Antiga residência da rainha da bossa nova Elis Regina está à venda
Athena Advisers está a comercializar a emblemática casa na Avenida Niemeyer, que é actualmente propriedade de Roman Carel, fundador da consultora. O projecto arquitectónico tem a assinatura de Fernando Portuguese, que segue o estilo das residências brasileiras de estética modernista dos anos 1950
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A residência que já foi habitada pela lendária cantora Elis Regina está no mercado disponível para venda. Situada na Avenida Niemeyer, com vista para a praia de São Conrado, esta icónica casa de 350 m² abre as portas a um pedaço de história da música brasileira, preservando a estética e memória da artista. O imóvel foi colocado à venda por 1,7 milhões de euros.
Elis Regina adquiriu a propriedade em 1967, no auge da sua carreira, e fez dela a sua morada até 1972. Ao analisar o estilo da casa, é possível perceber como o imóvel traz consigo a personalidade vibrante e ousada até aos dias de hoje. Na época, uma das motivações da compra foi o desejo de dar o nó com o compositor e produtor musical Ronaldo Bôscoli, com quem viria, de facto, a casar e a viver nesta casa, onde nasceu também o seu primeiro filho, João Marcello Bôscoli (1970), fruto dessa união.
Adquirida pelo francês Roman Carel, fundador da Athena Advisers, e sua esposa Andrea, em 2011, a casa de quatro quartos (dois em suíte) foi renovada de modo a preservar a sua estrutura. Apenas foram feitas pequenas reparações, como a substituição de algumas peças desgastadas pelo tempo, incluindo o tecto, as torneiras da casa-de-banho e o piso de parquet, além da integração da cozinha na sala de jantar para reflectir o estilo de vida do casal.
O projecto arquitectónico tem a assinatura de Fernando Portuguese, que segue o estilo das residências brasileiras de estética modernista dos anos 1950, com portas altas e janelas de madeira. Na propriedade sobressai uma suíte de casal com acesso directo ao terraço com piscina, sauna e um deck com vista panorâmica para a praia de São Conrado. O exuberante jardim é outro dos pontos fortes, proporcionando um retiro de tranquilidade em equilíbrio com os arredores vibrantes da cidade.
Roman e Andrea Carel, os actuais guardiões desta jóia histórica, têm acarinhado e preservado a sua essência desde que se encantaram por este lugar. “Quando visitei a casa não conhecia a sua história, mas senti algo diferente, acolhedor, tive uma conexão imediata com o espaço” conta Roman. “E esta ligação afectiva continua até hoje, pois foi onde pela primeira vez vivemos em família, onde criámos os nossos três filhos que nasceram no Brasil e têm um vínculo muito especial com o país e sua cultura”.
Actualmente a residir em Lisboa com a família, Roman Carel guarda boas memórias da casa da Avenida Niemeyer, que foi decorada pelos próprios com lembranças de viagens, objectos trazidos do exterior e peças encontradas no Rio de Janeiro, misturando diferentes estilos.