CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo InPost, soluções logísticas para o comércio electrónico, está a instalar um novo tipo de lockers autónomos, que permitem a sua montagem independentemente da disponibilidade da rede eléctrica, graças aos seus painéis fotovoltaicos e ao armazenamento local de energia através de baterias.
O projecto piloto será realizado nas cidades polacas de Gdansk e Cracóvia, bem como em mais três mercados europeus, Reino Unido, Itália e França.
O novo locker autónomo da InPost mantém todas as funcionalidades dos equipamentos standard. No entanto, foram introduzidas opções adicionais para optimizar o consumo de energia. Entre elas a iluminação da máquina é reduzida para 30% da sua potência após o anoitecer e, de madrugada, quando a utilização é insignificante, o locker pode ser totalmente desligado.
As máquinas têm painéis fotovoltaicos no topo e armazenamento de energia que funciona mesmo em temperaturas negativas. A bateria incorporada permite que o locker seja colocado em qualquer lugar, independentemente do acesso à rede eléctrica. No âmbito do projeto-piloto, estão também a ser instaladas “máquinas-mãe”, ligadas à rede eléctrica, que recarregam baterias para alimentar as máquinas autónomas em caso de mau tempo.
“Estas máquinas de última geração podem agora ser colocadas em locais anteriormente impossíveis devido à falta de acesso à rede eléctrica. Os novos equipamentos tornam a nossa rede mais acessível ao maior número possível de clientes. Trata-se de mais um passo na implementação da nossa ambiciosa estratégia de descarbonização e de uma solução tecnológica única, não disponível no mercado. Vale a pena notar que vamos executar o piloto simultaneamente em quatro países europeus, o que nos dará uma visão única sobre as possibilidades de expansão da rede de lockers autónomos em países com diferentes condições meteorológicas”, explicou Izabela Karolczyk-Szafrańska, directora de Marketing & ESG Officer do Grupo InPost.
Como parte do piloto de lockers autónomos, foram instaladas nove máquinas na Polónia, em Cracóvia e Gdansk. No final de maio, foram colocadas em serviço três máquinas em Florença, onde não foi necessário substituir as baterias. Em Londres, estão a ser realizados testes em duas máquinas e, em França, o piloto deverá começar no final deste mês na cidade de Lille, onde estão previstas nove máquinas.
A estratégia de descarbonização do Grupo InPost é um complemento integral da sua estratégia empresarial. A pegada de carbono das entregas dos lockers da InPost gera até 98% menos emissões de CO2 na última milha, em comparação com as entregas ao domicílio. O Grupo está também a investir no desenvolvimento da electromobilidade em termos de frota e de carregadores eléctricos.