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    Simon 860

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    Simon introduz actualizações no seu sistema modular 860

    Com uma abordagem de iluminação centrada no ser humano, o Simon 860 introduziu, recentemente, a versão Tunable White, que permite ajustar a temperatura da cor da luz, criando ambientes quentes e acolhedores ou frios e estimulantes, consoante a tarefa a realizar e a hora do dia

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    Simon 860: Sistema de iluminação linear para espaços de trabalho saudáveis e produtivos

    Com o intuito de melhorar a qualidade dos espaços de trabalho e potenciar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores, a Simon, empresa de material eléctrico e referência em design de iluminação e sistemas de controlo e de conectividade, introduz inovações tecnológicas no sistema de iluminação linear Simon 860.

    O sistema Simon 860, que com a sua abordagem de iluminação centrada no ser humano, coloca as pessoas no centro, adaptando a luz às suas necessidades e melhorando o seu bem-estar, introduziu, recentemente, a versão Tunable White, permite ajustar a temperatura da cor da luz, criando ambientes quentes e acolhedores ou frios e estimulantes, consoante a tarefa a realizar e a hora do dia.

    Devido ao seu design, o Simon 860 adapta-se perfeitamente a qualquer espaço, tanto em escritórios como em outros ambientes profissionais. A sua eficiência luminosa de até 147 lm/W garante um baixo consumo de energia e um impacto ambiental reduzido. Além disso, a sua luz flicker-free e o UGR reduzido diminuem a fadiga visual e contribuem para a criação de espaços mais saudáveis, certificados por normas como BREEAM, LEED e WELL.

    Esta série distingue-se, ainda, pela sua versatilidade graças ao seu sistema modular e a uma vasta gama de acessórios, nomeadamente, módulos biodinâmicos e três tipos de difusores: translúcido, microprisma e UGR reduzido. As opções de suspensão, fixação ou integração em tectos falsos permitem linhas em forma de I, Z, L, U, S, T e X, proporcionando uma flexibilidade excepcional ao design de iluminação. Os modelos encontram-se disponíveis em preto e branco.

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    Guilherme Antunes Ferreira assume área de Value and Risk Advisory da JLL

    Guilherme Antunes Ferreira, que transita da  Whitestar está encarregue de liderar e implementar a estratégia para a área de Value and Risk Advisory da JLL em Portugal

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    A JLL anuncia uma nova contratação para reforçar o crescimento do seu negócio em Portugal. Guilherme Antunes Ferreira acaba de integrar a consultora para assumir um cargo de director do Departamento de Avaliações, uma área de negócio que alcançou um volume de negócios recorde em 2023 e prestou serviços a alguns dos mais emblemáticos activos imobiliários do país.

    Guilherme Antunes Ferreira será responsável por liderar e implementar a estratégia da área de Value and Risk Advisory em Portugal, a qual abrange os serviços de avaliações, due dilligence comercial e risk advisory, um novo serviço, focado em credores e investidores, com o objectivo de ajudar os clientes da consultora a medir e monitorar riscos por meio de tecnologia de ponta e dados de proprietários. Esta linha de negócio da JLL presta serviços quer a portfólios quer a imóveis únicos, bem como a projectos de promoção imobiliária, incluindo activos consolidados e de desenvolvimento nos mais diversos sectores de imobiliário. O novo director de Avaliações vai gerir uma equipa multidisciplinar que integra 10 profissionais.

