JUNG AMBI LS990 LS Touch
O exemplo do segmento de premium*
Domótica, material eléctrico e iluminação. Indústrias que vivenciam hoje uma revolução tecnológica, acelerada pela necessidade de ser sustentável e pelos avanços no domínio da Inteligência Artificial. Como acelerador desta mudança está ainda a forma, cada vez mais conectada, como hoje vivemos
Manuela Sousa Guerreiro
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A crescer a uma média de 20% ao ano, a Jung tem acompanhado o ritmo de crescimento que o mercado nacional tem registado sobretudo na habitação e na hotelaria. “Temos desenvolvido um trabalho nesta área que muito nos orgulha. Sempre estivemos na linha da frente na promoção destas soluções junto dos maiores promotores imobiliários e de uma forma geral a todos os intervenientes no mercado.
Fomos inovadores quando apresentámos ao mercado uma solução KNX “chave na mão” transmitindo confiança, segurança e proporcionando um serviço inovador que nos permitiu estar na liderança de mercado”, confirma António Andrade, CEO da JUNG Portugal.
Da lista de empreendimentos onde a sua tecnologia está presente constam a Infinity Tower, Villa Maria Pia, Villa Unika, Bom Sucesso Residence, ou o W Hotel Algarve. “Exemplos de referências a nível nacional e onde tivemos o privilégio de colaborar com os melhores promotores imobiliários, arquitectos, projectistas, sempre na procura da melhor solução tecnológica. Controlar iluminação, estores, climatização quer ao nível do AC como PR e poder controlar tudo remotamente através de uma aplicação, controlo por voz, é a base do projecto, mas graças a utilização do protocolo KNX o cliente final pode evoluir para soluções mais ajustadas ao seu relacionamento, maior ou menor, com a tecnologia”, refere o responsável.
As perspectivas do fornecedor premium de tecnologia de construção moderna para o mercado nacional são “muito boas”, alicerçadas no crescimento do sector residencial e hoteleiro. “Apesar de toda a instabilidade que se vive em Portugal e no Mundo, o sector da construção principalmente no segmento alto/luxo tem em pipeline projectos muito interessantes pelo menos para os próximos três anos, o que nos motiva a fazer cada vez melhor aquilo que já fazemos. Sem esquecer o sector hoteleiro onde se prevê a abertura de cerca de 186 unidades ao longo dos próximos três anos”, sublinha António Andrade. A impulsionar a adopção de sistemas de automação e domótica está, para além da crescente exigência do cliente, a eficiência energética dos edifícios que exige, cada vez mais, “sistemas de automatização, equipamentos conectados e gestão técnica”.
“Ao nível residencial, outra das tendências são os equipamentos wireless, utilizados essencialmente em remodelações. Permitem substituir directamente os tradicionais interruptores e transformar a instalação eléctrica convencional num sistema de domótica com equipamentos conectados em rede (exemplo: sistema KNX RF e Bluetooth Mesh da Jung)”, adianta por sua vez Paulo Lopes CTO Jung Portugal. “A tecnologia IoT (internet das coisas) que veio permitir integração da automação com os assistentes de voz e outras aplicações que controlam equipamentos, servidores de música, a televisão, a máquina de lavar etc… O interesse demostrado nos últimos anos por alguns gigantes mundiais (Google, Amazon, Apple, etc…) pelo sector da domótica também tem ajudado a tornar este produto cada vez mais apelativo”, acrescenta o responsável.
*Este trabalho integra o Especial Domótica, Material Eléctrico e Iluminação publicado na edição 501 do Jornal que está presente na Feira Light + Building, a decorrer até 8 de Março em Frankfurt.