ALF celebra 40 Anos com cerca de 700 MM€ em financiamentos e créditos tomados
Com mais de 200 convidados reunidos no Palácio Nacional de Queluz, a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, entidade associativa que representa o financiamento especializado em Portugal, comemorou esta semana um percurso desenvolvido a par do apoio dos três produtos à economia nacional ao longo das últimas quatro décadas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A associação que representa, em Portugal, o leasing, factoring e renting, comemorou a 28 de Fevereiro, os seus 40 anos de existência no sector do financiamento especializado. Num jantar comemorativo no Palácio Nacional de Queluz, a direcção da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) relembrou o percurso iniciado em 1984 pela APELEASE, sete anos após a publicação da Lei nº 46/1977, que permitiu a criação das instituições parabancárias, entre outras, dando início à locação financeira no país.
Actualmente com 25 instituições associadas, a ALF evoluiu para representar leasing e factoring, este último regulamentado dois anos após a fundação, através do Decreto-Lei nº 56/1986, e poucos anos depois, surgia o renting em Portugal, que veio a aderir à ALF em 2008. Nestes 40 anos, o leasing financiou 100 mil milhões de euros em investimentos mobiliários e imobiliários, o factoring tomou 585 mil milhões de euros em créditos e o renting adquiriu 508 mil viaturas ligeiras novas, no valor de 10,6 mil milhões de euros.
Luís Augusto, presidente da ALF, lembrou que “no pós-25 de Abril surgem estes novos tipos de produtos, que permitiram financiar as empresas e famílias e os seus investimentos e tesourarias, de uma forma mais vantajosa, dinâmica e adequada a cada realidade. A evolução, diversidade e inovação dos produtos representados acompanha a evolução económica do país, fazendo a diferença para muitas empresas e famílias. É o trabalho que todos os Associados desenvolvem que permite este progresso e que no seu conjunto, são de uma riqueza inestimável para o progresso do país”.
O presidente da ALF notou ainda que “num mundo cada vez mais concorrencial, o leasing, o factoring e o renting são motores de desenvolvimento económico e de promoção da concorrência no financiamento da economia nacional. Cada vez mais, quando se colocam desafios como o da transição energética e aumento da competitividade do país, estes 3 produtos especializados têm um papel a cumprir no apoio à economia portuguesa, à semelhança do que acontece com as economias europeias mais ricas”, sublinhou.
Nesta cerimónia dos 40 anos, o Presidente da República salientou, por seu lado, o contributo da associação para “o bem dos portugueses ao longo destes 40 anos”. Na mensagem-vídeo que remeteu alusiva à comemoração, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou: “em breve reconhecerei, galardoando quem, como vós, merece ser condecorado pelo contributo constante de décadas a Portugal”.