    “A área de Value and Risk Advisory é estrutural para a nossa actividade. Contar com um profissional como o Guilherme, que tem 20 anos de experiência nesta actividade, e nos traz uma visão e know-how na perspectiva de cliente, é um trunfo muito importante para a empresa. Vai ajudar-nos a fazer crescer o negócio, a fortalecer na nossa relação com os clientes, quer a nível nacional quer internacional, e a continuar a entregar níveis de serviço de excelência”, refere Carlos Cardoso, CEO da JLL,

    Licenciado em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico e Pós-Graduado em Gestão e Avaliação Imobiliária pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, o novo director de Value and Risk Advisory acumula cerca de duas décadas de experiência no sector imobiliário, com especialização nas áreas de avaliação, gestão e planeamento estratégico. No âmbito do seu percurso profissional, desempenhou um papel essencial em diversas transacções, colaborando com fundos, banca e seguradoras. Possui também uma vasta experiência em termos de gestão e avaliação de portfólios. Guilherme Antunes Ferreira iniciou a sua carreira em 2000, trabalhando desde 2006 em empresas ligadas ao sector imobiliário. Transita da Whitestar, onde desempenhava funções de director de Portfolio Management, Valuation and Asset Strategy.

    “Estou empenhado em manter o percurso de crescimento desta área de negócio e voltar a quebrar recordes este ano. Temos uma equipa altamente qualificada e preparada para uma resposta multissectorial, apoiada numa excelente plataforma de informação e tecnologia de ponta. Vamos expandir a actividade e devolver um serviço de excelência a quem confia em nós”, afirma Guilherme Antunes Ferreira, Head of Value and Risk Advisory da JLL

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    Holiday Inn Express Porto

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    Mercan Properties inaugura novo Holiday Inn Express Porto-Boavista

    Este é o segundo hotel inaugurado este ano sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), que se junta assim ao Holiday Inn Beja, inaugurado em Agosto, e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura está prevista ainda para este ano

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    O Grupo Mercan Properties inaugura esta terça-feira, dia 17 de Setembro, o novo Holiday Inn Express Porto-Boavista, o seu mais recente empreendimento, sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), que representa um investimento de 21 milhões de euros e vai permitir gerar 32 postos de trabalho directos.

    Localizado no coração da zona de negócios e entretenimento da Invicta, o Holiday Inn Express Porto-Boavista afirma-se como um novo complemento para a cidade. Próximo da rede de transportes que liga toda a cidade do Porto, assim como a região Norte, o novo hotel do Grupo Mercan Properties foi idealizado para servir os viajantes que venham em trabalho, ao mesmo tempo que se afigura como a escolha ideal para quem escolhe o Porto como destino turístico, dada a proximidade a vários pontos culturais da cidade como a Casa da Música e o Mercado do Bom Sucesso.

    Com 91 quartos, um restaurante e zona de bar, o hotel contará com a gestão hoteleira da AHM – Ace Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão de empreendimentos hoteleiros.

    Este hotel é parte do projeto de reabilitação urbana que o Grupo Mercan Properties tem desenvolvido na região do Porto, onde já tem em funcionamento oito hotéis e mais três em construção.

    “O Porto foi a nossa casa, quando em 2015 chegámos a Portugal. Foi aqui que começámos a desenvolver os nossos primeiros projectos e é aqui onde temos encontrado mais oportunidades de reabilitação urbana. O Holiday Inn Express Porto-Boavista pretende oferecer um novo serviço à cidade, estando localizado numa área maioritariamente empresarial, mas também com uma grande oferta cultural e turística. Estamos, por isso, muito contentes com esta inauguração e com este contributo que nos é possível continuar a dar à cidade do Porto.”, disse Jordi Vilanova, presidente do Grupo Mercan Properties em Portugal.

    O novo Holiday Inn Express Porto-Boavista é o segundo hotel inaugurado este ano sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), que se junta assim ao Holiday Inn Beja, inaugurado em Agosto, e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura está prevista ainda para este ano.

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    Centro de Atletismo de Famalicão avança até final do ano

    O projeto de execução prevê a construção de uma pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior, bancadas e vários edifícios de apoio, balneários, assim como a construção de todos os arranjos exteriores fora do perímetro da pista, que incluem um percurso de aquecimento em saibro e respetiva iluminação, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos

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    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou a adjudicação da construção do futuro Centro de Atletismo, um investimento superior a 6,2 milhões de euros que vai dotar o concelho de um equipamento desportivo de vanguarda, apto para a prática de 23 disciplinas da modalidade. A autarquia quer agora colocar a obra no terreno até ao final do ano. O processo aguarda apenas o visto prévio do Tribunal de Contas.

