JUNG AMBI LS990 LS Touch
O exemplo do segmento de premium*
Domótica, material eléctrico e iluminação. Indústrias que vivenciam hoje uma revolução tecnológica, acelerada pela necessidade de ser sustentável e pelos avanços no domínio da Inteligência Artificial. Como acelerador desta mudança está ainda a forma, cada vez mais conectada, como hoje vivemos

Manuela Sousa Guerreiro
Setúbal: Alterações ao Regulamento de Edificação e Urbanização vão a discussão pública
Assimagra lança 2ª edição do prémio internacional “Stone by Portugal”UGAL”
O ‘Portugal 2030’ na Construção, a expansão do Metro Sul do Tejo, o Masterplan Arcaya e a estratégia da Corum na edição 525 do CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
CAM “Edifício do Ano” pelo ArchDaily
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
A crescer a uma média de 20% ao ano, a Jung tem acompanhado o ritmo de crescimento que o mercado nacional tem registado sobretudo na habitação e na hotelaria. “Temos desenvolvido um trabalho nesta área que muito nos orgulha. Sempre estivemos na linha da frente na promoção destas soluções junto dos maiores promotores imobiliários e de uma forma geral a todos os intervenientes no mercado.
Fomos inovadores quando apresentámos ao mercado uma solução KNX “chave na mão” transmitindo confiança, segurança e proporcionando um serviço inovador que nos permitiu estar na liderança de mercado”, confirma António Andrade, CEO da JUNG Portugal.

Infinity Tower
Da lista de empreendimentos onde a sua tecnologia está presente constam a Infinity Tower, Villa Maria Pia, Villa Unika, Bom Sucesso Residence, ou o W Hotel Algarve. “Exemplos de referências a nível nacional e onde tivemos o privilégio de colaborar com os melhores promotores imobiliários, arquitectos, projectistas, sempre na procura da melhor solução tecnológica. Controlar iluminação, estores, climatização quer ao nível do AC como PR e poder controlar tudo remotamente através de uma aplicação, controlo por voz, é a base do projecto, mas graças a utilização do protocolo KNX o cliente final pode evoluir para soluções mais ajustadas ao seu relacionamento, maior ou menor, com a tecnologia”, refere o responsável.
As perspectivas do fornecedor premium de tecnologia de construção moderna para o mercado nacional são “muito boas”, alicerçadas no crescimento do sector residencial e hoteleiro. “Apesar de toda a instabilidade que se vive em Portugal e no Mundo, o sector da construção principalmente no segmento alto/luxo tem em pipeline projectos muito interessantes pelo menos para os próximos três anos, o que nos motiva a fazer cada vez melhor aquilo que já fazemos. Sem esquecer o sector hoteleiro onde se prevê a abertura de cerca de 186 unidades ao longo dos próximos três anos”, sublinha António Andrade. A impulsionar a adopção de sistemas de automação e domótica está, para além da crescente exigência do cliente, a eficiência energética dos edifícios que exige, cada vez mais, “sistemas de automatização, equipamentos conectados e gestão técnica”.
“Ao nível residencial, outra das tendências são os equipamentos wireless, utilizados essencialmente em remodelações. Permitem substituir directamente os tradicionais interruptores e transformar a instalação eléctrica convencional num sistema de domótica com equipamentos conectados em rede (exemplo: sistema KNX RF e Bluetooth Mesh da Jung)”, adianta por sua vez Paulo Lopes CTO Jung Portugal. “A tecnologia IoT (internet das coisas) que veio permitir integração da automação com os assistentes de voz e outras aplicações que controlam equipamentos, servidores de música, a televisão, a máquina de lavar etc… O interesse demostrado nos últimos anos por alguns gigantes mundiais (Google, Amazon, Apple, etc…) pelo sector da domótica também tem ajudado a tornar este produto cada vez mais apelativo”, acrescenta o responsável.
*Este trabalho integra o Especial Domótica, Material Eléctrico e Iluminação publicado na edição 501 do Jornal que está presente na Feira Light + Building, a decorrer até 8 de Março em Frankfurt.