Negócio PRO da Leroy Merlin ultrapassou 200 M€ de facturação
Pedro Cabral, director negócio PRO na Leroy Merlin, falou com o CONSTRUIR sobre o crescimento “consolidado e extremamente positivo” deste segmento em Portugal, que já ultrapassou os 45.000 clientes activos, presentes nas suas 49 lojas físicas e online, traduzindo-se numa facturação que excede largamente os 200 milhões de euros

Manuela Sousa Guerreiro
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Lançado no final de 2022, a área de negócio PRO da Leroy Merlin tem ganho um peso crescente nos resultados do grupo em Portugal. Pedro Cabral é o director negócio desta área e confirma ao CONSTRUIR o crescimento “consolidado e extremamente positivo”, desta vertente de negócio do grupo. “Temos registado progressos significativos, acima da média, tanto em número de clientes como em volume de vendas. A nossa estratégia baseia-se num suporte robusto ao cliente profissional, o que nos permitiu expandir as nossas equipas. Contamos actualmente com mais de 500 colaboradores dedicados a este segmento”, justifica o director. Contas feitas, “ultrapassámos os 45.000 clientes activos, presentes nas nossas 49 lojas físicas e online. Este crescimento traduziu-se numa facturação que excede largamente os 200 milhões de euros, plenamente alinhada com os objectivos traçados. Acreditamos que o sucesso do segmento PRO assenta, acima de tudo, na escuta activa das necessidades do cliente profissional e na nossa capacidade de oferecer soluções que vão ao encontro dessas expectativas, seja através da diversificação da gama de produtos, da oferta de serviços específicos ou da disponibilização de formação”, afirma Pedro Cabral.
A expansão do segmento PRO continua de forma consistente no contexto internacional, alinhada com a estratégia global do grupo. Em países como Espanha e Polónia, o serviço já está amplamente consolidado, enquanto outros mercados, como França, Brasil, Itália e Roménia, têm apresentado um crescimento expressivo
Vasta gama é valorizada
O responsável resume a três os factores que mais têm contribuído para esta área de negócio “atendimento personalizado, por equipas dedicadas, com formação especializada, que garantem um suporte próximo e eficaz. A disponibilidade de uma vasta gama de produtos é também muito valorizada, permitindo que os profissionais encontrem tudo o que precisam num único local, o que facilita a gestão dos seus projectos. Adicionalmente, a agilidade no processo de compra e a possibilidade de realizar devoluções de forma rápida e simples tornam a experiência mais prática e eficiente”, refere Pedro Cabral.
O portfólio de clientes integra micro, pequenas e, na sua maioria, médias empresas, tirando partido do facto do sector em Portugal ser constituído 98% por empresas de menor dimensão. Mas entre os seus clientes estão também “grandes organizações”, sublinha o director de negócio. “Conseguimos atender tanto a pedidos de pequenas quantidades, frequentemente requisitados por micro e pequenas empresas, como a encomendas de grandes volumes, típicas de empresas de maior dimensão ou de projectos de maior escala. Esta flexibilidade e versatilidade garante que conseguimos dar resposta e satisfazer as exigências de todos os nossos clientes e acaba por nos beneficiar nos processos de selecção de um parceiro para diferentes projectos”, garante. “Ao mesmo tempo, não excluímos outros segmentos de clientes, que valorizam factores como a disponibilidade de produtos, preços competitivos e serviços associados, elementos em que também nos destacamos. A fragmentação do mercado em Portugal, com a predominância de pequenas empresas, é um cenário onde a capilaridade nacional da Leroy Merlin, aliada à capacidade de oferecer soluções integradas, nos permite ser uma referência. É exactamente esta abordagem que tem contribuído para o nosso sucesso”, sustenta Pedro Cabral.
A expansão do segmento PRO continua de forma consistente no contexto internacional, alinhada com a estratégia global do grupo. Em países como Espanha e Polónia, o serviço já está amplamente consolidado, enquanto outros mercados, como França, Brasil, Itália e Roménia, têm apresentado um crescimento expressivo. Embora o nível de maturidade deste negócio varie de acordo com o mercado e o contexto de cada país, os resultados são encorajadores e a Leroy Merlin continua confiante no futuro deste segmento e na sua capacidade de criar valor em todos os mercados onde opera.