    “É um grande projecto, muito ambicionado por nós, pelos famalicenses e pelos atletas” assinalou o Presidente de Câmara, Mário Passos, no final da Reunião de Câmara.

    “Ainda recentemente, a propósito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ouvimos os atletas reivindicarem mais e melhores condições para que possamos alcançar mais sucessos desportivos e este equipamento pretende dar precisamente esse contributo, pelas excelentes condições que vai oferecer para a melhoria da prática desportiva e para que possamos alcançar os êxitos que tanto ambicionamos”, acrescentou o autarca.

    O equipamento vai nascer num terreno com cerca de 30 mil metros quadrados localizado em Talvai, na zona norte da cidade.

    O projecto de execução prevê a construção de uma pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior, bancadas e vários edifícios de apoio, balneários, assim como a construção de todos os arranjos exteriores fora do perímetro da pista, que incluem um percurso de aquecimento em saibro e respectiva iluminação, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos.

    Recorde-se que Famalicão é o concelho com mais atletas federados no distrito.

    “O projecto teve vários constrangimentos, mas nunca baixamos os braços e soubemos ultrapassar barreiras”, disse ainda Mário Passos, convicto de que o equipamento “vem qualificar o território e colocar Famalicão na vanguarda desportiva, criando condições de eleição para a modalidade”.

    A obra tem um prazo de execução de 645 dias.

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    Arquitectura

    Especialistas reúnem-se em Faro para discutir novos usos das açoteias e dos telhados

    Nos dias 3 e 4 de Outubro, o Congresso European Creative Rooftop Network, recebe arquitectos, designers, investigadores, economistas, consultores de planeamento urbano, decisores municipais e artistas para debaterem o potencial dos telhados em nome da sustentabilidade urbana e criar pólos de biodiversidade

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    São nove os parceiros europeus oriundos de Portugal, Alemanha, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Holanda, Irlanda e Suécia, que depois de quatro anos a colaborar no projecto Europa Criativa, se reúnem agora num congresso que tem a sustentabilidade urbana da Europa como tema principal.

    Explorar o potencial das açoteias ou telhados, espaços amplos e inexplorados na maioria das cidades, é o objectivo do Congresso ECRN, no qual arquitectos, designers, investigadores, economistas, consultores de planeamento urbano, decisores municipais e artistas vão partilhar ideias com o público, nos dias 3 e 4 de Outubro. O evento, inteiramente em inglês, realiza-se na Fábrica da Cerveja, em Faro, e a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada aos lugares disponíveis.

    Os desafios climáticos e sociais que se avizinham nas próximas décadas podem ser minimizados com pequenos gestos e soluções criativas que passam pelo aproveitamento dos telhados, seja na criação de hortas e jardins, seja na divulgação cultural ou na aposta em espaços de trabalho e multifuncionais. Alguns exemplos de práticas levadas a cabo e o seu impacto na comunidade local serão apresentados. E, com os olhos no futuro, vão discutir-se ideias criativas para transformar os roofscapes europeus em pólos de biodiversidade.

    Participam, entre outros, o especialista em sustentabilidade urbana, Eytan Levi (França), que vai apresentar “O plano para transformar telhados de zinco de Paris em jardins”; Léon Van Geest, o director do Rotterdamse Dakendagen, o Festival de Rooftops de Roterdão que, em 2019, recebeu cerca de 22 mil visitantes em 65 telhados; a representante do projecto PAKT, na Antuérpia, Adje van Oekelen, que transformou um telhado industrial num espaço dedicado à agricultura biológica que envolve a comunidade local e em espaços de coworking e áreas sociais; o artista Larsen Bervoets, que pintou mais de 6 mil metros quadrados de telhados em seis cidades – Faro, Roterdão, Nicósia, Amesterdão, Antuérpia e Gotemburgo –, em 2023, envolvendo ativamente os moradores e as comunidades locais.

