Espaço público de Agra do Amial com requalificação de mais de 1 M€
Projecto foi apresentado à população pela Domus Social. e visa resolver questões como acessibilidades, descontinuidades nos percursos pedonais, degraus e pavimentos degradados, bem como ocupações indevidas de áreas verdes por veículos

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O projecto de requalificação do espaço público do bairro de Agra do Amial, com um orçamento superior a um milhão de euros, foi apresentado à população pela Domus Social. Com o principal propósito informar os munícipes directamente impactados por esta empreitada sobre as intervenções a realizar, com arranque já esta semana. Construído em 1960, o bairro de Agra do Amial reúne 156 famílias.
O projecto em destaque visa resolver questões como acessibilidades, descontinuidades nos percursos pedonais, degraus e pavimentos degradados, bem como ocupações indevidas de áreas verdes por veículos, para as quais estão planeadas melhorias nos pavimentos e percursos pedonais do espaço público, a criação de bolsas de estacionamento no interior do bairro para residentes e o estabelecimento de uma zona escolar kiss and go, na área da Escola Básica.
Paralelamente, está prevista a reabilitação das infraestruturas de abastecimento e drenagem de água, bem como a requalificação da rede de iluminação pública e a integração do bairro num projecto piloto da comunidade energética. Os moradores e munícipes poderão ainda beneficiar de um novo parque infantil, equipado com bebedouros e papeleiras.
No encontro participaram Pedro Baganha, presidente do Conselho de Administração da Domus Social e vereador da habitação da Câmara do Porto, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pelo Pelouro do Ambiente e Transição Climática, e Miguel Seabra, presidente da Junta de Paranhos.