O Departamento de Project and Development Services and Sustainability (PDS) da JLL antevê um 2024 de “forte crescimento”, em resultado da “crescente procura” por parte de investidores, proprietários corporativos e ocupantes.
Desde 2022 que o departamento regista um crescimento médio anual de 25% no seu volume de negócios, ritmo que espera manter de novo em 2024. Esta área de negócio da consultora presta serviços de apoio ao desenvolvimento imobiliário em todas as suas fases, sendo actualmente responsável pela gestão de mais de 50 projectos dos mais diversos usos no valor de aproximadamente 180 milhões de euros.
Segundo Maria da Cunha e Menezes, head of Project & Development Services and Sustainability da JLL, “há um aumento expressivo do investimento na produção imobiliária” e isso acontece numa envolvente de “enormes desafios, com custos de construção elevados, falta de mão-de obra e fortes exigências a nível de sustentabilidade”. É, por isso, essencial ter uma “visão global e estratégica” do desenvolvimento dos projectos e estar bem assessorado.
E acrescenta: “Nós temos como missão concretizar a visão do cliente, com esse foco simultaneamente estratégico e prático, tornando-nos o seu braço direito ao longo de todo o processo. Temos uma resposta tailor-made, que cumpre budgets, prazos e qualidade dos projectos, numa envolvente onde a sustentabilidade se tornou um dos motores para a transformação imobiliária. A abrangência do nosso leque de serviços, conjugada com uma equipa multifacetada e uma visão de preparar o sector para o futuro através de uma transformação que acrescenta valor, tem-nos valido a confiança de cada vez mais clientes”, conclui Maria da Cunha e Menezes.
Os principais clientes da JLL nesta área de negócio incluem empresas de referência do sector da banca, investimento, retalho, seguros e transportes e logística, entre outros.
O portefólio de projectos mais recentemente acompanhados pelo departamento de PDS & Sustainability contempla a prestação de serviços de gestão de projecto e de custos para a nova sede da Caixa Geral de Depósitos no Parque das Nações, em Lisboa, com 30 mil m2 e o qual se destaca pela sua dimensão, envolvimento das equipas internas e elevada complexidade técnica. A sede administrativa de uma grande empresa de FMCG situada em Lisboa, é outro projecto a que este departamento presta serviços de gestão de projecto e de custos, bem como, na área de logística e industrial, às novas instalações da Scania, situado num terreno industrial de 23.710 m2 com 4.400 m2 de área bruta de construção em Castanheira do Ribatejo e um projecto com a MAN Trucks.
A equipa de PDS & Sustainability da JLL está ainda activa na gestão de projecto e custos para a renovação de 34 lojas integradas nos principais aeroportos de Portugal, mandatada pela Portugal Duty Free. Esta carteira de retalho soma cerca de 10 mil m2 de superfície de venda nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.
No âmbito da sustentabilidade, o serviço de ESG Advisory desenvolvido para a Fidelidade Property é um dos mais recentes a integrar o track record da JLL. Actuando sobre um conjunto de imóveis localizados em vários países, o serviço visou criar soluções para que este portefólio atinja ambiciosos objectivos de sustentabilidade até 2027. Estes objectivos passam por colocar a totalidade dos imóveis em compliance com a taxonomia europeia, 90% dos activos com certificações de sustentabilidade mínimas de “Very Good” e 80% com certificado de desempenho energético “A” ou superior.
De notar ainda que PDS & Sustainability é uma das áreas da consultora no âmbito da visão ONE JLL, que se traduz no recurso complementar aos vários sectores de serviço da consultora. Mais de 40% dos projectos servidos por PDS & Sustainability envolvem adicionalmente mais de duas outras linhas de serviço, como são os casos de Capital Markets, Leasing, Tenant Representation, Workplace Strategy e Change Management, ou Design&Build da Tétris, entre outros.