    De Portugal, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, vai debater o papel do poder local na criação de novos paradigmas ambientais e económicos, enquanto a coreógrafa e intérprete de dança contemporânea Carolina Cantinho fala da residência artística em que participou na Antuérpia, no âmbito do ECRN.

    Durante os dois dias do evento, vão decorrer mesas redondas, palestras, apresentações de projectos e oportunidades de networking.

    No âmbito do evento, estão previstas visitas guiadas que, com o tema “Descobrir o Potencial dos Rooftops em Faro”, irão dar a conhecer o património histórico e a arquitectura de um ponto de vista diferente, e, ao cair da noite, algumas açoteias da capital do Algarve vão ser o palco de momentos culturais. Há, aind,a três exposições para visitar sobre os projectos da ECRN, as cidades aderentes e os parceiros e a Nomad Academy ECRN, que desafiou nove estudantes ou jovens profissionais a desenvolver projectos originais para a utilização dos telhados em paisagens urbanas europeias, que são agora revelados ao público.

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    Sonepar anuncia nova marca com soluções completas de iluminação

    Fundada em Estocolmo, a LIT by Cardi é especializada em soluções profissionais de iluminação para aplicações comerciais e industriais, que agora está disponível nas lojas e no online da Sonepar

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    A Sonepar Portugal anuncia o lançamento da sua marca global exclusiva LIT by Cardi, especializada em soluções profissionais de iluminação para aplicações comerciais e industriais, que passa a ficar disponível em qualquer uma das 13 lojas Sonepar físicas e online.

    Fundada em Estocolmo, LIT by Cardi é profundamente influenciada pela sua herança escandinava, adoptando uma abordagem minimalista à iluminação, reflecte 40 anos de experiência e conhecimento no sector. Esta marca foi criada com o objectivo de oferecer simplicidade e eficiência, apresentando uma gama concisa de luminárias testadas e aprovadas, prontas para serem instaladas directamente da caixa.

    Desenhada para profissionais, LIT by Cardi proporciona soluções completas para as necessidades de iluminação de designers e instaladores, garantindo qualidade e facilidade de uso em todos os seus projectos.

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    “Schneider Charge” traz carregamentos inteligentes para o mercado doméstico

    Schneider Electric lança em Portugal a estação de carregamento doméstico inteligente para veículos eléctricos (VE) para casas unifamiliares

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    A Schneider Electric anuncia o lançamento do Schneider Charge, uma estação de carregamento doméstico inteligente para veículos eléctricos (VE) para casas unifamiliares. O Schneider Charge permite uma instalação mais rápida e fácil para os electricistas, e que os utilizadores façam uma melhor gestão da energia da sua casa, melhorando a eficiência, a utilização e a segurança em geral.

    O Schneider Charge oferece aos proprietários controlo total sobre o carregamento dos seus veículos eléctricos. Baseando-se em tecnologia aberta, pode gerir-se através da aplicação Wiser da Schneider Electric ou de qualquer outra aplicação, integrando-se totalmente com todos os sistemas de gestão de energia doméstica (HEMS, na sua sigla em inglês). Isto impulsiona a eficiência e a poupança de custos e permite aos utilizadores tomarem decisões inteligentes sobre a utilização da energia doméstica, quer estejam em casa ou de forma remota.

    Ao operar e optimizar o sistema de carregamento através de uma única aplicação, os utilizadores conseguem mais controlo e personalização. A solução é capaz de medir o consumo de energia dos electrodomésticos, directamente com um interruptor inteligente ou um dispositivo de cablagem inteligente, proporcionando aos clientes monitorização em tempo real e informações sobre o seu consumo de energia. Isto vai ajudá-los a compreender o que causa os seus custos energéticos, para que possam alterar os seus comportamentos e reduzir as facturas. Ao mudar automaticamente as cargas para fora dos períodos de pico e desligar os dispositivos durante as horas de ponta, o carregamento é intuitivo quando as tarifas de eletricidade são mais baixas e a partir da fonte de energia mais sustentável.

