Concurso internacional de arquitectura da Saint-Gobain teve Lisboa como alvo
Já são conhecidos os vencedores da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”. A competição contou com a participação de estudantes de arquitectura de cerca de 30 países e o 1º prémio foi entregue a alunos da Coreia do Sul, da Korea University, O 2º prémio foi para Portugal para os estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A iniciativa promovida pela multinacional francesa, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, propôs aos seus concorrentes – estudantes de arquitectura de todo o mundo – a realização de um projecto arquitectónico incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista. O desafio consistiu na reabilitação de um edifício para dar vida a uma videoteca arquivo da cidade, bem como um novo projecto residencial e o desenho urbanístico do espaço público que liga estes edifícios.
O anúncio dos vencedores foi feito esta semana num evento em Lisboa que contou com a presença do CEO da Saint-Gobain, Benoit Bazin, do CEO da Saint-Gobain em Portugal, Jose Martos e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e estudantes de arquitectura de 30 países.
“Green Wave” apresentado pelos alunos Se Kwang Kim, Hyemin Na e Iana Kim baseou-se na criação de uma transição suave entre os edifícios EDP1 e EDP2 e os antigos já existentes. Além disso, de acordo com os planos longos e estreitos do local, criados historicamente, os alunos tentaram encaixar o projecto, sem incomodar o contexto existente, utilizando materiais da Saint- Gobain para responder aos critérios de sustentabilidade exigidos. A proposta recebeu um prémio monetário, uma visita a Paris para participar no Priz-Giving Ceremony of the Global Awards for Sustainable Architecture, organizado pela Cité de l’Architecture et Du Patrimoine, bem como a publicação oficial do projecto em meios especializados de arquitectura.
Durante a cerimónia, Benoit Bazin congratulou os finalistas de 30 países cujo “profissionalismo dos projectos apresentados poderiam facilmente ser implementados na cidade”. “Estamos muito satisfeitos por esta edição ter acontecido na cidade de Lisboa. Portugal é um país muito importante para a Saint-Gobain, onde temos uma presença significativa com mais de 60 anos de história”, referiu o CEO da Saint-Gobain
“Dados os desafios socioeconómicos actuais que atravessamos, é fundamental que a indústria da construção trabalhe em conjunto com os arquitectos e entidades governamentais. Num país como Portugal, onde 80% dos edifícios foram construídos há mais de 20 anos, existe a oportunidade de reabilitar, tornar mais eficiente e dar uma nova vida a estes empreendimentos”, frisou Jose Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, reforçou durante a cerimónia que foi uma excelente oportunidade receber este evento em Lisboa para ajudar a pensar o espaço público, mais especificamente o que foi designado para esta iniciativa.
O 2º prémio foi entregue a Portugal, à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, e o 3º prémio ao México, à Universidade Iberoamericana. O prémio especial foi confiado à Colômbia, aos estudantes da Universidad Pontificia Bolivariana, e o prémio dos estudantes, eleito directamente pelos participantes, foi conquistado pela Polónia, Wrocław University of Science and Technology.
O Concurso Internacional de Arquitectura da Saint-Gobain foi idealizado para que estudantes de arquitectura de todo o mundo possam adquirir experiência profissional e descobrir a importância da sustentabilidade na construção moderna.
A 19ª edição decorrerá no próximo ano, em Helsinki, na Finlândia. Durante a cerimónia foi lançado um primeiro esboço do desafio arquitectónico a propor aos concorrentes.