JUNG AMBI LS990 LS Touch
O exemplo do segmento de premium*
Domótica, material eléctrico e iluminação. Indústrias que vivenciam hoje uma revolução tecnológica, acelerada pela necessidade de ser sustentável e pelos avanços no domínio da Inteligência Artificial. Como acelerador desta mudança está ainda a forma, cada vez mais conectada, como hoje vivemos
Manuela Sousa Guerreiro
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A crescer a uma média de 20% ao ano, a Jung tem acompanhado o ritmo de crescimento que o mercado nacional tem registado sobretudo na habitação e na hotelaria. “Temos desenvolvido um trabalho nesta área que muito nos orgulha. Sempre estivemos na linha da frente na promoção destas soluções junto dos maiores promotores imobiliários e de uma forma geral a todos os intervenientes no mercado.
Fomos inovadores quando apresentámos ao mercado uma solução KNX “chave na mão” transmitindo confiança, segurança e proporcionando um serviço inovador que nos permitiu estar na liderança de mercado”, confirma António Andrade, CEO da JUNG Portugal.
Da lista de empreendimentos onde a sua tecnologia está presente constam a Infinity Tower, Villa Maria Pia, Villa Unika, Bom Sucesso Residence, ou o W Hotel Algarve. “Exemplos de referências a nível nacional e onde tivemos o privilégio de colaborar com os melhores promotores imobiliários, arquitectos, projectistas, sempre na procura da melhor solução tecnológica. Controlar iluminação, estores, climatização quer ao nível do AC como PR e poder controlar tudo remotamente através de uma aplicação, controlo por voz, é a base do projecto, mas graças a utilização do protocolo KNX o cliente final pode evoluir para soluções mais ajustadas ao seu relacionamento, maior ou menor, com a tecnologia”, refere o responsável.
As perspectivas do fornecedor premium de tecnologia de construção moderna para o mercado nacional são “muito boas”, alicerçadas no crescimento do sector residencial e hoteleiro. “Apesar de toda a instabilidade que se vive em Portugal e no Mundo, o sector da construção principalmente no segmento alto/luxo tem em pipeline projectos muito interessantes pelo menos para os próximos três anos, o que nos motiva a fazer cada vez melhor aquilo que já fazemos. Sem esquecer o sector hoteleiro onde se prevê a abertura de cerca de 186 unidades ao longo dos próximos três anos”, sublinha António Andrade. A impulsionar a adopção de sistemas de automação e domótica está, para além da crescente exigência do cliente, a eficiência energética dos edifícios que exige, cada vez mais, “sistemas de automatização, equipamentos conectados e gestão técnica”.
“Ao nível residencial, outra das tendências são os equipamentos wireless, utilizados essencialmente em remodelações. Permitem substituir directamente os tradicionais interruptores e transformar a instalação eléctrica convencional num sistema de domótica com equipamentos conectados em rede (exemplo: sistema KNX RF e Bluetooth Mesh da Jung)”, adianta por sua vez Paulo Lopes CTO Jung Portugal. “A tecnologia IoT (internet das coisas) que veio permitir integração da automação com os assistentes de voz e outras aplicações que controlam equipamentos, servidores de música, a televisão, a máquina de lavar etc… O interesse demostrado nos últimos anos por alguns gigantes mundiais (Google, Amazon, Apple, etc…) pelo sector da domótica também tem ajudado a tornar este produto cada vez mais apelativo”, acrescenta o responsável.
*Este trabalho integra o Especial Domótica, Material Eléctrico e Iluminação publicado na edição 501 do Jornal que está presente na Feira Light + Building, a decorrer até 8 de Março em Frankfurt.