    “O Schneider Charge permite controlar e reduzir a quantidade de energia necessária para carregar veículos eléctricos em casa. Esta solução é flexível, robusta, económica e com uma instalação simples, proporcionando facilidade sem precedentes aos instaladores, e comodidade aos proprietários de casas,” afirmou Nadège Petit, chief innovation officer da Schneider Electric. “Os veículos elétricos são um passo fundamental no caminho para a descarbonização, mas precisamos da infraestrutura necessária para apoiar uma adopção mais ampla, e precisamos de o fazer de uma forma que alivie as pressões existentes na rede e maximize a eficiência energética. O Schneider Charge faz ambas as coisas, dando aos proprietários o controlo total sobre o carregamento de veículos eléctricos como parte de uma solução integrada de gestão de energia doméstica e capacitando-os para tomarem decisões mais rentáveis e sustentáveis relativamente à utilização de energia em casa.”

    Instalação e experiência simplificadas
    Segundo a empresa, o Schneider Charge pode ser instalado em menos de cinco minutos, o que é 24 vezes mais rápido do que o habitual tempo de instalação de duas horas dos carregadores de veículos eléctricos. Os electricistas e instaladores poupam tempo e simplificam tanto a instalação e o comissionamento, com um sistema concebido para a interoperabilidade. O sistema pode ser montado em qualquer superfície de parede, independentemente do espaço e do tipo de cabo. As três configurações diferentes que apresenta significam que a instalação é fácil, independentemente da origem do cabo, seja por cima, por trás ou por baixo.

    A configuração flexível através das aplicações Wiser ou eSetup da Schneider Electric oferece uma interface simples e orientações na aplicação para electricistas. A plataforma assegura acesso fácil ao suporte local ao longo de todo o ciclo de vida, desde a avaliação à manutenção.

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    IDEA Spaces entre os melhores espaços de cowork segundo a The Tallys

    O IDEA Spaces a ser distinguido pelo terceiro ano consecutivo no ranking The Tallys. A empresa é a única portuguesa no ranking, ocupando o 67º lugar e subindo 21 posições face ao ano passado

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    O IDEA Spaces foi distinguido pelo terceiro ano consecutivo como um dos 100 melhores espaços de cowork a nível mundial. A empresa é a única portuguesa no ranking, ocupando o 67º lugar e subindo 21 posições face ao ano passado.

    “É com muito orgulho e felicidade que vemos o IDEA Spaces a ser distinguido pelo terceiro ano consecutivo no ranking The Tallys. Esta é uma conquista de toda a comunidade IDEA que, com as suas pessoas, dinâmicas e valores partilhados, alcança feitos como este e consegue superar-se e inovar diariamente” afirma Diogo Fabiana, chief innovation officer & sócio do IDEA Spaces.

    O Tally Workspace é uma plataforma de trabalho flexível que permite às pessoas e equipas encontrarem e reservarem instantaneamente espaços de trabalho em várias localizações. O júri do ranking refere que o IDEA Spaces conta com “um espaço de trabalho sofisticado e central em Lisboa, que oferece fácil acesso a transportes e uma gama de equipamentos modernos”.

    Fundado em 2014, o IDEA Spaces conta com quatro localizações em Lisboa, totalizando 15.000 m2 com uma taxa de ocupação que ronda os 85%. A comunidade é composta por mais de 3500 membros e 380 empresas, um aumento de 63% face ao ano anterior. O sucesso deste ecossistema de cowork está nas conquistas dos seus membros, entre os quais se destacam a FlixBus, Betclic, Reuters, Too Good to Go, entre outros.

