Desafios da habitação em destaque no Mipim 2024
Especialistas na área da habitação vão reunir no Mipim para debater esta problemática na conferência ‘Housing Matters’. Portugal estará representado com uma comitiva da Câmara de Lisboa e da Greater Porto
CONSTRUIR
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
A urgência de respostas em torno da escassez de habitação é um dos temas em destaque na edição deste ano do Mipim, que se realiza de 12 a 15 de Março, em Cannes. A organização do evento dá forte destaque a esta temática através da realização de conferências e debates, onde estarão presentes diferentes responsáveis políticos europeus com o pelouro da Habitação, com o objectivo de encontrar respostas e politicas comuns que possam criar uma resposta habitacional para os diferentes países.
Conferência ‘Housing Matters!”
O cenário actual, habitação a preços acessíveis, ideias inovadoras e cenários para o futuro são alguns dos temas que serão abordados. Sabendo que a maioria das cidades não está a conseguir acompanhar o aumento da procura de habitação, o que aumenta os preços e a desigualdade habitacional no processo, torna-se necessário explorar novas formas de habitar.
A cimeira ‘Housing Matters!’ irá focar a atenções nas soluções habitacionais sustentáveis em parceria com a Co-Liv. O cenário habitacional actual, habitação a preços acessíveis, ideias inovadoras de habitação e cenários para o futuro são alguns dos temas que serão abordados.
O evento baseia-se no sucesso do Mipim Co-Liv Summit lançado em 2023 e cujo foco em 2024 irá permitir ampliar não só o co-living, mas também uma ampla gama de sectores residenciais alternativos, incluindo habitação unifamiliar, acomodação estudantil, construção para rent to build (BTR), residência posterior e outras soluções inovadoras.
A organização da cimeira será composta por um conjunto de especialistas ligados ao sector. Para já está confirmada a participação de Jacques Ehrmann, gerente geral do Grupo Altarea. Entretanto mais nomes serão anunciados.
Portugal com forte presença
Este ano, a região de Lisboa volta a promover-se no MIPIM num stand conjunto, dinamizado pela InvestLisboa, contando com a participação não só da Câmara Municipal de Lisboa, mas também das câmaras municipais de Vila Franca de Xira e Almada.
A autarquia lisboeta vai levar ao certame os seus novos modelos de parceria com privados para a construção de habitação acessível na cidade, com destaque para os modelos de cooperativismo na habitação.
Também a região Norte irá marcar presença através da Greater Porto, que une os municípios de Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Com uma área de 212 metros quadrados (m2), dentro de um stand conjunto que totaliza 22 mil m2, de acordo com o primeiro meet up Greater Porto, citado na página oficial da Gaiurb. António Miguel Castro, presidente da Gaiurb, destaca que nesta edição a abordagem adoptada será ainda mais “abrangente, dinâmica, interactiva e diferenciada”.
Além dos representantes dos municípios, o espaço da Greater Porto vai contar com cerca de duas dezenas investidores, entre portugueses e estrangeiros, que irão dar a conhecer os seus projectos para a região.