Lisboa é a escolha da Microsoft para novo centro de desenvolvimento da Inteligência Artificial
Dos mais de 200 mercados onde actua a maior empresa de software do mundo Lisboa foi a cidade escolhida para lançar a nova Fábrica de Inovação em Inteligência Artificial (AI Innovation Factory), um centro dedicado à aceleração e adopção dessa tecnologia

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O novo centro da Microsoft vai integrar o AI Hub da Unicorn Factory em Alvalade, que será inaugurado em Novembro. O espaço terá 2.300 m2, com capacidade para acolher 300 pessoas, e será o novo ponto de encontro de empreendedores, grandes empresas, investidores e investigadores na área de “Generative AI”. Com escritórios, salas de eventos e laboratórios de investigação, o novo AI Hub vai também funcionar como um local de aprendizagem para as melhores práticas e casos de estudo em IA.
“A Fábrica de Unicórnios tornou Lisboa a cidade mais inovadora da Europa, e este projecto é mais uma prova disso mesmo. Hoje somos capazes de estar na linha da frente naquela que é a tecnologia mais disruptiva do momento, como é a Inteligência Artificial”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas.
O novo centro é anunciado 3 meses após a vitória de Lisboa como Capital Europeia da Inovação – prémio atribuído pela Comissão Europeia – e um mês depois do anúncio da Deloitte, que vai lançar um centro de Inteligência Artificial no Largo do Rato com capacidade para mais de 2000 pessoas. Lisboa consolida assim o seu posicionamento enquanto um dos principais polos tecnológicos da Europa.
“Esta é mais uma grande conquista para a cidade. Em 2023 batemos o recorde de investimento estrangeiro, com mais de 50 centros tecnológicos a virem para Lisboa e 10.000 postos de trabalho altamente qualificados. Em 2024 começamos o ano com dois grandes projectos que provam a nossa capacidade de competir com outras grandes cidades. A nova estratégia de inovação para a cidade está a dar frutos”, constata Carlos Moedas.
Actualmente, a Microsoft é um dos principais actores mundiais em Inteligência Artificial, tendo recentemente investido 10 mil milhões de dólares na Open AI – responsável pelo Chat GPT.