    As empresas podem encontrar um ambiente com várias dinâmicas internas que apostam no bem-estar dos colaboradores, formação e oportunidades de network, contando ainda com uma rede de benefícios e programas que pretendem alcançar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Até 2025, a empresa vai investir cerca de 2 milhões de euros em infraestruturas, decoração e tecnologia.

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    Marmomac 2024 recebe mais de meia centena de empresas portuguesas

    A 58ª edição da Marmomac, a feira internacional dedicada à cadeia de produção de pedra natural, receberá, entre os dias 24 e 27 de Setembro, mais de 1400 expositores de todo o mundo em Verona, Itália. Portugal volta a destacar-se como um participante de peso, com a presença de 57 empresas

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    A 58ª edição da Marmomac, a feira internacional dedicada à cadeia de produção de pedra natural, receberá, entre os dias 24 e 27 de Setembro, mais de 1400 expositores de todo o mundo em Verona, Itália.

    Portugal volta a destacar-se como um participante de peso, com a presença de 57 empresas, 34 das quais apoiadas através do projecto conjunto de internacionalização da ASSIMAGRA, ocupando uma área total de 1800 metros quadrados.

    Esta participação acontece pela quarta vez consecutiva sob a marca sectorial StonebyPORTUGAL, que tem vindo a comunicar de forma robusta a qualidade e excelência da pedra e empresas portuguesas, defendendo a imagem do sector e de Portugal nos mercados mais exigentes.

    A presença na Marmomac constitui uma oportunidade estratégica para as empresas portuguesas se posicionarem no epicentro do sector a nível internacional, permitindo-lhes estabelecer ligações com outros profissionais, explorar novas tendências e tecnologias, e consolidar a sua presença global como líderes na indústria da pedra natural.

    Esta acção é apoiada pelo Compete 2030, Portugal 2030 e União Europeia, através do FEDER, sublinhando a aposta do Governo na dinamização e internacionalização do sector da pedra natural.

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    Alegro Montijo

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    Ceetrus vende Alegro Montijo por cerca de 180 M€

    Segundo Benjamin Top, portfolio director da Ceetrus, esta operação “está em linha com a estratégia de desinvestimentos em activos maduros”

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    A Nhood assessorou a Ceetrus, em colaboração com a RPE & JLL, na venda do centro comercial Alegro Montijo. Uma operação cujo volume da transação rondou os 180 milhões de euros. A Nhood vai continuar a gerir o Alegro Montijo para a Lighthouse Capital.

    Com uma área bruta locável de mais de 62 mil metros quadrados (m2), Alegro Montijo, localizado no Montijo, no distrito de Setúbal, beneficia de excelentes infraestruturas e de uma área de influência de 270 mil habitantes num raio de 20 minutos.

    “Esta é mais uma transacção gerida com sucesso pela equipa de Capital Markets da Nhood, em conjunto com a RPE e a JLL e que confirma a procura dos investidores por activos de retalho atractivos em Portugal e é mais uma prova da nossa capacidade de gerir transacções de M&A”, afirma Federico Valentini, global head of Capital Markets da Nhood, que também esteve envolvido na operação.

    “Esta alienação segue o nosso plano de desinvestimentos em activos maduros que provaram a sua relevância. Este programa está em linha com a nova estratégia de activos da Ceetrus que visa reforçar a transformação dos nossos espaços e realocar os nossos investimentos em projectos de elevado valor acrescentado, em toda a Europa, incluindo Portugal”, acrescenta Benjamin Top, portfolio director da Ceetrus.

    “Estamos a atingir o nosso objectivo de vendas em toda a Europa, demonstrando o desempenho e a resiliência dos nossos activos que os investidores procuram. Estamos confiantes na qualidade dos nossos activos e continuamos abertos a novas parcerias com proprietários que queiram contribuir para a melhoria dos territórios connosco. Já alienámos vários activos este ano e vamos acelerar nos próximos anos, tal como anunciei em Março passado”, reforça Étienne Dupuy, CEO da Ceetrus.

