Portimão, Loulé e Albufeira lideram procura no Algarve
De Janeiro a Julho, o barlavento algarvio reflectiu uma procura mais acentuada de imóveis que o sotavento, segundo análise da RE/MAX. Portugueses lideram neste período, representando 63,7% das transacções imobiliárias na região, seguidos de brasileiros, ingleses, alemães e norte-americanos

CONSTRUIR
Município do Porto assina primeiro contrato no modelo ‘Build to Rent’
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Considerado um dos destinos turísticos mais procurados, o Algarve continua a atrair um número crescente de visitantes e de investidores nacionais e estrangeiros. Segundo dados apurados pela RE/MAX, a procura por imóveis no Algarve aumentou nos primeiros sete meses do ano. Em evidência, o mês de Julho que registou um crescimento elevado, com um aumento de 85% na procura de habitação, face aos meses do último trimestre de 2023. A procura é mais acentuada nos concelhos do barlavento, na zona mais ocidental do Algarve, face aos integrados no sotavento algarvio. Portimão, Loulé e Albufeira são os concelhos com maior procura.
Os dados agora apresentados e relativos aos primeiros sete meses de 2024 mostram que, por concelho, Portimão, no barlavento algarvio, foi o município mais procurado (19,3%). Loulé, outro concelho em destaque, ficou em segundo lugar no mercado global de imóveis (15,4%), seguido de Albufeira (14,3%) que ocupa a terceira posição. Fecham o top 5 no volume da procura os concelhos de Faro (11,8%) e de Tavira (7%). Em sentido oposto, Monchique, no barlavento e São Brás de Alportel, no sotavento, são os que registam menor procura, que se explica por serem dos poucos concelhos algarvios que não têm acesso directo ao mar e às praias.
Lagoa, Lagos e Loulé apresentam a procura mais dispersa, por oposição aos concelhos de Alcoutim e Castro Marim, onde os terrenos e as moradias constituem a quase totalidade dos imóveis procurados. Adicionalmente, são os terrenos e as moradias os tipos de imóveis que ocupam as duas primeiras posições nos concelhos de Aljezur, Monchique, Silves e Vila do Bispo.
A análise relativa aos tipos de imóveis mais procurados revela que, no que respeita aos apartamentos, as três tipologias mais baixas (T0 a T2) são as mais procuradas. Já nos dois concelhos mais populosos, respectivamente Loulé e Faro, são os apartamentos T1 aqueles que registam maior procura.
Os mercados que mais requisitaram o Algarve entre 1 de Janeiro e 31 de Julho, concretamente 38 nacionalidades, os clientes nacionais continuam a liderar, intervindo em quase dois terços das transacções imobiliárias (63,7%) neste período. Das nacionalidades estrangeiras, destacaram- se os brasileiros, com 9,7%, enquanto ingleses (3,7%), alemães (2,9%) e norte-americanos (2,2%) ocuparam a terceira, quarta e quinta posição, respectivamente.
“O aumento contínuo na procura por imóveis no Algarve, em especial para aquisição de habitação, sublinha a atractividade da região como um destino não apenas turístico, mas também de residência permanente. É esta combinação de um ambiente natural único, excelente qualidade de vida e oportunidades de investimento, que fazem do Algarve uma escolha preferencial para muitos investidores, quer sejam eles nacionais ou estrangeiros”, refere a propósito Beatriz Rubio CEO da RE/MAX Portugal.