar a construção e imprimir com betão real, com 99% de materiais de origem local e 1% do D.fab, uma solução desenvolvida em conjunto pela COBOD e Cemex para tornar o betão imprimível em 3D.
“A crise global da habitação exige uma solução de construção mais eficiente que seja mais rápida, mais eficiente e escalável. O BOD3 é a nossa resposta a este desafio. Com base em anos de investigação e experiência, concebemos o BOD3 com características inovadoras, tornando-o o nosso modelo mais económico e eficiente para edifícios baixos. O seu design suporta a produção linear de alto volume de casas, permitindo a produção em massa sem comprometer a qualidade. O facto de já terem sido vendidas seis unidades antes do seu lançamento oficial diz muito sobre a procura do mercado do BOD3 e a confiança que os nossos clientes depositam na nossa tecnologia”, sublinha Henrik Lund-Nielsen, fundador e director geral do COBOD.
A COBOD entrou no mercado português “pela mão” da Havelar, mais recentemente a empresa angolana Power2Build anunciou também a sua intenção de também entrar no mercado da construção modular português.