    “Esta transação demonstra a força da procura dos investidores por centros comerciais portugueses com bom desempenho. No geral, a RPE espera um volume total de investimento de mais de €1BN em transações de retalho em Portugal, em 2024, 70% superior aos €580M registados em 2023 e à média de 3 anos de menos de €300M por ano, desde 2020”.

    “O forte desempenho do mercado ao nível dos ativos, com as vendas a excederem largamente os níveis de 2019, o financiamento mais ativo por parte dos bancos, juntamente com um mercado em maturação e um contexto económico atractivo, está a resultar num sector de investimento de retalho renovado e dinâmico, com os investidores internacionais a serem a força motriz por detrás de muitas das transacções em curso. Quaisquer que sejam os volumes finais do final de ano, o que é claro é que o mercado de retalho em Portugal está de novo na moda”, finaliza Bill Judge da RPE Capital Markets.

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    Venda de casas cresce 3,3% no Verão para 34500 fogos

    Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, refere que a recuperação sentida na procura de habitação, se deve em grande parte à descida das taxas de juro a partir de Junho e à entrada em vigor das novas medidas públicas para habitação

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    O período do Verão confirma a recuperação sentida na procura de habitação desde a Primavera e exibe um novo aumento da venda de casas. De acordo com a Confidencial Imobiliário, entre Junho e Agosto terão sido transaccionados 34.500 fogos em Portugal Continental, mais 3,3% do que os 33.400 contabilizados no segundo trimestre do ano.

    Recorde-se que, depois de um início do ano com nova quebra nas vendas (-3,1%), o segundo trimestre recolocou as transacções de habitação em terreno positivo, apresentando um aumento trimestral de 5,1%.

    As projecções da Confidencial Imobiliário são elaboradas a partir das transacções de habitação reportadas ao SIR-Sistema de Informação Residencial, as quais se baseiam nos Contratos-Promessa de Compra e Venda (CPCV) realizados com intervenção de empresas de mediação imobiliária.

    A redução das taxas de juro a partir de junho e, no contexto nacional, a implementação das novas medidas políticas para a habitação, incluindo os benefícios dirigidos aos jovens com menos de 35 anos que entraram em vigor em agosto, estimularam a recuperação da procura observada nos últimos meses, e definitivamente confirmada no Verão.

    “Os primeiros meses do ano foram marcados por uma relativa instabilidade. Por um lado, apesar de não subirem, as taxas de juro tiveram um comportamento mais conservador do que o previsto e demoraram a descer. Por outro lado, ao nível doméstico, houve um aumento da incerteza não só fruto do quadro de eleições vivido como, mais tarde, sobre como e quando chegariam ao mercado as novas medidas políticas para o sector. Este contexto acabou por condicionar as decisões da procura, levando ao adiamento de investimentos e travando a recuperação da procura”, começa por explicar Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

    “Naturalmente que uma melhoria da conjuntura, com o início das descidas de juros e a entrada em vigor das medidas públicas dirigidas a este setor, especialmente as que mais afetam os jovens, tiveram efeitos positivos sobre a procura, o que é visível no aumento das vendas”, refere ainda o responsável.

    Os preços de venda mantêm a sua trajectória ascendente em Agosto, apresentando um aumento de 7,7% face a Agosto do ano passado e de 0,9% face ao mês anterior, conforme o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. Em qualquer dos horizontes, estas variações são superiores aos registos de Julho, quando a valorização homóloga foi de 7,5% e a mensal de 0,1% e sugerem que as subidas dos preços voltam a acelerar.

    A Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa) é a região mais cara, com vendas a uma média de 2.937€/m2, seguida pelo Algarve, com um preço médio de 2.882€/m2. Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), as vendas concretizaram-se por uma média de 2.372€/m2.

    As vendas aumentaram em todas as regiões no período em análise, com crescimentos de 3,2% na AM Lisboa (10.275 fogos) e no Algarve (2.500 fogos), e de 3,8% na AM Porto (5.800 fogos), relativamente à actividade registada no segundo trimestre.

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