CONSTRUIR
Garcia Garcia vai construir nova adega do Grupo Granvinhos no Douro
Forvia inaugura edifício sustentável em Santa Maria da Feira
Masslab inaugura novo escritório no Príncipe Real, em Lisboa
Efacec obtém certificação a nível mundial para produto de automação de subestações
Castro Group apresenta nova aposta em Matosinhos
Fundo brasileiro BTG Pactual compra TorreShopping
Cimpor anuncia investimento de 360 M€ para estratégia de neutralidade carbónica
Savills reforça área de Retalho
Entrevista com Luis Machado, Business Manager de Wolf Group Portugal.
Município de Lisboa compromete-se a investir 900M€ em habitação
A Resul instalou e comissionou a primeira Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) em Portugal, com armazenamento de energia recorrendo a baterias C&I da marca Huawei. O sistema, instalado na herdade Monte do Pasto, Baixo Alentejo, com uma potência total de 250 kWp e uma inovadora bateria de armazenamento Huawei Fusion Solar LUNA 2000 de 200 kWh, tem permitido, nos últimos meses, uma autossuficiência energética superior a 95%.
Francisco Pinto, executive manager na Resul, refere que “este projecto é um marco na transição energética em Portugal. A capacidade de armazenar energia solar aumenta a autossuficiência e independência das empresas, tornando-as mais resilientes e sustentáveis. Além disso, este tipo de solução é essencial para a optimização do uso de energia e a segurança energética, contribuindo para o crescimento sustentável das indústrias e do país”.
O aumento da utilização das energias renováveis tem estimulado o avanço das tecnologias associadas, como a integração de painéis solares com baterias de armazenamento. Isto permite armazenar a energia solar que não é consumida de imediato, maximizando o autoconsumo e diminuindo o excedente energético. Este produto traz grandes benefícios, pois ajuda a aproveitar a energia solar gerada e reduz a dependência da rede eléctrica. Além disso, proporciona flexibilidade no consumo, armazenando energia em horas de alta produção, o que reduz os custos energéticos e o impacto da volatilidade dos preços do mercado energético, ao mesmo tempo que reforça o compromisso ambiental e contribui para a neutralidade carbónica.
A abordagem baseada em dados possibilita optimizar a utilização de energia, identificar ineficiências e implementar melhorias estratégicas, resultando numa poupança significativa e numa maior sustentabilidade das empresas. Neste sentido, o sucesso deste projecto reflecte o compromisso da Resul na promoção da transição energética em Portugal, proporcionando soluções inovadoras que contribuem para um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.